quarta-feira, 12 de maio de 2021

695 - “ ANTECIPAÇÃO, O FACTOR CRUCIAL “

 


695 - “ ANTECIPAÇÃO, O FACTOR CRUCIAL “

# TEXTOS POLÍTICOS 10 #

O homem, e espero que enviem também alguma mulher a fim de garantir a igualdade de géneros, prepara-se para conquistar Marte, e os cientistas, astrofísicos e astrónomos têm tudo previsto, estudado e pensado, antecipado, no sentido de que o improviso os não venha a solicitar. Estudo, previsão, cautelas e caldos de galinha parecem ser, segundo um programa por mim visto no Canal Odisseia a receita da NASA, aliás já experimentada, testada e comprovada anteriormente com sucessos assinaláveis. Lá estava a órbita da Terra e a de Marte, e no ano no dia na hora no minuto e no segundo em que as duas mais se aproximarem, o tal alinhamento astrológico de que os astros e o zodíaco por vezes nos falam, zabumba na caneca ! Será lançada uma nave há muito programada ao segundo e ao pormenor.

 

Antecipar situações e resolvê-las antes que se lhes deparem é o pão de cada dia daquela gente, mas, bem vistas as coisas, antecipação tem sido o que tem permitido aos homens e às mulheres chegarem onde chegaram, e às nações, e empresas, e poderíamos adiantar que a tudo que, de uma forma ou de outra implique conquista, superação ou sucesso, do jogo de futebol ao xadrez, das damas às cartas de poker, na política, no toureio a cavalo  e aos bandarilheiros, sobreviver. Claro que há sempre um ou outro pormenor e um ou outro detalhe inesperado, há quem diga que o diabo se esconde precisamente nos detalhes, mas um detalhe é isso mesmo, um detalhe, um pequeno pormenor fácil de contornar mas igualmente capaz de emperrar uma engrenagem, porém uma excepção, não a regra.

 


De Tróia e Esparta à Roma de César, a Napoleão, Trafalgar, Wausterlitz, Wellington, Waterloo, Solferino, à Guerra Russa Patriótica de 1812 que deixou Napoleão vencido às portas de uma Moscovo deserta e incendiada, à batalha de Balaclava, tristemente lembrada como exemplo da falta de coordenação, ou de estudo, ver a “Carga da Brigada Ligeira”, imortalizada no poema homónimo de Tennyson, à guerra da independência e à guerra da Secessão dos EUA, a Verdun, a Galípoli, Ardenas, invasão da Normandia no dia D, Estalinegrado, Midway, Guadalcanal, até onde quer que se esperou pela sorte ou pelo destino, os estrategas e os tacticistas debruçaram-se sempre antecipada e cautelosamente sobre as situações procurando antecipar tudo, calcular tudo, dos movimentos do inimigo à sua força e composição.

 

Em Portugal, a última vez que que alguém procurou antecipar e acudir ou remediar de modo minimamente atempado, minimamente programado, pensado, premeditado e ponderado resultou num grito de guerra que inda hoje ecoa nos ouvidos de muita gente;

 

- Para Angola rapidamente e em força !

 

e foi proferido em 13 de Abril de 1961 aos microfones da Radiotelevisão Portuguesa porque o bandido que foi Salazar não entendia, ou não concebia, vir um dia mais tarde a entregar aos seus pares o testemunho dum país dotado de menos património do que ele recebera. O resto são peanuts. Aquele bandido não quis (morreu sem o ter dado), não quis abrir mão do nosso património, aliás a sua falta de carácter e de respeito para com o próximo levou-o a amealhar durante quase quarenta anos, tendo-nos deixado os cofres cheios, muito dinheiro, muito ouro, mas um país carente de infra-estruturas, e que agora temos vindo a construir à pressa, pagando-as caríssimas, sendo um encargo para toda a nação e uma bênção ou um maná para alguns. Bem, nem tudo foi mau, escolas por exemplo construiu umas quinze mil em perto de quatro décadas, das quais Nuno Crato só em três anos fechou metade, trabalhando bem e depressa como Nuno Crato o fez haverá bem poucos. Enfim, peanuts.

 


Assim como assim o Nuno só antecipou, afinal já quase nada é nosso, nem o pilim que o bandido cá deixou. Qualquer dia somos todos emigrantes sem sair da nossa própria terra, nada será nosso a não ser as chicotadas que nos caírem no lombo. Isto está entregue à bicharada, a caucasianos, chinocas e pretos, o bandido deve estar a rebolar-se de raiva na cova, tão nacionalista e patriota ele era. Portanto confirma-se uma vez mais, antecipar ou não, eis a questão, o factor crucial.

 

Ainda lembro o dia em que a UE anunciou a extensão da linha do TGV até Badajoz, que chegada ali parou, dei por mim pensando que estamos ficando de novo sós, já não orgulhosamente sós, nem por o desejarmos, mas porque não interessamos a ninguém, nem como gentes nem como economia e todos nos cagam em cima, a começar pela UE que depois de durante anos nos ter enterrado ingloriamente em dinheiro se deve ter fartado de nos aturar.

 

Está mais que visto que, quer queiramos quer não, estamos voltando à versão pobre do “orgulhosamente sós”, nem sei se iremos desenvolver-nos com base no mercado interno, que isto nem é interno nem é mercado, não é nada, nem dinheiro temos para mandar cantar um cego, e andamos a discutir décimas de crescimento ou décimas no desemprego, tudo merdices ridículas que deveriam envergonhar quem as discute, o problema é que não antecipámos, nunca antecipamos e agora todas as merdas nos caem em cima. Antecipar, eis a questão, o factor crucial.

 

Porque não acautelámos, porque não antecipámos as dificuldades nunca lhes fizemos frente, nunca as driblámos e hoje, paradoxalmente a nossa esperança radica no crescimento da miséria, da pobreza e da fome, que tornarão vantajoso deslocalizar para aqui as empresas da Europa em vez de para a longínqua China ou para a turbulenta Europa de leste. A fome é assim a nossa última réstia de esperança, e também muito boa conselheira, dizem, é de tal ordem o labirinto de situações e de contradições em que Portugal se enleou (em que as nossas elites o enlearam), que ninguém vê saída nenhuma, a não ser que apareça outro bandido bem amado. O último conseguimos mantê-lo connosco quase quarenta anos.

 


O mal nem está no Pedro nem no Costa, dois parvalhões muito diferentinhos, o mal vem de há quarenta anos, o mal são 500 mil desempregados, 500 mil emigrados, 500 mil mal empregados e mais 500 mil arruinados... O mal vem da libertinagem e da desvalorização de valores nos últimos quarenta anos, desvalorização da ética, da moral, da responsabilidade, da competência, da honestidade, da lealdade, da fidelidade, da solidariedade, da liberdade, a tudo isso demos sumiço, contrapondo a quarenta anos do bandido Salazar e de moderação e poupança.

 

Jerónimo de Sousa, disse em Abril de 2016 no Algarve e erguendo bem a voz; "Nós precisamos produzir mais, de produzir mais riqueza e distribui-la melhor" levando-me a concordar plenamente com ele. Arrastou-me consigo, coisa que há muito não conseguia, proclamou ele que precisamos produzir mais, ora nem mais, tão simples como somar 2 + 2, porque ele sabe haver perigo, está vendo o exemplo do Brasil, desta vez o golpe não virá pela mão de um Pinochet, desta vez a coisa será mais elaborada, já está sendo, será a mãozinha invisível dos mercados disfarçada de normas democráticas da UE, ou com qualquer outra roupagem, talvez um suave figurino McCartista, e descambando aí para onde fugirão os perseguidos e exilados ? A Leste tudo arde, a Coreia do Norte é fria e tem uma língua difícil de aprender, a Venezuela anda em bolandas, resta Cuba, onde todos querem tudo menos ver os portugueses a roubar-lhes os parcos empregos. Se isto cai nem haverá um lugar onde passar ou viver a clandestinidade.

 

Mas, contudo, todavia, porém, a esperança é sempre a última a morrer, olho para o jornal da terra e deparo com o maior investimento alguma vez efectuado nas margens de Alqueva, o maior e certamente o único, na página principal e com desenvolvimento nas interiores anuncia-se ter sido sinalizado o início de um percurso pedestre ligando as aldeias ribeirinhas, tendo sido inaugurado o momento com pompa e circunstância. Embora não passe de um projecto, segundo percebi, ligará todos os concelhos dos 14 municípios ribeirinhos, existindo igual projecto para o BTT.

Haja pois esperança, o Turismo do Alentejo também estava solenemente representado dando ar de seriedade à coisa, estamos salvos, vão chegar via aeroporto de Beja resmas de caminheiros ou caminhantes, e paletes de ciclistas ou ciclo-alpinistas amantes do BTT. Se o ridículo matasse e a parvoíce em vez de fazer rir nos desse dinheiro, a esta hora estaríamos todos mortos de riso ou no mínimo ricos…           

 

* NOTA; E porque alguém me perguntou há momentos ingénua e inocentemente ; “Antecipar o quê ? Que é que há para antecipar ? Não compreendo “. Eu responderei: Antecipar é reformar, conceber e aplicar reformas, atempadamente, constantemente, porque o mundo gira depressa e nunca meias-reformas ou reformas esfarrapadas…



NOTA. SE GOSTASTE PARTILHA ESTE TEXTO COM AS TUAS AMIZADES, AJUDA-AS NA ANÁLISE CRÍTICA, A ESCLARECER POSIÇÕES E CLARIFICAR ASSUNTOS.