domingo, 24 de julho de 2016

365 - UM PIVOT DE REGA QUE NOS FAZ RIR * .....


Fixem esta sigla, CEiiA, Centro de Engenharia e de Desenvolvimento de Produto, situado em Matosinhos e que soma projectos atrás de projectos, desde o novo avião da Embraer a carros eléctricos, scooters e bicicletas inteligentes, etc, etc, etc. Segundo alguém disse:

"NESTA CASA DE ENGENHEIROS O CÉU É O LIMITE" 

Eu deveria ter-vos elucidado quanto ao título, rega por aspersão, não confundir com rega por expressão, asneira de um antigo aluno meu que então muito me fez rir e de cuja conversa se desenvencilhou com um:

 - E não é ? Não é uma asperção corrente prof ?

A velha UE, Universidade de Évora, anda há cerca de 10 ou 20 anos a desenvolver um pivot, ou um sistema de rega gota a gota de que pouco ou nada se sabe, nem sequer se tal desiderato ainda continua nas mãos dos sábios, a fim de receber o último retoque, ser-lhe adaptada a última moda, como faria Bocage. Desconfio, não tenho a certeza, e não consegui esclarecer-me, que a UE também assinou protocolo com este agora celebérrimo CEiiA, para quê, com que contributo ou vantagens, está como sempre por cá, no segredo dos deuses. Quando a UE reabriu a populaça teve a esperança que fosse um polo de desenvolvimento da região, desde então quer o país quer especialmente esta esperançada região, têm-se arrastado pela cauda do desenvolvimento europeu, agitando a bandeira dos últimos lugares como as cascavéis agitam os guizos. Por aqui a única coisa que verdadeiramente se sabe é haver ali bons empregos. Ali na UE. Empregos que o contribuinte paga, com que beneficio ninguém sabe, ninguém se atreve a perguntar, até porque ninguém lho diria. Como sabemos a transparência é o grande apanágio dos democratas desta terra. 


Pois lá no norte, por volta do ano 2000 foi fundado o CEiiA – Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, um projecto inovador que desde o princípio congregou à sua volta empresas, universidades e centros de inovação, com um forte envolvimento das entidades públicas. As instalações do CEiiA começaram inicialmente por localizar-se na Maia, era o Tecmaia, polo da Maia – uma das primeiras Plataformas de Ciência e Tecnologia de Portugal – e estava já então sonhando com o que agora é uma realidade, o Novo Centro em Matosinhos – um autêntico viveiro de idéias tornado referência a nível global – o CEiiA – que apresentou há dois anos em Itaipú, em Foz de Iguaçu, no Sul do Brasil, um Projecto de Parceria Internacional na área da Mobilidade Inteligente – é um dos melhores exemplos do que precisamos para Portugal. Confiança, ambição, talento e valor, ou valor acrescentado, são as palavras-chave dum projecto que hoje já é futuro !
       O CEiiA é já há algum tempo o motor de um cluster estratégico centrado na área das indústrias da mobilidade, o que nos últimos anos lhe permitiu o desenvolvimento, na base da inovação e criatividade, de competências, de talentos e de novas oportunidades. A dinamização da criação de valor e reforço da inovação tecnológica ganhou muito com o trabalho em rede, e com a forte presença global do CEiiA, que apostou numa estratégia coerente, constituindo-se o centro duma convergência estratégica entre o estado, as empresas e as universidades / Centros de Inovação – o CEiiA já é uma referência nesse novo Modelo de Desenvolvimento Estratégico então adoptado para o país. (?)
     O investimento em inovação e valor desempenha um papel de alavancagem e de mudança único. Portugal precisa de forma clara de conseguir entrar com sucesso no roteiro de investimento associado à captação de empresas e Centros de I&D identificados com os sectores mais dinâmicos da economia, sectores de vanguarda, de ponta, as tecnologias de informação e comunicação, energia, automóvel e aeronáutica, entre outros. Foi isso que o CEiiA soube fazer nestas áreas através duma abordagem de actuação no mercado envolvendo os protagonistas sectoriais (empresas líderes, universidades, Centros I&D), cabendo às agências públicas um papel importante de contextualização das condições de sucesso de abordagem dos clientes., o exemplo do CEiiA tem por isso que ser potenciado, repetido, imitado, replicado, seguido.
     É importante que os protagonistas envolvidos neste processo de construção de valor percebam o alcance destas apostas estratégicas. Não se pode querer mobilizar o país para o desenvolvimento centrado numa maior equidade social e coesão territorial, sem criar riqueza, sem partilhar soluções estratégicas de compromisso colaborativo. Não podemos andar de costas voltadas uns para os outros. Pensando no futuro o CEiiA ultrapassou isso. Por perceber que a aposta em projectos estratégicos como os clusters de inovação e os pólos de competitividade são um caminho longo que exige persistência de trabalho e confiança e colaboração na acção. Neste momento está na, e vive na, ou luta na guerra global pelo valor e pelos talentos que é o pão nosso de cada dia e cuja guerra está aí para durar e durar… O CEiiA está na vanguarda e quem não estiver na linha da frente não sobreviverá, o CEiiA está na linha da frente, como o exemplo de ITAIPÚ*, da Embraer e outros estão a demonstrar.
Necessário se torna entender, estudar e divulgar este exemplo do CEiiA, com todas as consequências do ponto de vista de impacto na sua matriz económica e social. Se não houver um verdadeiro sentido de responsabilidade colectiva e estratégica à volta do nosso desenvolvimento futuro, tudo será posto em causa. Será acima de tudo o princípio de um fim que nunca pensámos poder vir a ter e que não se coaduna com a nossa vontade, ou antes a nossa premência, a nossa grande urgência de mudança. É por isso efectivamente grande o desafio que espera agora Portugal com esta aposta que Centros de Futuro como o CEIIA estão a protagonizar pelo mundo, numa batalha imparável pelo desafio da modernidade estratégica. Resumindo, ou comes ou és comido, ou crias emprego ou emigras, não há outro caminho.  **
* Fotos: Excepto a primeira todas as outras fotos foram todas roubadas ao Expresso Digital no sítio que tratava deste mesmissímo assunto, e cujo link vos indico abaixo.