sexta-feira, 7 de agosto de 2015

264 - GANIMEDES E A CULTURA ...........................

                                 
Está em pleno a pré campanha, nas televisões, nos jornais, nas redes sociais, e inda que o verão e as férias mal tenham começado, cada palrador já encontrou ou preparou o seu registo de molde a impressionar-nos (como se fossemos uma chapa do negativo de uma foto à la minute), ou pelo menos a captar a nossa atenção, quiçá o nosso interesse, este último coisa cada vez mais discutível de obter. Cada um de nós criará uma imagem estereotipada de cada personagem, eu faço-o, pois facilita-me a sua arrumação em prateleiras mentais e sobretudo influi determinantemente na disponibilidade que concederei a cada uma dessas pseudo carismáticas figuras.

A alguns só tem a gente a ganhar nem os ouvindo, há partidos vivendo há quarenta anos em contradição, outros terão um piadão, pelo que a minha atenção oscilará como uma bolha de nível num nível (ri-me de mim mesmo com esta redundância). Mal as investidas se iniciaram e deu para ver de tudo, pelo que fiquei curioso quanto ao que espero ainda rir. O país está mal, muito mal, mas agora está muito melhor segundo uns, ou um tanto ou quanto pior, segundo outros. Quem assuma a trampa que fez e nos colocou na difícil situação em que nos encontramos é que não o admite nem aparece, com a agravante de, muitos dos que a este buracão nos trouxeram estarem aí de novo, prontos a dar-nos a mão e a salvação, como se nada do que se passou fosse com eles. Há partidos que com a sua inanidade e insanidade, em doze anos são capazes de atrasar uma cidade vinte e quatro.

Um destes dias até sonhei que Mussolini ressuscitara e se candidatava de novo a conduzir a nação à glória plena, e antevi nele o mesmo espírito de corpo, o corporativismo que tantos anos nos alimentou os dias e as vidas, “tudo pela nação, nada contra a nação”. O mesmo porte garboso apesar de ressuscitado, o mesmo ar descomprometido dos kosovares, esses sim, nada têm que ver com a fossa onde nos encontramos, o mesmo ar desinibido do tempo em que as vacas eram gordas e sorriam, a mesma desfaçatez que tão bem demonstrada foi por Bernardo Bertolucci no filme “1900, ou Novecento”, cujo link directo para o Youtube vos ofereço no fim do texto. (Mussolini morreu a 28 de Abril de 1945 às mãos do povo, juntamente com a amante Claretta Petacci na vila de Giulino di Mezzegra no Norte da Itália, fuzilados dois dias antes do suicídio de Hitler).

O meu amigo Ganimedes é que não concorda de todo comigo e está sempre:

- Não sejas parvalhão Baião… Deixa a politica para os políticos… Ainda não reparaste que por cada vez que tenhas razão perdes um amigo meu parvalhão ? …

O que me irrita é o seu ar de sabichão e as reticências, porque conhecendo-o como eu conheço sei o que implicitamente escondem, e ainda que ele se iniba numa mesa onde estamos meia dúzia, senão mais, adivinho-lhe a aspereza da observação e da crítica que implicitamente as reticências ocultam.

Involuntariamente vou observando os movimentos políticos dos personagens e das massas, já não involuntariamente vou anotando, catalogando, classificando, escrutinando, desde há uma dezena de anos a esta parte, a fim de mais tarde dar à estampa um estudo sociológico sobre movimentos de massas e personagens críticos ou cruciais, diria determinantes em cada caso, e faço-o criteriosamente, para ser mais preciso e explícito, desde o “movimento cultural” que arregimentou populações sob uma causa comum dirigida contra a única pessoa que parece não ter percebido a questão. 

            Pessoa que aliás nunca terá percebido nada de nada a não ser que um especifico e peculiar tubo com 20 cm de comprimento estaria coberto e submetido às agruras de um processo degenerativo de oxidação, vulgo ferrugem. Para ser franco, no estudo que elaboro e que pretendo submeter à apreciação dos sábios num futuro mestrado em Sociologia, e que me propus levar avante na nossa universidade, adianto várias pistas, ou hipóteses, todas viáveis, entre elas uma manifestada incompreensão pelo apoio do partido proponente, que reiterada e continuadamente apostou nessa figura, claramente deslocada do seu meio, incompreensivelmente incapaz de se assumir, de se relacionar com as massas, irrevogavelmente sem a mínima tendência ou capacidade de gestão de recursos, entre os quais os humanos, e de quem a história nem virá sequer a lembrar-se. Curiosamente lembrou-se Cavaco e Silva, desse e de um outro a quem são devidos trinta ou mais anos de imobilismo e obscurantismo.

Mas enfim, c’est la vie, parece que certas figuras por mais que se esforcem nunca farão história e rapidamente caiem no esquecimento, e antes que a vaca esfrie continuemos, onde íamos nós ? Na tese de mestrado e nos “movimentos culturais”, coisa que eu vi logo não ser o que parecia, até por, na história, jamais um movimento cultural ter conseguido o que queria, em Évora sim mas só o conseguiu nas suas reivindicações menos claras, quer porque não tivemos a nossa revolução cultural, (tivéramos simplesmente saneamentos), nessa época longínqua, como hoje, já éramos avessos à cultura, incluindo a cultura da tolerância, da aceitação, do respeito, do convívio e da partilha (ficou a da conivência, que como todos sabemos tem trazido imensas excursões a Évora), quer porque por cá a cultura enobrece mas dá de comer a poucos, coisa que Putin sabe melhor do que ninguém, pelo que lamentará não se ter insurgido mais cedo contra o revanchismo acoitado debaixo da perestroika e da glasnost que estraçalharam a mãe Rússia, levando-a a entregar as suas riquezas de mão beijada a uma direita oligopolista com a qual Putin agora se vê a braços.

Foi a fome, e não a cultura, quem despoletou a revolução russa de 1917, ainda que gente maledicente a atribua a uma monumental bebedeira que o exército popular, chamemos-lhe assim, terá apanhado nas caves do Palácio de Inverno em S. Petersburgo, cuja conquista significou um marco oficial na revolução. Bebedeira dizem, sem a qual não teriam sido capazes de quebrar as correntes culturais, cá está a cultura (da submissão) que os ligava à burguesia nobre a quem em estado normal seriam incapazes de desobedecer, tendo sido unicamente debaixo do efeito inebriante dos vinhos franceses e italianos, recheando as ditas caves, que ganharam coragem para fazer à realeza e seus muchachos o que nós deveríamos fazer à troika e seus acólitos. Isto da cultura tem muito que se lhe diga e serve para muita coisa, também na China fora a fome uma vez mais, não a cultura, que despoletou a revolução e a Grande Marcha, inda que mais tarde não tenham desdenhado e baptizado de “Revolução Cultural” tempos de vingança e inveja que ficarão eternamente escritos a negro na sua história. Revoluções culturais só me ocorrem a escrita e o Iluminismo.

Mas encontro-me em condições de garantir-vos, em Évora temos precisa e exactamente 372 pessoas cultas, trezentas e setenta e duas, ou 744, setecentas e quarenta e quatro se contarmos os pés e dividirmos por dois. Não me incluo a mim nestes números, eu era o que estava em cima do cavalo e confesso ter-me esquecido de mim próprio, até por nem ver razão para me incluir no universo em questão. Como disse tenho feito as minhas observações, anotações, catalogações e classificações, num escrutínio que já leva anos, a fim de não colocar em causa a exactidão dos números. Sim, contei-as e bem contadas. Trezentas e setenta e duas pessoas que possamos conotar à cultura tem a minha terra, demorei mas consegui ou penso ter conseguido, foram anos de trabalho de campo activo e exaustivo, anos em que uma completa e extensa metodologia empírica foi posta em prática e elevada à última potência toda a subjectividade permitida pela indução das mais rigorosas classificações e deduções, observadas a partir da enorme variedade que as amostragens obtidas em cada uma das múltiplas categorias analisadas consentiu.

Não me poupei, como seria lícito em minha defesa advogar, nem a esforços nem às premissas exigidas durante o dilatado período decorrido, em que examinei e diagnostiquei com honestidade o objecto desse trabalho, que curiosamente nem envolve , engloba será mais correcto, 80%, oitenta ou mais por cento dos que engrossaram os movimentos de massas “pela cultura” a que o trabalho alude. (será então caso para nos perguntarmos que estariam lá fazendo ?)

O meu amigo Ganimedes sabe-lo, por isso me diz reiteradamente que me cinja ao estudo e à tese, mais que isso é comprar inimigos gratuitamente, e di-lo-á certamente com alguma razão. Muitas vezes é ele quem por mim recolhe os dados, formula até hipóteses que posteriormente procuramos comprovar ou comparar com situações idênticas para aferirmos da sua validade, como é dele também, devemos fazer-lhe justiça, a hipótese de o 25 de Abril não ter resultado de um movimento cultural e sim de uma preocupação com o pré ($$$ para os mais novos e ignorantes), sendo que a prova de que nem sabiam o que faziam ou no que se estariam metendo é este resultado à vista de todos e que nem toda a cultura do mundo evitou nem resolverá nos próximos cinquenta anos.

Pena que não tenhamos alguém com a craveira de Putin, que restaure o orgulho pátrio como ele está restaurando o orgulho da mãe Rússia, sim, mesmo ordenando o esmagamento de todos os alimentos importados evitando a colonização da Federação russa pelas empresas imperialistas de fast food. Sim, por vezes é preciso que alguém pise forte inclusive a cultura, para que se possa acorrer a mais graves contingências. Ou era isso ou (assistir como nós), ao atrofiar e definhar da agricultura russa. Até porque não era o russo médio ou médio baixo quem tinha acesso a esses bens nas caras lojas e supermercados das grandes cidades, o russo de que falo e de quem Putin assumiu a defesa intransigente está condenado a uma dieta de batatas e até isso somente quando a neve e o gelo não o impedirem de esgaravatar o chão para as desenterrar.

Lá deixará de ser como aqui, em que tudo chega de fora pelo paquete como diria Eça, populista ou não Putin sabe haver só um caminho, e esse caminho é a cultura, na cultura é que reside a salvação, a cultura dos próprios bens de consumo em doses industriais, a agricultura. Era isso ou a fome, por cá escolhemos a fome.

Em relação ao trabalho em causa adiantarei somente que dos louros que me sejam devidos, somente aceitarei os que exclusiva e comprovadamente sejam fruto do resultado da metodologia usada, e claro, deverão ser-me igualmente creditados os provenientes da originalidade propiciada pela interdisciplinaridade das várias ciências envolvidas e de que me socorri. Tão poucos cultos, pensarão vocês, e estarão a cair no mesmíssimo e errado plano de observação de que ao princípio inquinei.

Lembrai pois a natureza subjectiva mas unívoca do que estava em observação.

         Obrigado parvalhões.



Sinopse:
O filme faz uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século XX até o término da Segunda Guerra Mundial, com base na vida de Olmo, filho bastardo de camponeses, e Alfredo, herdeiro de uma rica família de latifundiários. Apesar da amizade desde a infância, a origem social fala mais alto e os coloca em pólos política e ideologicamente antagónicos. Através da vida de Olmo e Alfredo, o filme retrata o intenso cenário político que marcou a Itália e o mundo nas primeiras décadas desse século, representado pelo fortalecimento das lutas trabalhistas ligadas ao socialismo em oposição à ascensão do fascismo. "Novecento" tornou-se um épico aclamado no mundo inteiro, sendo considerado pela crítica internacional como uma das principais obras do grande cineasta italiano Bernardo Bertolucci.