quarta-feira, 18 de abril de 2018

TRANSALENTEJANO OU EXPRESSO LUSITANO*

Foto da mui premiada eborense Helena Margarida de Sousa

A nova linha férrea projectada entre Sines e o Caia, a tal que permitirá a nossa ligação à Europa, tem suscitado imensa atenção e contestação. Infelizmente não somente pelos factos caricatos ligados à bitola, já de si um facto nada despiciendo e, como já estou habituado a ver passar os comboios foi ao invés a curiosidade acerca desse e de outros factos quem me fez parar para meditar.

A todos suscitou atenção por ser um grande e estruturante investimento, ou seja, tal como aconteceu com Alqueva também este vinha com quarenta anos de atraso, porventura estaremos fazendo agora o que deveria ter sido feito logo após Abril, dotar o país de infra estruturas que o definissem, que o estruturassem, lhe servissem de cabide, esqueleto, estrutura, por isso se chamam estruturantes. Tivesse tal desiderato sido cumprido e a dicotomia hoje existente entre litoral e interior não se verificaria.   

Contestação por se terem gerado dissensões entre o investidor e as várias entidades ao longo do percurso anunciado, no caso de Évora por passar dentro da cidade, noutros casos por passar fora ou muito próximo, ou ainda por não parar em muitas delas, nem para elas haver sequer projectadas estações e apeadeiros nesse trajecto. Porém nunca o foco esteve apontado ao fulcro ou cerne da questão.

Tenho lido com muita atenção todos os artigos sobre o tema, contudo não há bela sem senão e, embora crendo piamente nas palavras e razões que leio, não posso deixar de confessar há muito ter deixado de confiar na informação que nos dão de bandeja e oriunda de centrais noticiosas que tudo uniformizam, centralizam e “empastam, formatam ou empacotam” para consumo interno. Atrevo-me a confessar que perco muito do meu tempo espiolhando na net os sites da imprensa estrangeira e o que dizem sobre Portugal.

Longe de mim chamar aos nossos órgãos de informação mal-intencionados ou desconhecedores dos factos, pois se as próprias agências noticiosas lhos escondem… Mas sucede que se na ocasião nem me intrometi nem tão pouco me incomodei quando da polémica quanto à linha Sines – Évora – Caia, tal se deveu ao facto dessa linha simplesmente não ter sido pensada e nem vir a ser construída para nós, p'ra nós alentejanos. E diria mais, diria que do ponto de vista do executante, do investidor, a enorme extensão do Alentejo só prejudicará e encarecerá o projecto, não fosse a sua planura, sua nossa, do nosso Alentejo, e alguém teria já gritado aqui d’el-rei, isto é um estorvo...

Todavia a verdade contada nos mentideiros é outra, conta-se que há muitos anos, quando da concessão do porto de Sines ao operador de Singapura terá sido assinado entre as partes um caderno de encargos vultuoso e volumoso. O governo português ter-se-á atrasado, terá falhado, não terá cumprido ao longo do tempo programado o acordo estabelecido, enquanto o operador foi cumprindo a sua parte e exigindo a Portugal que cumprisse com a que lhe cabia. Quanto a estes factos diz-se muita coisa, alegadamente que em alternativa o nosso país terá ao longo do tempo compensado com contrapartidas o operador cumpridor, como que indemnizando-o, ou aceitado esses factos a título de castigo ou de multa pelos atrasos constantes que originou. Chegados a este ponto e como diria uma amiga minha, adiante, ou em frente que atrás vem gente.

Há um momento a partir do qual por mais ou muitas cláusulas do investimento que o operador de Singapura tivesse cumprido todo o seu labor se tornaria inútil sem a parte correspondente a cumprir pelo estado português, precisamente o caminho-de-ferro há décadas acordado e prometido, ligando Sines à Europa e sem o qual toda a actividade do porto ou do Terminal de Contentores de Sines se tornaria um contra-senso. Na continuação do incumprimento pela nossa parte o operador terá supostamente movido uma acção contra Portugal nos tribunais internacionais exigindo ao nosso estado biliões de indemnização, o processo decorre há perto de dez anos e toda esta pressa em construir a linha férrea nada mais terá que ver que fugir com o cu à seringa. 

António Cunha, Estoril, “A última paragem”

Não sei como tudo isto, que é muito triste, irá acabar, não sei se vamos ter que entregar, dar a Singapura o porto de Sines a título de compensação pelos prejuízos acumulados e expectativas de negócio goradas que lhe causámos, não sei se teremos que entregar-lhe todo o país, o que sei é que o que parece menos interessar, e só atrapalhar, é todo este enorme Alentejo, reivindicativo mas ao abandono, senhor dos seus direitos mas incapaz de impor deveres, estratégias, tácticas, que sempre atira as culpas do seu atraso para cima dos outros e de onde partem dez pessoas por dia, 3.650 por ano, ou seja 36.500 em dez anos segundo rezam as estatísticas. 

Ignoremos momentaneamente o porto de Sines, um dos melhores portos de águas profundas da Europa, actualmente dos poucos com possibilidades quase ilimitadas de expansão enquanto por toda essa Europa os outros portos de mar estão há muito encalhados no sucesso que tiveram e impossibilitados de crescer. Ignoremos Sines para dissecarmos Singapura, uma cidade estado com uns meros 716 km², uma república parlamentar onde vivem 5 milhões de pessoas.

Basicamente é esta a radiografia do armador do terminal de Sines, um país líder mundial em diversas áreas, sendo o quarto principal centro financeiro do mundo, o terceiro maior centro de refinação de petróleo a nível mundial e ele mesmo um dos cinco portos mais movimentados deste planeta, sendo Singapura um dos países mais ricos. O país tem o terceiro maior PIB per capita por paridade do poder de compra da galáxia, apresentou o maior Índice de Desenvolvimento Humano dos países asiáticos sendo o 9° melhor do mundo em 2014 e tendo uma história singular, Singapura foi ocupada pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial voltando ao domínio britânico após esse conflito, tendo-se tornado autogovernada,. Estava-se então em 1959, passando a Estado totalmente independente em 1965.

Em contrapartida Portugal tem 92.256 km² e uma população estimada em 10 milhões, ou seja temos para contrapor a Singapura o dobro da população e um território 130 vezes maior, quanto aos restantes parâmetros todos nós melhor ou pior os conhecemos e nem vou sequer falar neles por nem valer a pena e desgraçadamente me envergonharem.

Por mais justas, nobres, bairristas e patrióticas que se nos apresentem as nossas exigências de passagem ou paragem no Alentejo, não podemos esquecer que somos estatisticamente uma região despovoada, sem futuro e a mais atrasada do país e da Europa. Falta-nos massa critica, peso, densidade, volume, ficámos demasiados anos a ver passar os comboios e enredados na nossa pequenez e mesquinhez e agora, agora que se movimentam negócios de biliões para perto de 300 milhões de habitantes por toda a Europa nós queremos impor a nossa marca, imprimir a nossa dedada, ignorando que cada paragem de um comboio desses que passaremos a ver passar, implica um custo que o volume de passageiros ou mercadorias que lhe poderíamos atirar para cima não compensam em custo nem o tempo nem o dinheiro perdidos numa paragem.

E não saberão os de Singapura do projecto megalómano da Biblioteca de Alexandria que definha no Alandroal, quando não é que se ririam de nós a valer. Mas vamos ao que interessa, os comboios, pararem aqui, para carregarem uma dúzia de toneladas de pedra mármore a cada trinta dias ?   Ou para descerem ou subirem uma vintena de empresários mensalmente ? É que as contas que ainda nem fizemos os de Singapura decerto as resolveram há muito tempo e acredito que se fosse coisa que interessasse eles se lembrariam de fazer paragens, apeadeiros, estações e o mais necessário à rendibilidade do seu negócio. 

Não esqueçamos que em redor do negócio à volta desta tão polémica linha férrea giram milhares ou milhões de toneladas de contentores, de dólares, de euros, de volume métrico, de valor, de dimensão, de escala, tudo números astronómicos que nem sequer conseguimos imaginar. 

Nós não passamos para os mentores deste investimento do mosquito que pica, que incomoda, que infecta, enfim, contrariedades, há que contar com elas e saber torneá-las sabiamente. Certamente terá sido assim que Singapura se guindou ao lugar que ocupa no mundo, um lugar cujo Hub marítimo ocupa a terceira posição no planeta, a primeira no sudeste asiático e cujo orçamento supera dezenas de vezes o deste modesto, endividado e desde 1143 incipiente país.   

Naturalmente também eu detesto ficar vendo passar os comboios, sobretudo se como estes, forem comboios de quilómetros, com centenas de carruagens passando de meia em meia hora, alheias a nós, não já cantando "pouca terra pouca terra" mas sussurrando-nos "a Europa não é aqui, a Europa não é aqui"... 

Ainda se funcionássemos na dimensão, no ritmo e à velocidade do resto do mundo, talvez nos ouvissem, quem sabe... 

Foto da mui premiada eborense Helena Margarida de Sousa

https://mentcapto.blogspot.pt/2018/05/apita-o-comboio-regresso-ao-futuro.html