quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

403 - A BIZINHA DA BIZINHA POETINHA * ...........


Caíam as seis da tarde neste Dezembro frio quando entrei no Café Sportif para atestar e me aquecer c’uma bica antes de rumar a casa. Um tipo que eu nunca vira, simpático aliás, vendo-me entrar bafejando e esfregando as mãos cedeu-me o espaço dele junto ao balcão apinhado e:

- Faz favor amigo, à vontade, parece que vem com frio, já agora sabe dizer-me se a sua vizinha está melhor ?

- A minha vizinha ? Qual delas ? Tenho algumas dez ! Respondi eu.

- A poeta - disse-me ele um tanto ou quanto indiscreto, surpreendido com a cara de curioso que lhe mostrei.

- Por acaso é editor dela ? Ou espera entrevistá-la ? Para ser franco nem a sabia doente...

- Sou amigo, e estou em cuidados, o senhor já reparou que o carro dela não sai do mesmo lugar vai para mais de dois dias ?

- É amigo ? Peço desculpa, é que nunca o vi por estas bandas, a minha vizinha tem um furo no carro homem, se você espreitar a roda do lado do passeio verá que está vaziíssima. Apareça lá com um macaco que ela agradecer-lhe-á, digo-lhe isto porque tenho evitado sair pela garagem não vá ela aparecer-me à frente em robe chinês e com uma chave de rodas na mão.

Emborquei a bica quando acabei de falar mas ao pousá-la já o não vi, saiu cedo, com um frio destes, onde iria ?

Gosto do café Sportif, de vez em quando e ao fim da tarde costumo passar por lá e confessar-me, em especial nos dias frios, tem uma óptima garrafeira de aguardentes velhas e visquis. Nesse dia entrei e pedi a bica como normalmente, mas quando pedi a queijada habitual o Sr. Paulino muito solícito e de missal na mão disse-me não não. Olhei-o surpreendido.

- O cafezinho tá pago por uma menina prendada mas o bolinho não senhor Baião.

- Qual prenda amigo Paulino ?

- Não é prenda é prendada amigo Baião, refiro-me concretamente àquela fulana que costuma aqui vir com beltrana e o cumprimentam sempre efusivamente não se recorda amigo Baião ? Da última vez que aqui estiveram vinham com a tal sicrana em que a gente, enfim percebe-me, até lhe deixaram dois livrinhos de poesia que a semana passada lhe devolvi.

Bem, resumindo a história, lá tive que pagar a trampa da queijada, nem são muito boas sequer... Há horas em que a gente por causa de um bolinho perde a fé nas pessoas.

Conquanto perante o senhor Paulino mostrei-me surpreendido mas agradado. Costumo frequentar o Café Sportif, não sou habitué mas passo por lá de vez em quando, é agradável, fica perto de casa, o senhor Paulino é uma simpatia, ele e a esposa, e as casas de banho têm um chão que se pode lamber. Pena a televisão sempre tão alta e o senhor Paulino ultrapassar as barreiras do bom conversador e espetar-nos uma seca mal nos descuidemos, quem sabe se por ser licenciado em direito, talvez seja por isso, o que sei é que transforma o mais pequeno assunto num processo cível e depois, sendo a justiça lenta o assunto naturalmente arrasta-se… Tem dois ou três gatinhos que ronronam por ali e já me conhecem, gosto deles e eles gostam de mim, mal me vêem ocupam uma cadeira na minha mesa, talvez por eu cheirar a gatas, mais concretamente à minha Mimi que só falta mijar-me em cima para marcar a sua posse, o dono é dela e acabou-se.

No entretanto falamos, quer dizer desconversamos, ou tergiversamos, porque eu e o senhor Paulino estamos bem é embirrando, pelo que lhe atirei:

- Pois é amigo Paulino, se a nossa dívida começar a ser paga nem pedrinhas os portugueses vão ter para comer...

- Ó amigo Baião primeiro há que sair do euro, pelo menos é o que ouço dizer aí na televisão.

- Sair do euro amigo Paulino ? Então e passamos ao escudo de novo ? E fazemos a operação contrária e a divida será de imediato multiplicada por 200,482 não era esta a cotação quando aderimos à moeda única ?  Estamos metidos numa camisa de onze varas amigo Paulino, os nossos políticos não souberam erguer esta democracia, as nossas elites não conseguiram fazer-se respeitar nem respeitaram o Zé povinho, nem sequer souberam fazer a pedagogia desta democracia, só souberam fazer trampa... Estamos a empobrecer alegremente e vamos todos a caminho da miséria generalizada, há cada vez mais ricos e cada vez mais pobres, é a desigualdade generalizada quando afinal não é preciso não é forçoso que alguns vivam pior para que todos vivam decentemente... Bastava organização... Organização social... Funcionou na Europa durante mais de 50 anos... E agora admiram-se por se levantarem os nacionalismos claro !

- Pois é amigo Baião, lá porque a esquerda claudica o povo não deixa de exigir visão e liderança, neste momento a nossa pobreza de liderança é tanta que até eu votaria em Salazar mas isso já você sabe naturalmente, ou já sabe ou já intuiu... E digo-lhe mais, olhando a espuma dos dias passados, da semana que passou que acabou, em que Fidel e Salazar foram colocados em dois extremos opostos mas ninguém se lembra que um atrasou o país, a ilha, 50 anos, enquanto o outro o desenvolveu 40 anos, ninguém parece lembrar que um foi-se abaixo com a turbulência dos dias da guerra fria e o outro aproveitou as vagas desse mesmo mundo para subir mais alto, um quebrou e cedeu ante o bloqueio e não foi capaz de usar a diplomacia mas que o outro fez da diplomacia uma arte e fez-se vingar na maioria dos casos em que se meteu, como me pareceu aberrante um ter prendido e matado milhares enquanto o outro nem uma milésima dessa parte mandou “arrecadar ou apagar” sendo caricato que o primeiro tenha sido considerado um herói e o outro um fascista desprezível, é caso para dizer estar a vida pejada de arbitrariedades...

- Não deixa de lhe assistir a razão amigo Paulino mas este povo cega-se a ele mesmo enfiando os dedos nos olhos... tivéssemos nós uma direita inteligente, actual e culta e outro galo cantaria, até a esquerda seria outra... 

- Boa tarde apesar do tempo !

 - Olá boa tarde, que tem o tempo amiga ? Se é para pesar o tempo vais precisar de um bom barómetro amiga.

- Já o apesei, está muito apesado para o meu gosto.

- Olha,  tens um bom remédio, mete a mão na balança...

 - A balança, ainda continuo à espera que ma devolvas, já lá vai um mês ...  sem ela bem me deu trabalho a trafulhar... por causa da ASAE ...

 - Esses gostam muito de chatear a malta só para mostrar serviço.

 - Isso isso !  Mas eu dei-lhes a volta cá c'uma pintarola que nem imaginas !

 - Imagino pois, imagino que quando foram ver se a balança estava aferida e lhe prantaras um penso rápido.

- Pois pois ! Penso mais depressa do que falo.

 - É sempre um bom método.

 - Descartes nem falava !

 - Esse só pensava, só cogitava.

 - Ya, a esse bastava-lhe pensar... agora por mais c'a gente se ponha a pensar não acha modo de dar volta à vida ...

 - Nem a pensar, nem a trabalhar.

 - Calma aí, o meu primo Horácio tem dado umas palmadas numas seguradoras com uns esquemas que ele lá sabe e tem-se safado bem, e se bem as pensa melhor as faz... há que saber trabalhar diz ele.

 - Mas não te deu a receita pois não ? Deve ser segredo de família.

 - Dar deu, a coisa até é simples, a Luisinha é que nã me deixa meter no negócio, arrendas uns palacetes mobilados à burguesia do norte, mandas lá um avaliador fazer a coisa por alto, a seguir fazes um seguro de tudo e é só dar a palmada e esperar que a seguradora te pague os milhões levados... O Horácio tá rico, até a mulher anda tomando aulas de dicção que ela nem falar sabia e agora é uma senhora, arrendou na Garraia um armazém para guardar o material palmado... e daqui a uns tempos vai vender o que  roubou coitado... escorre-lhe por todos os lados... até já dá mecenato aos partidos...

- Que estavam a dizer de Salazar e do Fidel, quando falarem desse homem desse grande português ponham-se em sentido, não esqueçam que com ele foram quase 5 décadas de "orgulhosamente sós" mas que mantivemos o orgulho, agora desde pretos a chinocas devemos a toda a gente e nada é já nosso. Isto aventou para o balcão a Mariazinha que não se coibia de uma boa intromissão.

- Ora finalmente alguém que me compreende ! Alguém que patilha a minha opinião ! - Regozijou-se o senhor Paulino – E pensar que toda a vida a família me afastou da prima Ermelinda que tinha uma pensão no Beato... casei bem na mesma mas se sou um tipo opinioso a ela o devo ... e nunca lhe fiquei a dever nada ! Saibam vocês que a esses dois há mais semelhanças a separá-los que diferenças a uni-los... Gosto tanto de expressar a minha opinião como de ouvir quem a reitere, bem atirado minha senhora.

- Não há ditaduras festivas, por muito bem que se saiba dançar a rumba ou por muito rum que o fígado aguente. – Disse o Ismael que estava mortinho de bêbado e mortinho por se meter na conversa - Era só, mas é engraçado como se revoltam todos contra Salazar, que nem matou nem metade dos que Fidel "encomendou a Deus" e rezam a um bandido que oprimiu o povo e o fechou na ilha durante mais de 50 anos...

- Amigo Ismael não se deve falar de Cuba nem de Fidel, se não se leu Guillermo Cabrera Infante, o primeiro entusiasta da revolução e o segundo a virar-lhe as costas... Disse a Mariazinha tentando colocá-lo à margem da conversa.

- Sei bem do que falo, em Cuba a merda ta escondida, e nem falaria de Cuba e de Fidel se não tivesse lido esses e muitos outros, Dulce Loynaz, José Lezama, Reinaldo Arenas, Heberto Padilla, e o outro, Camilo Cienfuegos, e Huber Matos e os outros, tantos outros...E já agora diga-me então a senhora quem foi o primeiro ?

- Esses também foram para Miami ? – atalhou o Murta que sofre de um complexo de esquerda velho e apuradíssimo.

- Não, foram fuzilados alguns e exilados outros pelo teu bandido bem amado... – Ripostou o Ismael visivelmente irritado com a intromissão pela esquerda.

- É por estas e por outras destas que virei as costas á nossa esquerda... A mais estúpida do planeta... E que após o 25 de Abril depois de 40 anos de merda ainda acha que o país está bem...  mais valia que o parvalhão do Otelo e os outros tivessem ficado quietos e estaríamos decerto melhor... Portugal não passa dum país de palermas governado por sacanas ! Ferveu a Cilinha encostando-se ao balcão.

- Topem-me isto ! Vociferava o Galhardas espumando dos cantos da boca com a irritação, - A Dívida Pública Portuguesa aumentou num só mês (Outubro de 2016) mais de 12 mil milhões de euros ! E fica tudo quietinho e caladinho.

É este o "grande" sucesso do Governo da geringonça...
Devemos viver num país de palermas, só pode ser !
Topem-me a evolução da dívida líquida:
Dezembro de 2010 : 158.736 mil milhões de € (boletim 04/2013)
Dezembro de 2011 : 170.904 MM€ (boletim 04/2013)
Dezembro de 2012 : 187.900 MM€ (boletim 04/2013)
Dezembro de 2013 : 196.304 MM€ (boletim 04/2014)
Dezembro de 2014 : 208.195 MM€ (boletim 01/2016)
Dezembro de 2015 : 218.093 MM€ (boletim 03/2016)
Setembro de 2016 : 224.307 MM€ (boletim 10/2016)
Outubro de 2016: 236.774.835.815 MM€ (boletim 11/2016).
(Fonte: Instituto de Gestão do Crédito Público)

              - Tomem e embrulhem.... isto não vai acabar bem....

- Olha quem chegou, nina peço desculpa pois só a tinha visto uma vez e precisamente aqui, na igreja do Sr. Paulino ! Por isso no outro dia não a reconheci ! Você nem o véu levava !

- Reconheceu pois ! Perguntou-me: - é a Inês não é ? Tirei-a pela pinta ! – Eu nesse dia já tinha vendido as pitas todas e levados os camelos a passear... O véu era desnecessário.

- Pois o véu, ó bizinha cuidado com esta nina, anda nas aulas de dança do bentre da professora Amélia Mendonza !! sabia ?

- Pois saiba que não ando mas tenho pena porque adoro dança do ventre. E o bizinho da mãe bizinha também gosta ?

- Claro que gosto, ou gostei, na minha idade a musica é outra ! Eu agora gosto muito é de saltos para a mesa e de pulos para a cama !

- Quem é a pequena Baião ? – segredou-me o Ismael dando-me uma cúmplice cotovelada nas costas.

- Uma pequena que conheci há uns anos, tinha um bazar à entrada do Hotel Palestina, aos anos que não a via – respondi-lhe entre dentes. - teve um negócio de dança do ventre mas com a falta de corrente a toda a hora acabou por arrumar as botas... não sei para onde foi depois – acrescentei.

E foi assim com um súbito e despropositado desvio da conversa que me vi livre do esquerdista do Murta, do salazarista do Ismael, do chato e cuscas do Paulino e dos três gatos dele, do Galhardas e da Mariazinha, da bizinha e da filha que diga-se em abono dela e da verdade acabou por pagar a queijadinha, pelo que antes que me pedissem para mudar a rodinha ao carrinho sumi-me pela porta do fundo nem disse água vai nem água vem, deixando-os a discutir o sexo dos anjos precisamente no momento em que entrava pela frente o chato do engenheiro Arcanjo. Sumi-me mesmo na hora H que o tipo é um crava do caraças.

Bom Natal ! 



* ATENÇÃO, NOTA IMPORTANTE - Este texto não é totalmente original, todo ele é constituído por retalhos retirados de um outro texto e de diálogos mantidos pelo autor com outras personagens na plataforma Facebook. O alinhamento, colagem e escolha dos comentários e dos parágrafos que os mesmos vieram a constituir, foi sim alvo duma disposição deliberada e uma escolha criteriosa do autor do texto. Os nomes dos envolvidos foram por cortesia naturalmente alterados. Obrigado.