segunda-feira, 18 de novembro de 2019

622 - JER E O AERODINAMISMO DAS FORMAS…



 Dei com ele a meu lado quando menos esperava, mastigando alarvemente um pastel de toucinho na mostra gastronómica de Arraiolos há umas semanas atrás. Eu acabara de sentar-me e encomendar uma sangria, no entretanto debatia-me com uma costeleta de novilho, pelo que ambos apesar da boca cheia não deixámos contudo de sorrir um para o outro e apertar vigorosamente as mãos.

E lá fomos entremeando o mastigar e a conversa, ele estava sozinho o que muito me admirou, todavia não chegou para lhe ter tocado nos dois assuntos para ele mais candentes e que mais o alegram, pois para tocar no primeiro, automóveis, eu não me conteria e iria forçosamente tocar no segundo, mulheres, e aí chiaria mais fino. Mantemos uma amizade de décadas e não penso sequer em beliscá-la, mas que a coisa me dá gamas de rir cada vez que a lembro lá isso dá, e bastantes.

O Jeremias, é assim que se chama esse meu amigo glutão, tão glutão como o Baião diga-se em abono da verdade, é um homem feliz, feito, vivido, na casa dos cinquenta e tal mas mantendo o vigor e a frescura que a vida ociosa consentem, não estando porém eu apodando-o de ocioso pois tem atrás de si toda uma vida de trabalho, aliás bem conduzida e bem proveitosa que lhe permite agora viver dos rendimentos e viver bem, melhor que bem.

 Não o invejo, a vida também não me tem sido madrasta e ainda que não seja um homem rico sou um rico homem e isso basta-me. O que nele me faz rir são algumas opções por si feitas ao longo da vida e que dificilmente entendo, percebo-as mas não as aceito, nem tenho que as recusar ou aceitar, nem criticar tão pouco, mas que me fazem rir de modo tragicómico fazem pois colidem fortemente com as minhas linhas éticas e morais. Mas lá iremos.

O bom do Jeremias foi comerciante, negociante, visionário, matreiro, sabido, estulto, e muito ajudado pela mulher, com quem se casara cedo e de quem tem duas filhas lindas como a mãe e fortes como o pai. Enriqueceu, o Jeremias quando deu por si estava rico, tendo-me confessado uma vez que nem sabia como, mas estava, tudo lhe corria bem e o país abundava de parvos, ora quem tem olho é rei, e ele teve.

Depois de rico acometeu-lhe necessidade de diferenciação, que não era como a maioria não era mesmo, notava-se, e havia que comemorar isso tanto quanto assinalá-lo, o Jeremias queria reconhecimento, consideração e deferência, tendo escolhido para tal uma nova identidade, tornou-se ele mas outro, passou a fumar charutos, ele que nunca tocaram num cigarro, e adquiriu em mais um bom negócio dos dele um Mercedes lustroso, um carrão quase novo, nem um ano tinha, carrão que o catapultou para as bocas do mundo e cujas linhas aerodinâmicas lhe deram noção de que a vida fluía, podia ser boa, ser melhor, ser diferente, tão notória era a diferença por ele já sentida quando sentado no Mercedes se arrastava vagarosamente com o fito de dar a toda a gente oportunidade de o ver e de o invejar e cumprimentar.

Uma coisa leva a outra e, quando deu por si a mulher estava velha, feia, pouco lustrosa, marreca, ficando mal quando sentada ao seu lado no tal carrão, de linhas curvas e aerodinâmicas, curvas que ela não tinha e talvez nunca tivesses tido assim tão arrojadas quanto as daquele carro que tanto o impressionava, e mudava.

Rico já estava, e quando a crise veio limitou-se a viver dos rendimentos aforrados, tendo-se habituado a não arriscar nada, sobrando-lhe tempo para passear e para pensar.

E o pior é quando um homem se põe a pensar…

Da mulher, que tanto o havia ajudado nos negócios pois não era nada parva ele já não precisava, tinha o vagar a ociosidade e os charutos, o carrão, as filhas criadas e vai daí pensou dar nova demão em si mesmo e, se bem o pensou melhor o fez, duma só penada desfez-se da mulher, da empenada, da enjeitada e arranjou novo modelo mais conforme com as suas aspirações, toda ela aerodinamismo, linhas e curvas, não tinha nem um ano de divorciada mas foi Igualmente um bom negócio, imagino eu, tão feliz o via todos os dias.

Finalmente uma coisa que o não envergonhava e estaria à altura de competir com o carro e até com ele, pois se muita gente já se virava quando ele passava, agora mais gente ainda pararia e pasmaria ao vê-lo passar. Muito mais gente o glorificaria.

Nunca com ele comentei as mudanças, mas pela surdina via e calava. Ela não dizia uma para a caixa mas na cama imagino as voltas que dava ou daria tal o grau de satisfação que Jeremias arvorava. Montou-lhe casa, por sinal perto de mim, e não sei se lhe arranjou aquela ocupaçãozinha que lhe dá um ar de Madre Teresa de Calcutá e julgará ele a livrará de piores más-línguas que a deste escriba. Ela agora veste uma bata branca e é voluntária, ajuda os doentinhos e os pobrezinhos, e eu sei lá quem mais, não posso imaginar, não posso especular, seria pecado.

Seria pecado, preconceito, juízo de valor, precipitado, errado, sei que não devo ir por aí, não devo especular mas não pude deixar de me lembrar quando mais novo adorava brincar aos médicos, doentes, enfermeiras e outras fantasias tais. E gostava tanto que ainda guardo num velho baú uma farda de enfermeira alva de brancura e cheia de folhinhos e cruzes vermelhas.

Mas não, de Madre Terezinha de Calcutá não tenho nenhuma fantasia, talvez o Jeremias, perguntem ao Jeremias, talvez tenha uma quem sabe ? Só sei que nada sei, só sei que cada macaco no seu galho e ele Jeremias, e a sua mania da ginástica e da eterna juventude lá terá um galho onde se pendurar e a Madre Teresa de Calcutá alguém a quem ajudar se ele cair, a imaginação não tem limites meus amigos.

Nem a imaginação tem limites, nem a fé ou a devoção …