sexta-feira, 18 de março de 2016

322 - THE BLONDE AND BEAUTIFUL CECILE ......


À primeira vista não passava de um inocente convite, nem era o primeiro que ela me enviava, tentei recordá-la mas quase quarenta anos fazem diferença. Estará mais velha, tal qual eu, mas tenho que reconhecer ser o seu sentido de oportunidade tão agudo quanto dantes o era.

O velho Zé Eduardo está de pés para a cova, ela sabe-o bem, como sabe que a herança os irá colocar todos em pé de guerra e que a Isabelinha não terá pulso na família. Nem na família nem nos amigos mais próximos nem nos aparentados, para efeitos de interesses instalados vai ser uma revolução.

O convite é informal, curto mas claro, a rubrica dela a mesma, só o posto é agora mais alto, e se assim é por quê ela a convidar-me ultrapassando o protocolo ? Por nos conhecermos já ? Devido à confiança que se gerou entre nós ? À amizade cultivada e ganha por nós dois ? Há quarenta anos ou perto disso que a não vejo mas lembro como era bela, bela e alta.

Parco de informação o convite, em boa verdade mal o olhei mas de imediato vi à minha frente a geografia de África nos próximos dez a quinze anos, quero dizer a sua geopolítica,. Muito dinheiro eu ganhei por aqueles anos. Não fui somente eu, o Madeira também, mas esse é infatigável, montou logo um restaurante, Deus me livre, só o trabalho, eu preferi amealhar, amealhei e curti, quero dizer chapa ganha chapa gasta, foi-se mas casei as gémeas, o pé-de-meia serviu para ajudar no começo de vida delas e não estou arrependido, quer uma quer outra levaram um bom dote, um super dote, se bem que a Valentina tenha casado melhor que a Ermelinda. A minha Luisinha não acha, mas acho eu e isso basta-me.

No dia 11 de Novembro de 1975, o Dr. Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, em nome do povo Angolano proclamou a independência às 23:00 horas transferindo a soberania de Portugal, para o Povo Angolano, Holden Roberto, líder da FNLA, proclamou a Independência da República Popular e Democrática de Angola à meia-noite desse mesmo dia 11 de Novembro, independência que foi também proclamada nesse mesmíssimo dia em Nova Lisboa (Huambo), por Jonas Savimbi, líder da UNITA. Agostinho Neto, que morreria num hospital em Moscovo durante uma operação, foi substituído na presidência de Angola e do MPLA por José Eduardo dos Santos. Ao falecer em Moscovo, a 10 de Setembro de 1979, Agostinho Neto deixou atrás de si um país totalmente em chamas.

Foi o dinheiro mais bem ganho da minha vida, depois de recuperar daqueles ferimentos que eu pensava terem-me arrumado na prateleira cai-me ela no colo, no colo é modo de dizer, sofri em Xangongo (1) mas dei-lhes água pela barba, demos-lhes, não passaram, e isso é que interessa, isso bastou-me, afinal acabaram por pagar-nos para parar.

“                                            Quinta – feira 
Bar do Sheraton, vinte e trinta, poderemos jantar se confirmar a sua presença.
                                                  Cecile Sirleaf Botha                                              “
        
Nunca cheguei a saber se o seu nome era efectivamente aquele porque há uns dez ou doze anos tentei no Google, e já depois disso também, actualmente digamos, e nenhuma entrada me surge onde seja citada, mas basta-me o cartão e o seu nome, isso é que interessa. Da última vez visitou-me quando eu de convalescença nas Berlengas (2), e passadas duas semanas jantámos no Sheraton, aquele ali ao lado da velhinha Alfredo da Costa, mas nessa altura eu vivia em Lisboa e agora não me cheira, quero dizer não me agrada, cento e cinquenta quilómetros para lá, outros tantos para cá, não não, ela tem que ser mais concreta se quiser que eu me incomode. Mas adivinho-lhe os pensamentos, teme a desestabilização após a morte do velho Eduardo, teme pelas fronteiras de novo, mas não entendo por quê eu, há muito não sou operacional, será pelos meus conhecimentos, pelos meus contactos ?

Logo no início de 1975 fora desencadeada a Operação Carlota (Operación Carlota, em espanhol) o codinome da intervenção militar cubana em Angola. Grosso modo, esse nome apenas baptiza o nome da ponte aérea de emergência Cuba-Angola que o governo da Havana realizou para ajudar o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) a manter seu poder em Luanda e lá proclamar a independência, o que veio efectivamente a acontecer a 11 de Novembro desse ano de 75. No entanto, o que era para ser apenas uma intervenção de ajuda e aconselhamento militar ao MPLA para que este conseguisse expulsar do território angolano as tropas da UNITA apoiadas pela África do Sul e da FNLA, apoiadas pelo vizinho Zaire, transformou-se numa intervenção de larga escala que duraria dezasseis anos e envolveu não apenas soldados e conselheiros militares portugueses (estes em pequeníssima escala e funcionando em termos de contrato de avençados) mas especialmente cubanos, dada a quantidade de efectivos para ali deslocados e que além de militares incluíram médicos, engenheiros e professores. Cerca de 250 consultores cubanos chegaram a Angola em 1975. Até 1987, mais de 37 mil cubanos estavam em Angola e em 1988 chegaram a 50 mil.

O coronel morreu, o Abrantes também, a tal rede já nem existe e a haver alguma coisa será cada um por si. Ricos tempos, corremos mundo. Valeu a pena, eu estou bem, as gémeas estão bem, pena que cada uma para seu lado mas a vida é assim mesmo. Serão conselhos, será o meu conselho que ela quer ? Admira-me se não tiverem ninguém no terreno, têm, de certeza. Ou virá somente sondar, tirar nabos da púcara como dizemos por aqui. Não disparo uma arma vai para trinta anos, e curiosamente foi contra ela que a disparei ! Depois de acertarmos contas não, depois disso acabou-se, nunca mais. Desisto, vou esperar que ela se abra. Aquela guerra nem era minha.

A 14 de agosto 1975, uma mensagem “urgente e confidencial” do Alto - Comissário (interino) informa Lisboa de que foram dadas instruções sobre medidas de segurança ao consulado do Zaire por causa das informações públicas de que grandes quantidades de armamento estavam sendo fornecidas à FNLA, provindo de Kinshasa, capital do Congo ou Zaire.

Foram tempos duros, ganhava-se bom dinheiro mas eram tempos duros, e essa história de sermos só conselheiros era mesmo só história, era e é. E se os outros nos vencessem ? Se os deixássemos vencer ? Mandavam-nos para casa ou seríamos encostados ao mesmo muro que os demais ? Não os podíamos deixar ganhar, desse por onde desse. Além de que os pretos por esse tempo não valiam nada, chegavam tão depressa quão partiam, e não aprendiam nada, não sabiam nada, nem ficavam tempo suficiente para isso, eram um perigo até para eles mesmos. O que lhes valia era serem muitos, caíam uns apareciam logo outros, isso e os cubanos. Também lá ganharam bom dinheirinho esses com a história do internacionalismo libertário ou proletário. Pois. Até com os cardumes de peixe no mar acabaram.

No dia 21 de agosto 75 temendo o alastrar da influência comunista na zona e abrindo uma segunda frente a fim de enfraquecer o MPLA e deste modo ajudar a UNITA, as tropas sul-africanas desencadearam um ataque à cidade de Pereira D’Eça (actual Ondjiva), com focagem especial nos aquartelamentos militares do MPLA e cubanos. Na operação participaram helicópteros de combate excepcionalmente preparados, carros todo o terreno blindados e cerca de 600 homens brancos, incluindo alguns portugueses e negros. As forças do MPLA na altura controlavam essas áreas do sul de Angola e do deserto da Namíbia. O inimigo iniciou um ataque geral com a destruição das instalações e equipamentos da nação, referia a transmissão militar angolana captada pelos sul-africanos. 

Não faço a mínima ideia do que quererá desta vez a bela Cecile, quer dizer não imagino, mas o que quer que seja que ela queira desconfio já estar arrumado para isso, velho para isso, aposentado digamos. O problema é que esta gente nova não sabe nada de nada, nem dar dois tiros, quanto mais ensinar o que quer que seja, mas é que não sabem mesmo nada de nada, nem desarmar uma mina se fosse necessário. Coitado do Miranda, por causa de uma antipessoal de fragmentação é que ele se foi. Eram difíceis de detectar e mais difíceis ainda de desarmar aquelas. Foi a sorte grande para a viúva, mas os pretos demoraram mais de dez anos a cumprir o contrato. Pretos. Vão desestabilizar aquela merda toda outra vez. Aposto que vão, eu não me chame Humberto.

Em 1977, a África do Sul mudou a estratégia de defensiva para ofensiva, tentando caçar a SWAPO em Angola, movimento de libertação da Namíbia e que tinha apoio angolano, país com quem concertava posições e para onde se retirava para retemperar forças levando a mais um passo na escalada da guerra. Os Sul-africanos tinham percebido que não era possível proteger toda a sua fronteira contra a infiltração da SWAPO e que as tropas eram insuficientes. Desfeririam obedecendo à nova estratégia ataques preventivos contra as bases da SWAPO sendo a sua atenção concentrada nos resultados comparados do custo-benefício efectivo das operações lançadas. A Força Aérea Sul Africana deu muitas vezes cobertura aérea a estas operações de contra guerrilha. A sua intensidade aumentou em 1981 durante a operação Protea. A SWAPO foi varrida como ameaça séria entre 1983 a 1984, contudo e apesar da resistência dos sul-africanos viria a conseguir os seus objectivos e como partido político governa a jovem nação desde essa data, 1990.