segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

100 - COM TODO O DESPEITO...


Estamos mal como país, é um dado adquirido, porém caminhamos para pior… e uma certeza sempre é algo mais palpável, aceitável… Contudo, só néscios acreditariam numa melhoria, rápida ou não.

Sempre vivemos em crise, o período Salazarista foi uma época de crescimento, excepcional, mais por ter crescido, não por terem sido fenomenais os resultados conseguidos, ou os níveis de bem-estar obtidos. Todavia os de hoje sim !!! Envergonham-nos !!!

Le 25 avril était seulement un interrègne dans le crise endémique du pays ... Pensámos estar vivendo no melhor dos mundos, ou, pelo menos, num país de esperança, afinal nem uma coisa nem outra, e mesmo essa nos é retirada...

Vivemos do emprestado, como sempre vivemos, e para o efémero, como habitualmente… Mas, se as crises do fim da monarquia ou as dos primórdios da república demoraram cinco a seis décadas a ser debeladas, (60 anos para sacudir o jugo de Espanha em 1580-1640, lembram-se?), não sei qual a razão pela qual o pessoal acredita agora que em meia dúzia de anos ou em duas ou três legislaturas a coisa se recomporá.

Idiotas como sempre fomos e somos, é o que me ocorre dizer…

Enterrámos a Educação em dinheiro e temos gente mais estúpida, menos culta e educada. Afogámos a Saúde em dinheiro e temos a saúde mais cara que nunca, subsidiámos a agricultura as pescas e a economia até definharem por completo, encarniçámo-nos vivamente contra quem alguma coisa queria fazer e agora queixamo-nos de que o investimento caiu a pique…. Construímos estádios e engordámos oportunistas… agora ficaremos a ver navios e a lamber os dedos pelo menos mais uns bons cinquenta anos…

Mais de quarenta levou o “ Salas “ a endireitar esta merd@ e os erros que lhe couberam em sorte quando tomou posse. Agora a coisa está muito pior que em 1926-1928-1932, e nós muito mais mal habituados exigentes e intransigentes…

Ocupámos os anos de democracia a lutar parlamentarmente por salários dignos para gestores, deputados e ministros, para que não houvesse desculpa que justificasse a falta dos melhores, criámos as melhores condições para “eles”… e que fizeram “eles” ?

Deram-nos a maior banhada do mundo… pobreza, miséria, a ausência de futuro…

Foi isto o melhor que conseguiram ? Francamente, para gente tão bem paga é muito, muito pouco…

È suposto socorrer com os lucros de empresas públicas sectores por natureza forçosamente deficitários como transportes, saúde, justiça e educação por exemplo, mas onde as empresas públicas rentáveis ? Onde os lucros se se resumem praticamente á CGD ? E a TAP, EDP, GALP, PT e outras que tais que ou nem são nossas ou jamais deram ou darão lucro ? E por que tenho eu que assumir os prejuízos da TAP se quando preciso andar de avião a preços aceitáveis tenho que recorrer ás low coast e a Faro ?

E ainda me dizem que gestores e políticos não deviam ser julgados ?

Nos idos de 70 / 80 era o aqui D’el-rei !! O poder tem que passar dos militares para os políticos !! Ao que estes anuíram com o célebre contrato dos 3 D’s… a saber: Democratizar, Desenvolver, Distribuir… mas até hoje só vi distribuir parvoíces, exigências e sacrifícios. Onde estão os lucros ? E ainda acham que os nossos gestores e políticos não deviam ser julgados ?

Multiplicam-se casos sem fim na justiça, como o Freeport, Face Oculta, Portucalle, Submarinos, Isaltinos e quejandos tais que acabei de fazer uma consulta no Google e me aparecem cerca de novecentos em investigação…

Fico pensando que todo o bicho careta, familiares e amigos próximos se encheu como nunca.

Os poucos políticos avant le 25 April que conheço não escapam a ser alvo de acusações na praça pública e não só, de oportunistas, tachistas, untuosos e seguidistas, mas sobretudo de serem cegos para a ética, e tanto mais cegos quanto mais próximos dessa ética republicana e democrática que tanto alardeiam defender se encontrem. Ora a justiça precisa funcionar não somente para condenar os culpados, mas igualmente para subtrair a suspeitas os inocentes e que creio sejam a maioria !

Há dez anos Guterres foi um visionário, viu o pântano e abalou fugindo, correndo. Barroso veio acudir, mas só até nos descobrir de tanga e então ó pernas para que vos quero ! São hoje os dois mais significativos casos de emigração bem sucedida, porém ninguém mais viu o que eles viram, ou emendou os erros que tanto os assustaram.

De governos votados e legais saíram fornadas de lobystas, manigantes de influencias, a nata da nata dos bandidos de colarinho branco, tão bem à portuguesa, e assistimos impávidos à sua desfaçatez despudorada !

Parece governar-nos gente atrasada no tempo, que não viu, por não ter querido ver, a velocidade a que o mundo agora roda e o tamanho que o mesmo tem, menor e mais rápido, todavia mais importante que os seus comezinhos interesses se comparados com os de toda uma nação !

Nação em que só em jogadas de experts da finança, os mais experts ainda que o filho do Lima… tão novo e tão dotado e prendado… parecem saber mover-se…

Teresa Guilherme, essa personalidade que nos servem como exemplo, terá afirmado uma vez não dar a ética de comer a ninguém… Ora parece haver muita gente que se bem o pensa melhor o faz. Hoje são por demais as situações em que a moral é publicamente pisada e vilipendiada, patriotismo, nacionalismo e coesão não se forjam assim... Levando todos a pensar que se pudessem se desfaziam já desta merd@ de gente e de país.

Tenham calma.

O pior está para vir.

E com gente desta no leme, o fundo não é uma miragem, é uma certeza.


E ainda me dizem que gestores e políticos não deviam ser julgados ?