terça-feira, 21 de novembro de 2017

476 - CARTEIRO EM BICICLETA by Luísa Baião


Acabou de passar o carteiro na minha rua e, uma vez mais, não me trouxe uma carta tua, não que a esperasse, embora muito a desejasse e tu, sabido, nunca ma tivesses prometido.

Mas neste momento seria uma carta tua a única coisa a fazer-me sair à rua, recolhida que estou, inda que amante de guarida nunca tenha sido, nem sou. Mas aborrecem-me os pixéis, os posts, os tweets e os instagrams, confundem-me os neurónios e sempre preferi o cara a cara com os Sertórios ou outras abéculas que essas ao menos não me enleiam a molécula.

Gosto de ver-te, de sentir-te, de tocar-te, ouvir-te sorrir, gargalhar, consigo até gostar das caneladas atiradas quando rindo te estiras, quase caindo da cadeira c’a bebedeira de riso. Às vezes basta-me isso, um sorriso e pouco mais pois até os animais, e a minha Mimi que o diga, apreciam coisas tais e também ela, mal soa o carteiro corre à varanda primeiro e corre depois os quintais, saltitando pelos ares apanhando borboletas, gafanhotos e lagartixas, ou aventais nos estendais e, esquecendo completamente o que a levara à varanda, o barulho do carteiro numa bicicleta a pedais.

Carteiro em bicicleta é, deste modo e para nós duas, novelo bem enrolado que ela empurra brincando fazendo-o rebolar, mas para mim cheio de nós que me canso a desatar, porém, desde que a linha vá sobrando e eu com ela enquanto espero, novos laços vou atando... Desfaço nós enlaço laços, seja ou não seja Natal, porque os nós que desato são laços que irão ficar, são paixões que largo no ar, que qualquer um pode apanhar, juntá-los presos num nó e p'lo correio enviar a qualquer uma de vós a quem deseje enlaçar.

Depois é ver-vos felizes, e p’los cafés saltitando, as cadeiras derribando ou no quintal esvoaçando, as borboletas caçando, os gafanhotos temendo e das lagartixas fugindo em cada manhã de sol e até ao carteiro se ouvir a campainha tinindo, avisando sua excelência que tráz para vossa eminência uma cartinha perfumada e por abrir. Dizei-me então raparigas qual a cartada jogada no hotmail ou no gmail que vos deixe assim desvairadas ?

Tanto progresso anda a matar-nos e a deixar-nos frustradas, eu inda tenho guardadas cartas de cores bem rosadas que hei-de escrever um dia e enviarei às carradas a quem sei que as aprecia. Bastarão dúzia e meia de frases bem estruturadas, pozinhos de perlimpimpim feitos das caudas cortadas às lagartixas p’la Mimi, uns salpicos de perfume e a língua bem passada p’la cola do envelope para que, desde o carteiro a quem quer que seja carreteiro e a leve ao seu destino, a todos faça rejubilar, saltar, pular de contentes e, como uma amiga diria, subir correndo um escadote, ou, como o refrão duma canção cujo mote é a paixão, deixar-lhes o maravilhoso coração despedaçado.


Por isso caras amigas dai laços, apertai nós, pois o mundo anda desgraçado e mui pior sem nós andaria, nósinhas, nozesinhas onde o amor navegará por sobre mares e oceanos porque é para isso que cá estamos e, ao contrário do que afirma a ciência na sua infalível inocência, não são os musaranhos que sobreviverão à emergência, à inclemência, à impaciência, à hecatombe, à destruição, à bomba, ao apocalipse, ao armagedão, ao caos. 

Somos nós, nosinhas, avós, filhas e mãezinhas, somos nós qual casca de noz quem terá que, nos momentos fatais fazer de mães e de pais, levar a bom porto o barco, incutir esperança aos demais, espalhar o amor p'los quintais, dar trabalho a carteiros em bicicletas a pedais fazendo promessas aos demais.

Natal será pois quando e sempre que uma mulher quiser, e, visto entre o ser e o querer ir um passinho de pardal, irá ser o ser o ser ou não ser da questão, eu já tenho a minha parte, eu já tenho o meu Baião, cada uma fazei por si q’uisto nã é uma lição mas foi cousa que aprendi. 

E fico vendo-o passar, ao carteiro não há que enganar, pedalando sem parar, a campainha calada, e, embora mui desejasse não me trouxe uma carta tua, a tal carta que tu, marido, nunca juraste enviar-me por nunca te sentires perdido.

O sol brilha na varanda desta janela francesa onde me quedo recolhida esperando divisar-te mal apareças gingando ao fundo da avenida. Gosto de ver-te, de ouvir-te, de tocar-te, de sentir-te, de sorrir-te e dar-te umas caneladas p’ra te ver rindo atrapalhado a bandeiras despregadas e tentando o equilíbrio nessa mesmíssima cadeira donde em várias ocasiões já te estampaste. 

Gosto, gosto de ti já to disse bastas vezes, tanto tanto que o que mais gosto é mesmo sarrazinar-te a molécula e meter-te a mão nos neurónios. Amo-te Bertinho matreiro, mesmo que seja a Mimi quem ganha festinhas primeiro.

Era uma vez um cavalo,
que vivia num lindo carrossel,
tinha orelhas altivas,
e um lindo lacinho de papel !
A correr xá lá lá !
a saltar xá lá lá !
cavalinho não saía do lugar xá lá lá !
(canção da minha infância)

by Maria Luísa Baião, Évora, 21 de Novembro de 2017