terça-feira, 16 de abril de 2013

140 - CATARSE, OU CATAR-SE ..................................


A história da Europa é pródiga em guerras, a última, que deixou destruído meio mundo e a quase totalidade dos países europeus começa a ficar esquecida.

Dessa em especial, Portugal safou-se, e, para mal dos nossos pecados, não abraçou a catarse colectiva que viria a fazer dos países reconstruídos da Europa central e ocidental o paraíso que foram, e ainda são, se comparados com o purgatório em que estamos atolados.

Esses países renasceram das cinzas, das cinzas e de um sofrimento atroz, qual Fénix redimida dos seus pecados. Nós, mais recentemente, atravessámos 38 anos de democracia, atravessámos mas não aprendemos nem aproveitámos.

Há cerca de sessenta e poucos anos falhámos o Plano Marshall, mas de há quase quatro décadas para cá falhámos todos os planos que nos prometeram e que nunca vimos cumpridos…

É pacificamente aceite entre nós que o melhor que os nossos democratas conseguiram foi atolar-nos num buraco sem fundo de onde os mesmos, sempre os mesmos, se escapam, escorregadios, como enguias entre os dedos.

Evidentemente a culpa não é só dos oportunistas a quem demos oportunidades, mais difícil é assumirmos que parte da culpa também cabe a cada um de nós individualmente. A propósito você já fez este ano, este mês, esta semana ou hoje mesmo o que devia por este país que é de todos ?

Esta arenga não vem a talhe de foice, isto anda tudo ligado, é terça feira, são dezoito horas, e em menos de quarenta e oito já me deparei com um funcionário público exemplar, que também os há e felizmente cada vez em maior número, e devo dizer-vos em abono da verdade que raramente perco a ocasião para ali mesmo no momento e perante o menos óbvio lhes agradecer a postura, a amabilidade, a simpatia e a disponibilidade.

Em contraponto hoje cedinho, logo pela manhã, choquei de frente com uma besta-quadrada, e claro, também não dei por perdido o meu tempo e atirei-lhe com o ignóbil desempenho à cara.

Das dez da manhã até agora meditei e arrefeci, não quis escrever este texto debaixo da emoção e da revolta que me causou a ignorante atitude de quem não me atendeu como devia.

Das minhas deambulações meditativas conclui que parece estarmos precisados da nossa própria catarse. Superado o conflito de 39 – - 45 sem destruição nem desgraça catártica, amodorrámos.

Temo que os tempos de desemprego maciço pobreza e fome que temos pela frente nos levem à redenção que tão longa paz e prosperidade levou aos outros países que aqui citei mas não a nós. Temo que seja necessário um tão desumano sofrimento para percebermos que todos somos em simultâneo responsáveis e culpados da difícil situação em que nos encontramos.

Um dos problemas de Portugal pós 25 de Abril foi a existência, até hoje mantida, de quatro portugais, o Portugal socialista, o social democrata, o comunista e o cristão democrata... Ora enquanto não aceitarmos as nossas diferenças e diferentes interesses, enquanto democraticamente não delimitarmos a possibilidade de acção de cada um, e enquanto cada um não funcionar como parte de um todo, nunca seremos um país. E quem diz um país diz uma cidade.

Será necessário o sacrifício de 50.000 funcionários públicos para aceitarmos as nossas culpas e nos redimirmos ? Eu sei que há muitas culpas e ainda mais culpados, eu sei que há muitos caminhos e muitas mais opções, mas isso não me desvia um milímetro da arenga que pretendo impingir-vos, a responsabilidade de cada um de nós no estado em que todos nos encontramos.

E você funcionário público que hoje, como sempre, cultiva uma atitude reactiva ? Já se compenetrou que está a contribuir para o desemprego da sua classe e para o de milhares de portugueses ?  

Espero que já tenha vociferado contra este texto e contra mim todo o fel da sua alma e pare para pensar, estamos no mesmo barco, se você não me ajudar a mim como posso ajudá-lo a si ?

Quer vir para o meu lugar ?

Quer trocar de actividade comigo ?  

E promete passar a ter uma atitude proactiva ?

Ou ficamos cada macaco no seu galho e macaco não empata macaco como amigo não empata amigo ??  

Medite…

Eu prantei aqui as minhas meditações…

Deixe aqui as suas, deixe aqui o seu comentário.

Mas sob anonimato não por favor.

Tenha coragem a assuma-se, ao menos todos saberemos claramente quem tem e quem não tem culpas no estado desgraçado a que nos alcandorámos… 

:)