sexta-feira, 10 de setembro de 2021

728 - " ÉVORA CAPITAL DA CULTURA, MESTRE ADELINO SANTOS AO QUADRO DE HONRA “


" PROF. E MESTRE ADELINO SANTOS E ÉVORA AO QUADRO DE HONRA "


Aproveitando a boleia de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027 tem a nossa cidade uma excelsa oportunidade para homenagear os seus filhos que nessa área se tenha notabilizado, e, ou, até mesmo dado à cidade muito do que ela hoje tem que nos orgulhe.

Até 2027 essas homenagens estariam na berlinda, os eborenses teriam motivo para relembrar figuras que p’la nossa urbe deram e fizeram tudo quando puderam, e a juventude ocasião para conhecer, dar a conhecer e reconhecer quem fez pela nossa terra e quem são ou foram esses seus filhos tão ilustres quanto os melhores que o mundo já pariu.

Vem esta minha homenagem, sim porque este texto é também uma homenagem ao meu antigo professor de Cálculo Comercial, Tenente Adelino Santos, Professor Adelino Santos, Doutor Adelino Santos, Mestre Adelino Santos.

Frequentava eu pelos meus 13 ou 14 anos o Curso Comercial da Gabriel Pereira, então E.I.C.E. quando tive a sorte e o prazer de ter tal figura como mestre.

Na sua incansável inquietude e no amor à música, sua musa e razão de vida, viria a integrar nos anos e décadas posteriores a Sociedade dos Amadores de Música Eborense, que com colegas e amigos transformariam mais tarde na AME – Academia de Música Eborense, entidade esta promotora da EPMEV - Escola Profissional de Música de Évora. Todas elas entidades cujo nobre historial a maioria de nós conhece, reconhece, e da qual somos devedores, tal como anos mais tarde viria de igual forma a fundar e dar corpo ao Eborae Mvsica, coro polifónico que, tal como a na EPMEV - Escola Profissional de Música de Évora, tem levado longe o nome de Évora e esse diamante sempre por burilar que é a música.

 Em simultâneo o Mestre Adelino Santos e essa escola foraram ao longo dos anos imensos eborenses (dezenas foram integrados ao longo do tempo em Bandas Militares, nas melhores Orquestras Sinfónicas do país e estrangeiro, inclusive no Coro Gulbenkian) e houve formandos oriundos de um dos países africanos hoje nosso irmão, não só nessa especialidade, a música, mas também na condução de orquestras.

Na verdade a escola, a EPMEV - Escola Profissional de Música de Évora, recebera nos anos 90 um contingente de alunos de Moçambique, Maputo. Superando todas as dificuldades e fazendo apelo a todas as vontades, o falecido eborense Dr. Adelino Santos, conjuntamente com outros professores eborenses e moçambicanos, em especial Isabel Mabote e Tiago Langa, conseguiram em Évora, assegurar a sua permanência, alojamento e alimentação.

Muitos desses alunos são hoje grandes no mundo da Música e criaram em Moçambique em 2005, ainda com o apoio do Dr. Adelino Santos e posteriormente com apoio do filho, Rui Santos, a associação XIQUITSI * acessível no Facebook, em:


https://www.facebook.com/Xiquitsi-476021652445872

 e em http://xiquitsi.org.mz/o-projecto/

 está também presente no canal Youtube no sítio: 

https://youtube.com/channel/UCNugzlNbJBqS2vhGHkIznlg

 

projecto que por sua vez tem formado em Moçambique milhares de jovens no mundo da música.

O projecto “Xiquitsi” de cariz iminentemente social conta presentemente com cerca de 200 alunos, estando 4 a frequentar o ensino superior de música em Portugal. A título de curiosidade dir-vos-ei que uma antiga aluna do Dr. Adelino Santos, que na década de 90 veio de Moçambique integrando vasto grupo, de seu nome Eldevina (Kika) Materula, que como reconhecimento do seu saber e pelo trabalho desenvolvido exerce hoje o cargo de Ministra da Cultura e Turismo de Moçambique.

Para além de dirigir o projecto “Xiquitsi” no seu aspecto didáctico, Kika Materula tem igualmente a responsabilidade de organizar anualmente a Temporada de Música Clássica com 3 séries de concertos cada uma, levando a Moçambique consagrados músicos internacionais.

A actual ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, sua Ex.ª Eldevina (Kika) Materula, como disse uma das antigas alunas da EPMEV foi solista de Oboé da Orquestra Sinfónica do Porto (Casa da Música), oriunda do grupo de jovens recebidos em Évora nos anos 90, sendo hoje figura central do panorama, do ensino e da cultura musical em Moçambique e figura merecedora do nosso crédito pois tão longe levou o orgulho de Évora e dos eborenses. A ela e a todos os intervenientes desta curiosa, fantástica, surpreendente, positiva e honrosa história o meu e o nosso muito obrigado.

Évora e os eborenses devem de igual forma ao professor Adelino Santos muito mais do que é possível imaginar. Falecido em 2014 legou à cidade de Évora um valioso espólio, fotos, instrumentos, partituras, vídeos, áudios, livros, testemunhos incomparáveis da vida de quantos, ele inclusive, se dedicaram à música e a engrandecer o nome de Évora.

Incompreensivelmente foi à volta dessa herança, desse espólio, desses testemunhos de vida dele Adelino Santos e de tantos e tantos eborenses que foi criado um muro de silêncio, um nevoeiro opaco onde se acoita a falta de vontade de muitos hoje responsáveis e que muito lhe devem, não encontrando eu que nisso muito tenho pensado, outras explicações que não motivos de tal modo mesquinhos nos quais nem acredito, ou me recuso a acreditar em explicações fruto das minhas divagações mas que, à falta de outras melhores me contento com as que para mim próprio encontro e cuja tentação não afasto.

Não deixa de ser estranha a atitude tanto da Câmara Municipal de Évora, entidade primeira no dever de fazer por esse espólio, e a quem o modo como está a lidar com este problema deveria envergonhar, como da EPMEV - Escola Profissional de Música de Évora e do Eborae Mvsica** que ele Dr. Adelino Santos fundou e onde teve presença preponderante e tanto lhe devem.

Admira-me muito que essas instituições não busquem a guarda, protecção, exposição e divulgação desse espólio e desse homem e até com honra servirem-se do facto para promoção delas próprias. Mas não, incompreensivelmente ou não, pois ambas o calam, o apagam nas suas memórias.

Não posso deixar de ver nestas atitudes uma manobra própria dessa esquerda que pontifica tanto numa como noutra instituição e teve origem em Estaline que, além de apagar aqueles com quem não “engraçava” ou lhe iam a jeito, até das fotos os rasurava, retocando-as e apagando-lhes a imagem. Porém, veja-se o site do Eborae Mvsica, mudo acerca de quem o fundou, lhe deu vida, não lhe fazendo justiça enquanto é tempo e devia mas que contudo numa entrevista dada por uma sua responsável em 2015, Revista MOSAICO nº 6, edição da CME, o reconhece como tal. (ver fotos ) ***

 Numa atitude persecutória, tanto mais criticável quanto o falecido Dr. Adelino Santos não se pode defender, gente conotada com o esquerdismo comunista que bloqueia a cidade há mais de quarenta anos, continua apesar da verdade óbvia teimando apagar-lhe a memória, sabendo-se que não se cuidando do espólio este desaparece, apodrece, tal como pretendem fazer com a sua lembrança que aqui e agora me esforço por não deixar morrer.

 Sei que sua Excelência Eldevina (Kika) Materula, Ministra da Cultura de Moçambique se considera sua devedora, e sei que grata. Também sei que sua Excelência gostará ou pretenderá estabelecer com Évora protocolos dessa índole, sei que sua Excelência Eldevina (Kika) Materula, antiga aluna ou formanda do Professor Adelino Santos, embora vivendo quase nos antípodas não esqueceu nem o mestre nem a nossa cidade. E sei que a senhora ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, formada pelo Dr. Adelino Santos, nunca será demais repetir, lhe quer prestar em Évora uma homenagem.

Não é estranho que a cidade e alguns eborenses pareçam desejar votar ao esquecimento essa figura impar que foi o Professor Adelino Santos e a sua obra ? Não é de estranhar que uma cidade que anseia ganhar a promoção a Capital da Cultura 2027 trate assim a memória deste seu ilustre filho ?

Naturalmente nem em 2001 acreditei nem agora acredito que Évora vença o concurso a Capital da Cultura, cultura é precisamente o que falta a esta cidade, começando pela cultura democrática, pela cultura da liberdade, pela cultura do respeito, é areia atirada para os olhos dos eborenses, dos papalvos, é desconhecer o dinamismo de outras cidades que concorrem com a nossa, mais ricas, mais dinâmicas, mais democráticas, Évora concorre para não dizer que não o faz e para nos iludir a todos, Évora não tem a mínima hipótese de vencer.

E é aqui que reside o busílis, é aqui que radica a verdadeira questão, a questão Estalinista **** Que eu saiba o professor Adelino Santos nunca teve partido. O partido dele era e foi sempre a música. Não estarão por isso e propositadamente a querer apagá-lo da História e de Évora ? É que se não estão parece.

 NOTAS:

* PROJECTO DE FORMAÇÃO DE ORQUESTRAS E COROS DE MOÇAMBIQUE- Visa a integração e inserção social bem como capacitação profissional por intermédio do ensino colectivo de Música, iniciando desta maneira a formação daquela que será a primeira Orquestra Juvenil de Música Clássica em Moçambique.

Esta iniciativa representa uma possibilidade de mudança na vida de jovens e crianças que, através da prática colectiva de música, adquirem ferramentas essenciais para o desenvolvimento pleno das suas capacidades. A formação desta orquestra é baseada em experiências comprovadas.

https://www.youtube.com/watch?v=G5FrBRhzTE4

https://www.youtube.com/watch?v=VpW-LUAmKZE

https://www.youtube.com/watch?v=Y6x2f-dcA_g&t=9s

https://www.youtube.com/watch?v=bM4ktnvdkiE

https://www.youtube.com/watch?v=4ammhbplNsw&list=RDGMEM8h-ASY4B42jYeBhBnqb3-w&start_radio=1&rv=3O723SxnkfU

https://www.youtube.com/watch?v=G5FrBRhzTE4&list=RDGMEM8h-ASY4B42jYeBhBnqb3-w&start_radio=1&rv=Bu3tXRBpNUs

 

** “Eboræ Mvsica” há 25 anos, associação que tem por objetivos a interpretação e divulgação da Música, em especial da obra dos grandes compositores da Escola de Música da Sé de Évora, fomentar a aprendizagem do Canto, a Formação Musical e a formação de Músicos em vários instrumentos, contribuindo para a valorização pessoal e social de crianças, jovens e adultos.

 

Formou muitos Alunos com os Cursos Secundários em Violino, Formação Musical, Trompete, Saxofone, Piano, Clarinete e com os Cursos Básicos em Violino, Viola Dedilhada, Acordeão, Clarinete, Piano, Trompete, Violoncelo, Saxofone, Clarinete, Piano, etc, e promoveu a continuação dos estudos superiores a vários Alunos.

 

** https://eborae-musica.org/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

*** https://www.yumpu.com/pt/document/view/12827698/mosaico-6indd-camara-municipal-de-evora

 

*** https://issuu.com/dcrecmevora/docs/mosaico_8_bx?fbclid=IwAR2IK-ubemNGflWTagZnKqgpkNvgWp5KxsXqaVdJ8f0K8B-cpsoxdfNUNOU

**** https://pt.wikipedia.org/wiki/Falsifica%C3%A7%C3%B5es_de_fotografias_na_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica

 https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/galeria/foto-manipulacao-stalin.phtml

https://br.rbth.com/historia/81289-photoshop-sovietico-propaganda-stalinista

https://www.bbc.com/portuguese/vert-cul-42810209












NOTA. SE GOSTASTE PARTILHA ESTE TEXTO COM AS TUAS AMIZADES, AJUDA-AS NA ANÁLISE CRÍTICA, A ESCLARECER POSIÇÕES E CLARIFICAR ASSUNTOS.