quarta-feira, 13 de julho de 2011

68 - NÃO TE LAVES JOSEFINA, ESTOU A CHEGAR...



Não é segredo para ninguém quanto os professores se esforçam por desencantar variadas estratégias e mnemónicas que motivem os alunos a conceder-lhes alguns minutos de atenção.

Uma vez, há muitos anos, ainda inexperiente, caí na asneira de abrir uma aula com a frase que dá o titulo a esta crónica, (habitualmente começava a aula com uma frase polémica mas marcante), claro que tive uma imensa dificuldade para os levar onde queria, precisamente à história e vida de Napoleão Bonaparte.

 A história de Josefina é verídica, Napoleão, que após as campanhas guerreiras que o afastavam de casa por longos períodos chegava sempre carregado de saudades, quando se encontrava a somente dois a três dias de distancia de Paris, enviava um estafeta da sua confiança com o polémico recado a Josefina.

Enfim, gostos e aromas não se discutem, o que discuto sim é uma notícia inserida numa edição do Expresso que não recordo, na qual, falando sobre comunicação social, nos dizia J.M. Nobre Correia; “ Há um exercício que os portugueses adoram, dizer mal do país e dos seus compatriotas. / Num colóquio internacional... um dos participantes evocou modestamente a questão do analfabetismo, da iliteracia e do nosso baixo nível cultural geral...”.

Nobre Correia falava de portugueses e da comunicação social portuguesa, por quem repartia as culpas.

Reparemos então que, enquanto na estranja evoluída das chefias aos profissionais e quadros superiores dos mais variados se formam nas chamadas Escolas Superiores, algumas mesmo Escolas Superiores de Administração, por cá é vulgar terem obtido um curriculum oferecido pelos lugares que o partido vai disponibilizando, quando não, terem estudado no Chapitô. Isto na pior das hipóteses, pois na melhor pode acontecer ser-lhes proporcionado um exame num fim de semana, por fax ou, aconteceu recentemente, ser castigado com nota dez….

Há quem boline na Europa das Luzes e a quem muito provavelmente tenham oferecido o canudo nos idos de setenta e na esteira da espuma do PREC ...               

Como diria eu num dia de boa disposição, o que mais custa é pagar-lhes as actuações, e tanto mais nos custa quanto bem caríssimo vamos ter que pagar, durante bastos anos o riso que nos roubaram…

Que responderiam se lhes perguntassem porque não se fez em mais de trinta anos o que nunca fizeram e agora se propõem fazer em escassas dezenas de meses?

Passariam por mentirosos ? Por idealistas ?

Não seria uma pergunta, seria uma paródia, paródia que faz diariamente delirar um pagode delirante, perdoem-me a redundância, delírio que deixa todos os nossos dirigentes, do político ao chefe e ao patrão, enxovalhados e chamuscados.

Acho que nunca houve o bom senso de alinhar em programas que poderiam ter contribuído positivamente para a elevação do que agora, felizmente e por enquanto ainda consideramos uma paródia, tempo virá em que nem a água do banho seremos capazes de pagar…

Napoleão tinha as suas razões, nós as nossas, não podemos é esquecer o contexto ou o cenário em que se desenrolarão as cenas dos próximos capítulos, aí chegados até a vontade de rir esqueceremos, e o delírio passará a alucinação e demência.


… Texto de Maria Luisa Baião, publicado no Diário do Sul em 2003