terça-feira, 31 de maio de 2011

53 - CHEIRAR A RIO, OU A MAR…




Por isso a sonhei percebes?

Certo, desta vez não me bateu com os punhos fechados no peito como quando zangada sempre fazia.

Então, segurava-a até que acalmada  a enlaçava pela cintura e, porque leve, depositava-a naquele colchão de praia já velhinho, como se de oferenda a uma divindade se tratasse.

Ela, como uma pena, pendurava-se-me do pescoço e sorria-me com um ar matreiro de menina má, fingindo ignorar o que se seguiria e se tornara já mais que um hábito, uma dependência mútua, um vício.

Quando jovem, muitas vezes acompanhei meu “afô” Nuno em pescarias na ribeira do Guadiana.

Nesse tempo, e muito cedo apesar de verão, por cima das águas uma neblina leve e fina que me inebriava, pois nela latente o cheiro a rio, inexplicavelmente um cheiro a mar, uma névoa humedecendo-me as roupas, que se me colavam ao corpo como se hoje, no velho colchão, da primeira vez com ela, e em que eu, qual criança entretida com brinquedo novo, visivelmente excitado, suava abundantemente o prazer que nos colava os corpos e de cujo som quando nos libertavamos ríamos.

Vem desde aí a história do pedestal percebes-me ?

O amá-la como viciado percebes ?

Era cativante, metia-lhe os dedos em pente pelo cabelo macio, e vibrava com isso, ela e eu, mordiscando-lhe a nuca, segurando-a pelos peitos hirtos que me enchiam as mãos e a mente de remoinhos junto aos quais gostava de pescar, porque na confluência das águas estreitando para a azenha se juntavam cardumes como atraídos por íman gigante.

Vinha da pesca como vinha do colchão, cansado mas eufórico, realizado mas sedento, perguntando a cada minuto ao “afô” Nuno quando voltaríamos, se num dos muitos e pródigos feriados que ela, à força, arrancava à vida.
Ainda recordo a primeira vez que a vi e me estendeu as mãos macias como pele de pêssego, era um dia de sol, um dia em que, embora a esperasse, me encontrava imbuído de uma melancolia inconformada em que nunca me vira, nem tão ansioso nem tão iludido e, talvez por isso não tivesse sido, ou melhor conseguido, e me rendi à evidência de que até nos momentos de maior glória a ansiedade nos molda e inibe, nos tolda e confunde, nos marca e melindra.

São estórias do que devia ter sido e não foi, pois que embora os corações batendo em uníssono, ficámos tão atrapalhados quão insatisfeitos e eu, até aí tão confiante, jamais acreditei nos baralhos de cartas nem nos seixos dos rios, nas borras do café ou na leitura dos búzios, ciente de me enganar a mim mesmo e estar a fazê-lo, p’lo que nunca mais aconteceu um revés assim e, tão sofrida ela ficou que nem reparou no meu destino, escondido nas palmas destas mãos fechadas e lisas, e me perdoou o desaire que não se repetiu e me deixou rendido à sua bondade e beleza.

Neste caso, quisemos nós voltar a repetir uma e outra vez e tantas quantas estrelas tem o céu, pelo que o saldo está ainda por apurar e nós a haver o que de melhor cada um tem para o outro e que jamais se acabará nesta vida ou nas futuras, pois ambos sabemos não ser deste mundo este imenso querer irreverente e louco que, por muito que tentemos, saberá sempre a tão pouco.

Por isso a sonhei percebes ?

Verdade que não cerrou os punhos e me bateu no peito como quando zangada me fazia, verdade que ainda não fugiu entendes-me ?

Mas virá o dia em que não mais que sonhos, não mais que impossíveis e eu, que julgara nesse dia realizar pescaria pródiga, assistirei ao passar lancinante dos minutos, das horas, dilacerado p’la desilusão, toldado por uma frustração que nunca digerirei...  deixando meu “afô” Nuno carregar-me as canas e as mágoas, ciente de que só eu contava num mundo que nunca achei justo.

Aprendia a ser, a ter, e a perder o que de mais raro existe e do qual a ideia de posse é tão imprecisa quanto as distancias calculadas a olho, os sentimentos a peso, as dores ao metro ou o bem-querer ao litro.

Há muito meu “afô” Nuno me deixou, com amor o recordo, e com pena o lembro.
E recordo quanto me ensinou sobre o ser e não ser e o quanto hoje sou, graças a ele.
Lembro quanto me ditou sobre o ter e não ter, o que é nosso e não é, o quanto devemos dar e podemos exigir.
A ele devo este coração enorme que me anima, esta tolerância que cultivo, tanta placidez quanta conheceis em mim.

É por isso que, tu, menina má de cabelos macios, pele de pêssego e beleza infinda, sabei que és um sonho sonhado e repetido que de tanto o ser me foi, é, e será sempre mui querido...