domingo, 16 de maio de 2021

ATENÇÃO VEM AÍ A RAINHA DE INGLATERRA


            697 -ATENÇÃO VEM AÍ A RAINHA DE INGLATERRA"

                           # TEXTOS POLÍTICOS 12 # 


Diz-se nos mentideros que a rainha de Inglaterra está prestes a candidatar-se à presidência da CME. Não o parecendo, pois andamos distraído e ocupados com a aberração do Covid, difícil é darmos por mais uma, uma transmissão dinástica de poder numa cidade histórica, com um património que muito deve à realeza e pouco ou nada à nobreza.

O rei seu pai não nos deixou nem saudades, nem memória, deixou-nos uma mão cheia de nada, e vários discursos e entrevistas que a seu tempo me fizeram rir, mas com razão. Não tenho por hábito rir-me das pessoas quando eu mesmo posso ser, como quaisquer outros, motivo de riso.

Não ri do rei mas das suas afirmações, uma delas, salvo erro numa entrevista a um jornal de referência, tentava justificar e salvar a honra das, segundo ele, perto de trezentas (300) associações culturais existentes no concelho sobre o qual reinava.

Ainda fiz uma tentativa para as encontrar mas foi trabalho inútil, encontrei meia dúzia delas, das mais conhecidas e expressivas, se bem que nada de especial nas mesmas tenha notado, já que nem se pode afirmar contribuirem para a cultura.

A não ser para a cultura em circuito fechado em que se movem e vivem, nem contribuem para o desenvolvimento do concelho, vivem para si mesmas e fechadas em si mesmas, não criam emprego que se note, talvez e no total meia dúzia de postos de trabalho manhosos, mas alegraram o rei, éramos pois o concelho do país com mais associações culturais, talvez ainda sejamos, não esqueçamos a dificuldade em listá-las ou ordená-las por actividade ou categoria.

A continuarem a sua misteriosa existência será caso para dizer que por aqui a cultura vai de vento em poupa e recomendar-se-á… Mais um motivo para acreditarmos que Évora será nomeada Cidade Europeia da Cultura em 2027.  Por incrível que pareça consegui, pela primeira vez, dizer, digo escrever isto, sem que me tivesse desmanchado a rir.

Mas fiquei pensando que compensará derramar milhões em subsídios sobre tanta associação, quer a CME quer as freguesias alimentarão porventura uma miríade de associações completamente inúteis, que nada produzem, cujos votos serão desse modo alegadamente comprados, digo alegadamente porque não creio que alguma delas tivesse passado recibo de tal transacção, tantos votos tantos euros, X votos por Y euros, e assim se vai vivendo e sobrevivendo. Como disse não acredito no que acabei de afirmar, mas confirmo que desta sim, desta vez desmanchei-me a rir.

Não quero parecer um cidadão mal educado ou mal intencionado, mas será com esses votos que a rainha de Inglaterra conta para se nos apresentar a sufrágio ? Obra de que possa gabar-se não tem, aliás perdeu o império quando o rei seu pai ganhou a guerra. Virá de mãos a abanar como a rainha Santa ? Trará rosas ? São rosas senhor. 

Ou trará promessas ? Promessas e a continuação da chuva de estrelas, perdão, dos tais subsídios que alimentarão as tais associações que fazem de Évora um concelho imbatível em termos culturais ?

Kultura para o povo, culturazinha cozinhada a preceito ou, como diria o Herman José, cozinha para o povo… Já o irreverente e sarcástico Quim Barreiros cantaria “Cuzinho Para o Povo” numa interpretação tão matreira quanto o tema em mãos…

Bem, bom almoço pessoal chamam-me da cozinha, deve ser para descascar uns nabos :D