sábado, 18 de julho de 2015

253 - ARRANJA-SE EMPREGO * ……….....…...……


Parte 1
A crise tem arrasado o emprego, os especialistas consideram terem-se perdido 300 mil empregos durante os últimos anos de Sócrates e outros tantos depois do novo e inexperiente governo ter entrado em funções. Os milhentos cursos existentes e sem qualquer interesse também não ajudam a equilibrar a procura e a oferta...

Não é um panorama animador, e espelha a incompetência e incapacidade de prever, acautelar e enfrentar os problemas com que nos debatemos desde o 25A, problemas que todos tornearam, ou empurraram com a barriga, sem resolver. Aberta a inadiável crise os números estão aí para o comprovar e, com taxas de crescimento ridículas, que nem tão pouco se aproximam dos 2%, quanto mais dos 4% mínimos necessários para que algum emprego tímido se crie, só mesmo gente oportunista e demagoga achará que o desemprego está a descer. Eu diria antes flutuar ao sabor de mais ou menos estágios que o governo financia como estratégia para o camuflar. Somente parvos acreditarão numa recuperação que nem daqui a vinte anos virá, e no entretanto, uma, duas ou três gerações, nada mais conseguirão na vida que criar calo no cu, como os macacos.

Com o advento da democracia e o abandono dos cursos profissionais cometeu-se um erro crasso, há cursos a que somente agora, passados quarenta anos estamos a voltar. Em simultâneo, e em contraste com o que os governos apregoam à boca cheia, investir e criar a própria empresa tornou-se quase proibitivo, dadas as dificuldades financeiras, fiscais, legais e burocráticas a tornear, areias movediças onde contudo alguns papalvos se aventuram.

 Apesar do ensino profissional ter voltado em força, embora tarde e a más horas, deixa todavia lacunas em determinadas áreas altamente rentáveis, que não foram contempladas com um único curso. São áreas em que ninguém parece disposto a apostar, a pegar, ou a promover. De minha livre iniciativa irei, (n.b. fui professor, estou aposentado), em dois ou três textos, procurar ajudar quem estiver interessado em ajudar-se nesta adaptação ao mundo do trabalho e na escolha de um inovador ramo profissional. A formação, que no caso é muito especifíca, tem sido até aqui completamente descurada e a sua ausência tem diariamente colocado a ridículo quem, devido à sua falta ou a má preparação, exerce neste âmbito alguma actividade. 

Alertarei para as vantagens, desvantagens e enquadramento legal deste tipo de ocupação, atendendo a que a profissão será professada, ou exercida, num país altamente disfuncional como é o nosso caso, e frisando desde já não me considerar minimamente responsável por quem assuma o mister, tanto mais não se tratar de uma brincadeira de crianças ou de coisa para menores.

Trata-se de uma profissão que deve ser abraçada com sinceridade para ter sucesso, não escondo exigir algum trabalho, qualquer licenciatura de merda o exigirá, e não trará de retorno um milésimo da compensação, também não escondo que exige um caracter forte e uma personalidade vincada. Se és dos que preferem a papinha feita vai para arrumador de prateleiras ou caixa de um hipermercado e não percas tempo, nem mo faças perder a mim que me fartei de aturar gaiatos e já cá tenho minha dose.

Como ia dizendo trata-se de uma opção muito compensadora, e o low profile que exige casa bem com o facto de sobre ela serem divulgadas pouquíssimas ou nenhumas informações, sobretudo no que concerne aos rendimentos auferidos, ou obtidos.

Dir-te-ei, a título meramente facultativo, estarmos perante uma área que alimenta vastos sectores da economia, dos seguros à investigação de ponta, da electrónica aos recursos humanos, à construção metalomecânica, e presente desde o mais modesto e baratucho carrito à residência mais luxuosa.

Exigirá de ti um leque de conhecimentos muito particulares que nada têm a ver com as generalidades que enchem os currículos de quaisquer cursos universitários, saber este que só informalmente poderás adquirir, reclamará de ti uma entrega total, sangue, suor e lágrimas, mas em contrapartida compensar-te-á principescamente. É garantido. Terás que aprender a ser controlado, contido, comedido, a raciocinar rapidamente, a ponderar decisões, a ver, a observar, a deduzir e intuir, e a cultivar o sangue frio e a arte da paciência. Confesso-te ser para mim que meramente ensino algumas matérias, altamente absorvente, motivador e aliciante.

Depois de todo o palavreado que debitarei durante os 3 ou 4 textos prometidos, poderás solicitar junto de mim informações sobre a formação, custos, horários, preços, propinas, jóias, sinais, adiantamentos, reclamações, devoluções, etc. etc. etc... Logo que terminados os textos abrirei em simultâneo as pré inscrições, pelas razões que a seu tempo compreenderás só aceitarei um (a) aluno (a) de cada vez. Cada um de vocês desconhecerá os restantes, e cuidarei de acautelar que nem tão pouco se cruzarão à entrada ou à saída. O sigilo é a alma do negócio, até os agentes secretos de maior sucesso são os que ninguém conhece, ou conheceu, nem tão pouco alguma vez se soube o que faziam, ou fazem.

Adiante, ou antes em frente que atrás vem gente, como diria uma amiga que tive e morreu de impaciência. * (continuará num próximo texto)

Nota- Para as senhoras, porque se dedicam mais e exigem menos de mim, haverá um desconto substancial que deverão considerar.