quarta-feira, 17 de abril de 2019

599 - GANDA FESTA PÁ ! By Maria Luísa Baião * ...

Nós dois estivemos lá


Quando Abril chegou foi uma festa pá ! Na inocência dos meus dezassete anos não tinha precisamente consciência do que se festejava, mas como todo mundo estava em festa, como poderia eu ficar de parte ? E ainda por cima foi dia sem aulas ! Vocês imaginam a festa ?!

Sabia-se que no 16 de Março passado um bando de arruaceiros subversivos tinham feito uma tentativa de avanço sobre Lisboa no sentido de pôr em causa o governo “legitimo” da Nação, numa atitude clara de desestabilização da paz ordeira de que todo o povo comungava, tentativa aliás rapidamente controlada pelas forças da ordem.

Penso ter sido precisamente esse ênfase nas “forças da ordem” que veio colocar em desordem ou em desassossego o meu espírito. A confusão instalou-se em mim e então, como agora, enquanto não vejo as coisas deslindadas e claramente límpidas, não paro de questionar tudo e todos.

Desde quando os soldados foram considerados bando de arruaceiros subversivos ? Logo aí começaram as minhas dúvidas metódicas e depois achei imensa graça a uma palavra nova para mim, “subversivos”, motivo pelo qual de imediato simpatizei com eles.

Ninguém respeitou o recolher obrigatório em 25 de Abril, abandonámos alegremente as chatas aulas de lavoures dessa manhã e concentrámo-nos na escola em alarido, algumas de nós não percebendo de todo o que se passava. O simples facto de se ter transgredido a “ordem estabelecida” era motivo de regozijo para todas (os), mais a mais professoras e professores andavam numa roda-viva, até que nos concentrámos em volta de um rádio que alma anónima colocou alto e bom som no Polivalente da Gabriel Pereira.

Exemplo de campanha de alfabetização política

Vibrei, vibrámos pela primeira vez em uníssono ao som de Zeca Afonso. Alguém contou que a fanfarra percorria as ruas da cidade e todas ao molhe abandonámos a escola e procurámos a “festa”, mas não a encontrámos. E não a encontrámos porque a “festa” não tinha um lugar, a festa era em toda a parte e comungada por todos, a festa era a cidade inteira e quando pudemos ver as primeiras imagens da TV constatámos que a festa não era nossa, era de Portugal inteiro, c’a ganda festa pá ! E aprendi mais nesses dias que em tantos anos de vida ! Palavras novas como democracia, liberdade, igualdade, fraternidade e solidariedade. Vi lágrimas de emoção nos olhos das gentes e também eu cantei, gritei e chorei, pá ! De alegria pá ! Era a nossa festa pá !

E nos dias seguintes a festa continuou, chegou o Mário Soares, o Cunhal, Sérgio Godinho e George Moustaki, que estavam longe, para ajudarem à festa, todos cantaram “Avril au Portugal” e os cravos floriram na ponta das espingardas enquanto soldados deixavam de morrer longe na defesa do Portugal uno e pluricontinental que de um momento para o outro descobriu que não estava “orgulhosamente só”.

Fiquei rouca de tanta festa, sedenta de palavras, de significados novos, e não mais pararia a minha curiosidade, fiquei a saber ter direitos que até aí alguém guardara de mim, descobri ser gente e a minha opinião contava. Percebi que o certo estava errado e vice-versa, que Nixon e os americanos não eram os Anjos do Vietname, nem Israel o Santo do Médio Oriente. Conheci a opressão precisamente quando ma tiraram de cima, mas tomei consciência do modo e da forma como ela teimava em perseguir outros noutros cantos do mundo, no momento em que o sol começou a sorrir para todas nós.

E a imprensa! Que mudança ! Passou a dar gosto lê-la, posso dizer que foi aí que me viciei na leitura de jornais e revistas. Casei-me no ano seguinte ao da Revolução de Abril, claro que com o meu namorado, mentor e tutor para a área politica, casei-me portanto com o país ainda em festa, fiz do casamento uma partilha que já dura há vinte e seis anos e está longe de completada.

E como as interrogações não paravam de me assaltar e as dúvidas metódicas eram muitas, fui gradualmente resolvendo uma de cada vez, aplaquei a sede de saber procurando as respostas, estudando. Hoje assaltam-me outras, dizendo respeito a todas (os) nós e que em conjunto procuro resolver no seio desta sociedade democrática em que nos movemos e em que todos temos devemos contar com todos. Estou mais velha, a festa já me vai custando em certos aspectos, será por estarmos cansadas (os) que tudo se move agora tão devagar ?

Para mim continua, hoje e todos os dias enquanto Abril sorrir, serão para mim sempre dias de festa ! 
Nós dois estivemos na festa
* By Maria Luísa Baião, escrito terça-feira, ‎24‎ de ‎Abril‎ de ‎2001, ‏‎14:45h e publicado no DIÁRIO SUL, coluna KOTA DE MULHER nos dias seguintes.

598 - HA RELÂMPAGOS NO CÉU, By Luísa Baião *




O mundo está preso à guerra, a televisão faz-nos chegar a um palco que até há pouco tempo nos era inacessível. Por mim nunca vi tanta televisão em tão pouco tempo, a guerra sempre me assustou, e sou contrária ao pensamento da mesma como medida higiénica. *

O meu marido foi para o Iraque como voluntário, assim uma parte de mim está no médio oriente. Adormeço a ver a guerra, acordo com a mesma e nos pequenos pedaços de noite em que consigo dormir, sonho com um país de calmo relevo, banhado por belos rios.

Contudo os senhores da guerra não dormem, e vão concebendo cenários esquecendo-se muitas vezes que as personagens são animadas por sentimentos. A guerra funciona para esses senhores como um prato apetitoso pelo qual se deixam deslumbrar. Ao longo dos tempos o homem preocupou-se em desenvolver as suas armas, procurando através do seu aperfeiçoamento a superioridade. Chegou agora no nosso tempo a preocupação, tanto aperfeiçoamento servirá para o seu extermínio. Para todos os que pensam que a guerra só pode acontecer por loucura, então o mundo está louco, sempre o pensei mais sensato.**

Contudo interesses mais altos se levantam, é a economia e o ouro negro falando mais alto que o amor entre os homens. O fim da guerra ainda não se adivinha, espero que os senhores da guerra não esqueçam ajudar quem resistir. A todos aqueles que tiverem alguém nesta hedionda guerra e que amem sem reservas os entes queridos, deixo o meu pranto inconsolável, por revolta contra a situação, não me apetece reprimir ninguém, tão grande é a dor, que me sinto como culpada.






* By Maria Luísa Baião, escrito e publicado no DIÁRIO SUL, coluna KOTA DE MULHER em Março / Abril de 2003.



597 - EU FUI BER O RUI BELOSO, by Luísa Baião *




Fui à Feira de S. João e fiquei petrificada logo ali naquela entrada que dá para o nosso Íbis. Que feira mais arrumada ! Tinha até carreiros de água serpenteando ondulantes por onde antes sufocábamos e errando desesperábamos p’ra bencer os ambulantes.

Mais abante, surpresa ! Uma fonte, uma beleza refrescante, apaixonante, p’ra quem p’la feira se enleia em passeio mirabolante. Alegre e claro, bem disposta ao Jardim rumei então, pois foi para isso que bim, oubir nessa noite fresca e de uma boz que refresca, uma ou outra canção.

Habia já ao chegar luzes no ar  iluminando e fustigando a mole humana comprimida, p’ra ber e oubir bradando, o nosso homem do norte. Nem sempre nos calha tal sorte por isso lá fui esperançada de, ao cheiro de urzes cantando, ir mitigando saudades de outros tempos, outras eras, em que, bibendo em inocência não adibinhaba inda bir a ser lançada às feras.

Buscando alegria fui pois de sandálias e lebeza, com a certeira certeza de não me ir arrepender de uma bez, sem muis exemplos, deitar a noite a perder. E quando os primeiros acordes me puseram em alboroço, deixei o coração ficar louco e oubi-o a gritar-me:

- Hoje não dormes !

Tal e qual eu assim fiz, como quem traça com giz no negro que o céu mostraba, qu’essa noite me baldava a formalismos e outros trajos, já que não é por pôr andrajos uma bez por outra na bida que deixo de ser quem sou ou passo a andar perdida.

 

Ginguei as ancas para os lados, em debaneios estudados e gestos belhos de ensaiados, mas que deram resultado quando menina e moça era, e confesso, birei os olhos a namorados que tive até ficarem quadrados.

Saltaram notas e sons de banda bem afinada que depressa deram asas a toda aquela rapaziada. Desbairada também eu, me atirei mui exaltada para cima de um candeeiro, é que o parceiro que lebaba, estaba já c’um grão na asa e não oubiu o conbite que bradei para ali bailarmos. Com o candeeiro bailei e bem me saracoteei com o fluir de melodias, tão belhas quantos os dias que desde menina contei.

E as notas derrapabam loucas pr’a fora das pautas, bi muitas boando alegres por cima das copas altas de árbores que, ou eu me engano ou dançabam também elas, como outros moços imberbes que a meu lado abanabam os abanos.

Passaram por mim fantasmas que não bia há muito tempo, almas queridas de emoções que guardarei sempre cá dentro. Um Xico muito fininho, um génio de lamparina, um ingénuo de rubi, um Grão Bizir de Porto Cobo e um espertinho de aldeia a trabalhar na cidade. Boltei a ber com meus olhos o rapaz da Piedade, alentejano de gema. Pr'a não biber da caridade se fez ao mundo mundano mas que nunca negou a pena, a saudade e o prazer, se calhaba à mão ter farnel pr’a merendar, é qu’esta coisa da idade tem coisas que têm porras, como ter o belho hábito de beber café de borras.

E o pobo foi sereno, nem bateu no cantador, nem lhe jurou pela pele, antes mui pelo contrário, cantou com ele em binário e silencioso clamor. Sei que será para alguns motibo de perplexidade, mas a turba demonstrou possuir maioridade, nem hoube nexexidade, mesmo quando de ânimos em pleno e em sintonia berraram, de bradar p’lo PR, pois cantores e tocadores eram gente de respeito e ao respeito se deram.

Pulei e saltei contente como faz mui boa gente sem peias nem preconceitos e quando dali parti, disposta com o que oubi a secar sede tamanha, ufana enchi os meus peitos e fui direita à hortinha buer umas cervejinhas.

Calharam que nem pitéu digno de reis e princesas, frescas que estabam no copo e me custaram um guinéu, porque ainda por aqui bibe quem faça as contas ao mundo sabendo que tudo o que há, ou se dibide e reparte, ou se faz de um mar de enganos modo de biber sem arte.


* By Maria Luísa Baião, escrito quinta-feira, ‎19‎ / 06 / 2003 pelas ‏‎19:09h, publicado no DIÁRIO SUL, coluna KOTA DE MULHER nos dias seguintes.

596- LEVAR A CARTA A GARCIA...by Luísa Baião *


       Reza a história dos finais do século XIX ter existido pelo menos um homem que, se fosse hoje vivo, imenso nos ensinaria a todas, muito especialmente aos homens e mais concretamente a todos que, erigidos em maioria há décadas assumiram a (i) responsabilidade de nos governar.

       Não quero imaginar quantos corariam de vergonha, como não pretendo que considerem esta crónica um panfleto feminista, não é esse o caso, o assunto é bem mais grave.

       Reza a história que durante a guerra Hispano – Americana tendo rebentado revoltas separatistas em Cuba, nesses tempos (1867 – 1898),debaixo do domínio espanhol, os EUA, defendendo também já nesses tempos e preventivamente os seus próprios interesses, terão apoiado os rebeldes independentistas na sua sublevação contra Espanha.

Não dispondo essa época recuada, sobretudo esse remoto lugar, de meios de comunicação mais eficazes que os sinais de fumo e surgida a necessidade de um general americano articular apoios com os revoltosos chefiados por um rebelde de nome Garcia, chamou a si um dos oficiais em quem depositava maior confiança tendo-lhe entregue uma carta, ou mensagem provavelmente lacrada, com a singela menção de ser entregue a Garcia.

É neste ponto que a história nos lega a sua lição já que, desconhecido o paradeiro de Garcia, embrenhado nas montanhas e na selva que meio século mais tarde viria a dar cobertura a Fidel de Castro, recheada de carreiros labirínticos, povoados inlocalizáveis e com toda uma ilha para percorrer buscando o desconhecido paradeiro de Garcia, o nosso oficial não hesitou perante a incomensurável missão que lhe havia sido confiada. Não fez perguntas, não alardeou dificuldades, não alvitrou sequer a improbabilidade de ser nessas contingências mal sucedido.



Deve ter pensado para com os seus botões que o que é para fazer, faz-se e que o melhor seria começar de imediato. Partiu confiante de que por uma tarefa bem desempenhada só lhe caberia mérito, que do cumprimento dos objectivos determinados resultaria proveito para a sua nação, que por intermédio do seu general nele depositara o cumprimento da tarefa e a responsabilidade pelos resultados.

Não só hoje mas por cá, ministros, autarcas, médicos, vereadores, juristas, educadores, fiscalistas, estudantes, empresários, todos nós, políticos e apolíticos, vimos demonstrando uma incapacidade inata para levar a carta a Garcia.

Inspirou-me esta crónica o facto de sexta-feira passada, 31 de Outubro, ter decorrido no Garcia de Resende um debate sobre cidadania e civismo, de que nos arredámos orgulhosamente. Nem a presença do Dr. João Salgueiro, cidadão e reputado economista captou o interesse da cidade, dos seus empresários, das nossas elites (?), nem a presença do presidente da nossa autarquia arrastou os desinteressados munícipes para a curiosidade pela coisa pública, pela coisa deles, nossa, nem a presença do presidente da Associação de Estudantes da Universidade logrou conquistar a presença de um único estudante. Cem pessoas se tanto, ali se encontraram buscando resposta às perguntas que conduzissem ao caminho que leva a Garcia.

Moral da história? Perguntarão vocês, simples, se cada português se compenetrasse da importância do seu desempenho nos resultados por si obtidos na quota parte que lhe toca no desígnio nacional, talvez hoje não estivéssemos a vender o nosso património e, ainda que tenha demorado um pouco mais a imaginar, vendendo o impensável, as nossas próprias dívidas e a estrangeiros ! Verdadeiro reconhecimento das nossas naturais incapacidades.

Aliás pouco importará se é estrangeiro ou conterrâneo, já que na realidade quando se iniciar a cobrança dessas dívidas, por certo através de execuções em tribunal, a culpa será de novo dos outros, dos estrangeiros, bárbaros insensíveis perante o fecho de empresas, dos despedimentos que arrastarão, dos dramas que semearão.

Bem pode Jorge Sampaio bradar em Madrid, pois por aqui decerto nenhuma lhe ligariam. **

* By Maria Luísa Baião, escrito em ‎28/11/‎05, ‏‎pelas 21:57h e publicado no DIÁRIO SUL, coluna KOTA DE MULHER provavelmente no mês seguinte.


Hermes
Hermes