quarta-feira, 17 de maio de 2017

431 - OS 4 MAGNIFICOS DE MOUNTAIN VIEW ...


Mais por curiosidade do que por quaisquer outros motivos, passado algum tempo após ter iniciado este blogue, anexei-lhe duas aplicações que poderão observar na margem direita do dito cujo e que inicialmente me indicavam na hora e sem falhas a proveniência dos meus leitores. Passada a satisfação inicial, essa particularidade infalível das ditas aplicações permitir-me-ia dar-me conta das visitas de alguns dos meus amigos ao blogue e conhecer em simultâneo a cidade onde vivem. De salientar que alguns desses amigos são veros amigos e gente conhecida, gente daqui, de Évora, gente que emigrou, com quem inclusive troco correspondência electrónica, geralmente mensagens breves e curtas no Hotmail e no Facebook.

A precisão matemática dessas aplicações deu-me uma melhor noção dos lugares ocupados pela diáspora portuguesa, e mais que isso, a noção da deslocação de alguns dos seus membros, e também ou provavelmente apenas o aparecimento de um ou de mais uns leitores. Aos eborenses que acompanho, e em especial aos que não se fixaram, antes se tornaram nómadas da diáspora, observo os movimentos, muitas vezes sabendo de quem se trata, um ou outro conhecido, vagueando por exemplo de Itália para a Europa Central, República Checa, ou então para a GB e Escócia, pois até em viagem de férias e turismo acompanhei o percurso d'alguns, pela França, Bélgica, Holanda, movimentações igualmente assinaladas no Facebook pois os recentes telemóveis captam e informam, dispensando ordens do dono, os passos dados e os lugares visitados, no dia, na hora, e no segundo em que o fazem. Mercê desta modernice drones armados já têm "despachado" terroristas cujo número é conhecido e se esquecem de desligar o telemóvel ou esta aplicação...

Essas duas aplicações no meu blogue regozijavam-me e distraíam-me, informavam-me, conjugadas com o serviço de estatística do próprio blogue, dando-me uma panorâmica bastante completa do universo dos meus leitores a ponto de poder afirmar com exactidão onde se encontram e sobretudo onde se concentram. Estou em condições de vos afirmar e garantir que na Lua e em Marte p’ra grande tristeza minha e por enquanto não possuo ainda nenhum, mas talvez não demore…

Naturalmente também terá havido quem tenha vindo embater no blogue por acidente ou engano, daí que só contabilize as visitas que se repetem uma e outra vez denunciando alguma constância, uma procura propositada e não aleatória, casuística ou errónea. Contudo paulatinamente o número de visitas e de lugares de onde são oriundas tem vindo a aumentar, se considerarmos ser a língua portuguesa uma língua difícil para estranhos, embora seja a quinta língua mais falada do mundo, considerando a especificidade do blogue, cuja leitura não é para todos pois é algo difícil, essa persistência e constância da procura aliadas ao aumento de leitores certamente me regozija ainda que não seja esse o fito deste texto.

Na realidade devido ao aumento do volume de visitas as ditas aplicações perderam alguma da sua eficiência, não tanto o globo, no qual é necessário clicar para que entre em funcionamento, mas especialmente a outra aplicação, que além da falta de instantaneidade e precisão que agora acusa, tem-me contudo dado a conhecer a perda de leitores da diáspora, concluo ter a instabilidade ultimamente registada no mundo afectado sobremaneira as suas vidas. Ou isso ou a merda do blogue a alguns não cativa, também tenho que ver e aceitar a possibilidade oferecida por esse prisma. E assim chegamos ao cerne deste texto, nem mais nem menos que quatro leitores muito especiais que há muito me seguem, ou perseguem, e de cuja perseguição há muito me apercebera. Tenho em Mountain View, Califórnia, USA, quatro servidores fiéis, e quando falo em servidores refiro-me a computadores, servidores esses que só numa condição me acompanham e visitam, condição que religiosamente há anos cumprem com inusitada eficácia.

Não fazem visitas aleatórias, antes a sua curiosidade é despoletada se e quando mexo no blogue, exclusivamente quando mexo no blogue, seja para adicionar um novo texto seja para corrigir um erro nalgum outro, haja mexida nos textos e eles quatro aparecerão quase de imediato e todos de uma vez. Hoje quis, deu-me vontade de conhecer, saber que cidade é essa, saber mais sobre essa cidade de  Mountain View, e nã é que tive uma surpresa ?

Há muito me apercebera ter ali não quatro leitores mas quatro controladores, quatro perseguidores, foi para mim uma enorme surpresa ter-me apercebido que Mountain View é a sede da Google, logo o pensamento me derivou para este simples facto, a Google espia-me, mas para quem ? A mando de quem ? Porquê ? Quando na brincadeira acusamos o Facebook, podem incluir a Google, de saberem mais sobre nós que nós próprios não estamos a brincar, “eles” pelo menos não estão, a tecnologia e os modernos filtros e algoritmos permitem-lhes espiar e filtrar tudo e todos, temos tido provas disso, até com os telemóveis e os televisores, que nos espiam mesmo que os desliguemos.

Mas por quê eu ? Que mal fiz ? Sou terrorista ? Não, não sou, mas há perto de quinze anos integrei uma missão humanitária inserido numa ONG internacional, numa missão de paz em visita ao Iraque precisamente quando a operação “Choque e Terror” eclodira, operação que parcialmente vi e vivi e acerca da qual na altura escrevi um livro. Tal foi o bastante para ser colocado na lista negra, ou foi por isso ou foi pelo meu papel em África há quarenta anos, mas neste último caso duvido, porém não brinco, vejam com os próprios olhos, cada vez que meter um texto novo no blogue ou simplesmente lhe mexer aparecerão seguidinhos e automaticamente as quatro visitinhas dos quatro magníficos de Moutntain View !


- Olá !! Estão aí ????? Isto é p’ra vocês !! Beijinhosssssss !!



No dia seguinte um amigo remeteu-me este link : 
http://tempocontado.blogspot.pt/2010/01/mountain-view-causa.html