domingo, 20 de março de 2016

323 - CARTA ABERTA AO EXPRESSO ......................


Não tenho Francisco Pinto Balsemão* por parvo, aliás tenho-o por pessoa de bem, ao contrário de Durão Barroso e de Guterres, que fugiram, ou de Passos Coelho, que amouxou subserviente. Ele e outros, não foi só o Pedrito. Ao contrário deles como ia dizendo, Francisco Pinto Balsemão provou em 1983 ser um grande homem, com H grande. Então como hoje, e ante as exigências parvas e desmesuradas do FMI, perante as quais todos se agacharam, ele mandou-os dar uma volta. Deve ter-lhes dito que ficassem com isto, ou que tomassem conta desta piolheira, e certamente os mandou à fava ou.... mais não digo que isto é público … Demitiu-se de PM, mostrou ter alguma dignidade, alguma vergonha e algum patriotismo, coisa que não se viu em mais lado nenhum ou em alguém…

Em pouco mais de quarenta anos Francisco Pinto Balsemão conseguiu erguer um império da comunicação e um semanário de referência, número um a nível nacional, premiado varias vezes internacionalmente. Mas envelheceu, Francisco Pinto Balsemão não o jornal, o Expresso envileceu. Bem sei que o Expresso não era ele, eram os seus jornalistas, mas a Francisco Pinto Balsemão gabo a capacidade de o ter mantido um órgão independente, ao invés de se meter, ou intrometer, teve a lucidez e a inteligência de deixar os seus jornalistas fazerem o trabalho bem feito, competia-lhe a ele proporcionar, e proporcionou-lhes condições para isso, e talvez ou quando muito ter-lhes-á exigido padrões de qualidade.

Ora é precisamente essa qualidade que o Expresso tem vindo a perder. Em primeiro lugar façamos um desenho geral da coisa, do grupo, grupo que infelizmente se vai bastando a si mesmo e não só aproveita as sinergias criadas mas as leva mesmo ao extremo, suga-as. Ignoro quantos trabalhadores tem o grupo, mas qualquer dia bastam-se a eles mesmos, produzem as noticias e os conteúdos televisivos, consomem-nos e compram os seus próprios jornais ou revistas, lançam os foguetes e correm a apanhar as canas.

Estou ficando saturado de apanhar sempre com as mesmas caras, na SIC os comentadores convidados são geralmente prata da casa, jornalistas da Visão, da Exame, do Expresso, e neste as reportagens ou noticias quando saem no sábado já tinham tido abordagem ou tratamento na quinta-feira no exemplar semanal da Visão, é de supor que em relação às restantes revistas se verifique ou suceda a mesma promiscuidade noticiosa.

O Expresso ganhou vários prémios, em especial virados para o arranjo gráfico, bonito, com florinhas e floreados, o que enquanto leitor menos me interessa num semanário não dedicado à flora, mas tirarem das suas páginas a poesia quando neste mesmo sábado 19 de Março do ano da desgraça de 2016 a página de Nicolau Santos desapareceu é demais ! Sem o Nicolau passo, mal mas passo, mas a poesia Senhor ?

Parece envilecer entregue a yuppies o Expresso, vergado às teorias da rendibilidade económica, mas cuidado, o diário económico morreu precisamente este fim-de-semana apesar de nele pulularem economistas… Há algum tempo que eu vinha condescendendo com Francisco Pinto Balsemão, ele diminuiu o tamanho dos caracteres na Visão por duas ou três vezes e da última eu fiz uma conta, consultei o algoritmo resultante, elaborei algumas projecções, ponderei custos e proveitos e desisti da assinatura. Lia-a desde quando se chamava Opção, 1977. Estou seriamente pensando proceder do mesmo modo em relação ao Expresso agora que a net me dá tudo o que eu possa querer, e por vezes nem quero tudo pois temo que Deus me faça a vontade.

Francisco Pinto Balsemão substituiu jornalistas e eu calei-me, aguentei, Cáceres Monteiro morreu, coitado, o outro parvalhão o Saraiva foi para o Sol e ainda bem, Fernando Madrinha com pena minha reformou-se, João Pereira Coutinho desapareceu ou abrasileirou-se, enfim, nomes que tinham moldado personalidades e caracteres foram levando sumiço ou substituídos por gente nova, geralmente gente parva, gente demasiado focada ou pretensamente entendida nos temas que aborda, esquecendo que eu, leitor, pagante, quando abro o jornal não sou o Baião professor nem o Baião historiador, nem o Baião economista, nem o Baião sociólogo, ou geógrafo, ou capitalista, adventista, baptista, sou o Baião plural, esse molho de brócolos de pluralismo que ao primeiro olhar deu com a ausência da poesia na pagina do jornal do Nicolau, precisamente a poesia, essa coisa que tornava humano a nossos olhos o Expresso e que o diferenciava do alfa e ómega de noticias que podemos colher em qualquer lado.

Desta vez Francisco Pinto Balsemão e a sua ganância e perseguição do lucro a qualquer preço passaram das marcas, e se já andava farto de o ver abusar da prata da casa desta vez digam-lhe que partiu a cantareira, eu gosto do humano, da diversidade riqueza variedade e pluralidade porque sou humano e uno, porque sou sobretudo uno no meu pluralismo, eu encerro em mim um país, uma cidade, uma língua, todo um mundo.

A Visão já era, ou já foi, mais precisamente no dia em que a qualidade do papel ficou abaixo de papel higiénico, e o Expresso põe-se a jeito, será no dia que correrem com a enciclopédia ambulante que é a Ana Cristina Leonardo, ou a cosmopolita Clara Ferreira Alves, ou com o super - coerente Miguel Sousa Tavares… 

A civilização desmorona-se, decididamente, não bastava o novel AO, já agora experimentem meter um robot…