sexta-feira, 12 de julho de 2013

150 - VIOLETA NO TRÂNSITO ..........




Encontrava-se muito debotada já, os anos comeram-lhe o viço das cores e a rigidez do papel. Se me descuidasse certamente a veria esboroar-se nos meus dedos, e, no rebordo, as estrelinhas quase se não viam, e decerto nem palpitariam.

Violeta não estava habituada ao trânsito. De onde viéramos somente um ou outro carro, e unicamente lá de quando em vez. Diariamente apenas a carreira, e mesmo essa nem subia à vila, era apanhada no Telheiro.

As cheias da Pardiela e da Palheta descarregavam nos cotovelos das margens toneladas de areia fina. Parecia passada no coador, e as camionetas do Baúto afadigavam-se a carretá-la p’rá cidade. Na terra arenosa os rastos deixavam uma esteira, na estrada nova, covas. 

Banhando-se na noite a menina Bárbara, surgida ante mim ao luar, era nívea, imaculada. Exorcizava a canícula e lavava-se no mesmo tanque onde a mirara chorando o noivo, morto nas primeiras mortes de África, e onde soltara as lágrimas que tanto me impressionaram. Encolhi-me entre as vinhas e logo ali a jurei mais bonita que Nossa Senhora em azul da pagela que a D. Feverónia, minha catequista, me dera, e que eu olhava sempre com paixão ao entrar na igreja de Stª Maria das Dores. (ver texto 132, Titanic).

Teriam sido os buracos ? O carro vinha aos ésses, depois foi dito em sua defesa que por causa disso e p'lo encandeamento. O senhor, de chapéu preto, como o carro, óculos de lentes grossas e fato cinzento riscado retorquiu com o meu pai mas Violeta jazia morta e bem morta na berma daquela estrada amaldiçoada.

A pagela devia ter quase a minha idade, e em Nossa senhora das Dores vi as feições da menina Bárbara. Ou o contrário. Há que respeitar tempos e lugares, sobretudo se divinais. Depois de a ver banhar-se no tanque da quinta, por muitos anos não haveria de esquecê-la. Encolhi-me entre as vinhas e desde aí sempre a jurei mais bonita que a Nossa Senhora em azul na pagela que a D. Feverónia me dera e eu olhava com paixão.

Comprado aos vinte e nove de Setembro do ano da graça de mil novecentos e sessenta e três na Livraria Arcádia, ao Chiado, em Lisboa. E por baixo a assinatura de meu pai, por essa época tenente de Lanceiros ao Quartel da Guarda de Corpo, na Ajuda. Eu herdara esse dicionário e atirara-o para a estante, junto a outros, há cerca de dez anos. Mais precisamente no ano em que o paizinho morreu. Hoje, ao abri-lo deixei cair, inadvertidamente, a pagela de Nossa Senhora. Mais parecida agora com a menina Bárbara que alguma vez o fora na minha mente.

O senhor, de chapéu preto, óculos de lentes grossas e fato cinzento riscado arengava embezerrado. O meu pai, embestado. Acho que chorei a Violeta. O papá pegou-lhe ao colo, chamou-me e escolhemos um ermo florido e com sombra na chapada da ribeira. A cadela, pouco habituada ao trânsito, ao aperceber-se do carro encolhera-se na berma oposta da estrada. Meu pai, temente, chamou-a para perto de si. Foi a desgraça, Violeta mal teve tempo de abanar o rabo e, de olhos vivos, avançara para o paizinho. Um baque surdo prostrou-a no meio da estrada. Em mim um grito lancinante, o papá soltou um merda ! O único que em toda a sua longa vida lhe ouvi.

Apesar da beleza dos campos e da caçada prometer esse dia ficaria por ali. Violeta foi enterrada junto com um ramo de flores silvestres na encosta mais solarenga daquele lugar. 

           O papá, fiel à tradição de Lanceiros, ordenou-me sentido ! 

          Colocou a caçadeira à cara, cerrou os dentes e largou uma compungida salva de honra de dois tiros. 

            Dispersar ! 

            Dispersei. Cerimonial cumprido. 

          Depois da Violeta tivemos o Rin Tin Tin.Igualmente bom caçador mas não tão belo quão Violeta, que era cor de cobre.

Apesar da beleza e da natureza diáfana das memórias, beleza para mim é a pele alva, o loiro d’oiro dos cabelos, um corpo áureo e de olhos verdes ao luar, um manto azul celeste cuja beleza me ficou terna e eternamente gravada no espírito. 

          
Uma pagela descorada, um lugar e um tempo divinais.

Rosáceas em catedrais.

Ainda hoje, quando nisto penso, por mim dou ternamente deslumbrado. 

           
Siderado.







149 - NO FUTURE .................................


Vejo-a há que anos atrás de um balcão. Como ela muitas e muitos. Marquei- - a. Ter um olho de cada cor foi-lhe fatal. Dantes na peixaria do hiper, depois na caixa, depois na recepção. Há uns quatro anos atrás na padaria Moderna, posteriormente na pastelaria logo ali ao lado. No verão passado na esplanada da praça do mercado, para o ano, bem, para o ano e para se entreter talvez voluntária numa Fundação qualquer.

A esta gente todo um mundo de oportunidades se lhes abre. Esta pequena, esta jovem mulher dizem, tem uma licenciatura em sociologia, mas podia ser em quaisquer outras áreas. Há quem teime que terá também um mestrado. 

E olha cabisbaixa entre duas bicas que avia a outras mulheres já com filhos e com a vida feita, já com passado e com futuro, serve-as maquinalmente, os bolos maquinalmente, capaz de as servir mas incapaz de lhes sorrir.

E enquanto limpa as mesas afaga os cabelos de crianças que nunca teve nem nunca terá. Terá mais algum canudo ? Boa pergunta, mas não me atrevo a fazer-lha. Muita desta rapaziada sem futuro alimentou a ganância de outros, de gente sem escrúpulos, e tem um canudo. Ou mais. Não lhes deram nem lhes venderam um futuro, um canudo sim. E promessas. E ilusões. E ao limpar as mesas afaga cabelos a crianças como as que nunca teve e jamais terá...

Limpa-as mecanicamente, arruma as cadeiras mecanicamente, e aquiesce aos pedidos da freguesia mecanicamente.

O velhote treme que treme na mesa do canto foi meu professor tinha eu onze, doze, ou treze aninhos. Lembro-o bem, um colosso desempoeirado irradiando empatia.

Agora sobrecarrega-a com pedidos e pedidos. Ela aquiesce e serve. Serve-o como serve a todos, com servilismo mas sem sorrisos, aquiescente e ausente.

Aposto que se dessem um giz ao velhinho ainda faria com três traços e uma curva um desenho de espantar. Em tempos maravilhou-me. Há gente que fala como ele desenhava. E ele com medo que lhe cortem, e cortam, cada vez mais na reforma. Outros, donos do país da cidade, do futuro, de nós.

O Gaspar levantou-se da mesa e saiu sem pagar. Eu pago. Eu pago tudo. Julgou que chegava aqui e punha todos a beber bicas e a sorrir. Não lhe achei graça.

Por trás do balcão ela continua tirando bicas, mecanicamente. Sem um sorriso. Com muita aquiescência mas sem mais que isso. Quem lhe roubou o futuro desfez-lhe o sorriso. Sem crianças, nem loiras nem morenas como as que lhe saltam em redor exigindo gelados. Nem se queixará que lhe cortam na reforma. Nem terá reforma.

O Casas Velhas fechou a mercearia e veio namorar para o café. Namora há mais anos que eu venho a este café todos os dias para a bica a meio da manhã. Ela quer casar aposto. Ele faz ouvidos de mercador enquanto foge com o cu à seringa.

A mocinha por trás do balcão sabe que o futuro já foi.
O Casas Velhas também.

A mercearia sem clientes. A mercearia com cães. Ele incapaz de cobrar essas dívidas, que já nem cabem no livro, a namorada arrastando-o para o juízo final.

“ Não encontre defeitos, encontre soluções “ dizia Henry Ford. Estas vidas não têm remendo, nem remédio. Este país não tem futuro, esta gente, os outros, resolveu as suas vidas mas não arranjou soluções.

O meu antigo professor de desenho traçou, gesticulando raivosamente, um desenho no ar. Aposto que era lindo e, no auge da inspiração, quedou-se inerte sobre a mesa.

Ela não se assustou. Nem sorriu. Não reclamou. Nem tossiu.
Ligou para o 112, depois limpou os cacos e o entorneiro.
Mecanicamente, servilmente, como sempre.

Ele, aposto, não voltará a vituperar a reforma.

Nem os outros.