segunda-feira, 27 de setembro de 2021

OBVIAMENTE, ANTE A DERROTA, DEMITAM-SE



730 - OBVIAMENTE ANTE A DERROTA, DEMITAM-SE ….

 

Miguel Torga deixou-nos escrito no seu Diário XIV qualquer coisa que, coisa menos coisa andará por estas palavras;

“É um fenómeno curioso: o país ergue-se indignado, moureja o dia inteiro indignado, come, bebe e diverte-se indignado, mas não passa disto. Falta-lhe o romantismo cívico da agressão. Somos, socialmente, uma colectividade pacífica de revoltados”.

 Palavras que se adaptam perfeitamente à análise das eleições de ontem, eleições, em que não participei mas de que me não alheei embora todos saibamos haver cães que não se podem levar a caçar. Contudo não deixei de ir votar, tal como não me coibirei de mandar aqui umas postas de pescada sobre as ditas.

 Em primeiro lugar uma veemente crítica aos abstencionistas, uma democracia não se constrói com um povo sentado à lareira e de pantufas, razão tinha ou teve Martin Luther King quando afirmou, preto no branco, era preto mas o recado era igualmente para os branquelas;

“O que me preocupa deveras não é tanto a gritaria dos maus, mas sim o silêncio cobarde dos bons”.



A minha indignação continua com o Chega, de onde saí batendo com a porta, e bem antes de me ter conspurcado, partido onde nem deveria ter entrado, e que, tal como vaticinei num qualquer texto anterior, averbou uma derrota que ficará para a história da cidade e do anedotário nacional. Não se impõe quem quer, impõe-se quem sabe e tenha qualidades e pergaminhos, coisas que aquela gente nem sonha o que sejam.

 A inexperiência politica, a falta de visão, de ética, de cultura e de inteligência quer da Distrital quer da Concelhia, e nesta observação envolvo de igual modo todos os elementos dos ditos órgãos, ditou a sua sorte, não ontem, 26 de Setembro, mas mais de dois meses antes, a 5 de Julho, o dia em que bati com a porta e me retirei, avisando-os da asneira em que incorriam. Felizmente saí a tempo de toda aquela palhaçada.

 Esses elementos, quer da Distrital quer da Concelhia do Chega – Évora, falharam redonda e vergonhosamente os seus objectivos e, como tal, até para serem coerentes com o que foi o beco sem saída a que o seu QI os conduziu, e por respeito a todos os militantes, os que estão e os que saíram, deveriam demitir-se de imediato e em bloco, não sem antes convocarem eleições onde, democraticamente e de modo transparente os melhores fossem eleitos, e não nomeados, uma entre tantas palhaçadas que A. V. consentiu e apadrinhou quando impôs a razia das eleições, substituindo-as por nomeações. Outras distritais deveriam peoceder de ighual modo e colocar os lugares à disposição. 



Infelizmente da abstenção e da cegueira resultou que nem o comunismo foi afastado apesar d’hoje só perfilhado por ignorantes, invejosos, incultos, complexados, praticantes do servilismo, tarados e todo o tipo de atrasados mentais e outros que tais. Nem eles nem os seus “primos dilectos” os socialistas que, tal como os primeiros têm a mania de distribuírem antes de produzirem para agradarem a ociosos e outros de igual jaez, endividando-se depois por nós, a fim de comprarem votos com o nosso dinheiro, acumulando uma divida asfixiante que nem daqui a duzentos anos daremos por paga.

 Assim se vê a força do PC, e ontem foi dia de milagres, até coxos e marrecos foram votar. Não há maior exemplo de união que os comunistas, uma ordem de Estaline e darão o peito às balas e a vida pela mãe pátria. Na segunda guerra mundial o metralhador na torre dos tanques tinha ordem para abater todo o soldado de infantaria que se atrasasse ou se negasse a avançar, não é por acaso que nessas reportagens os vemos avançando a correr p'los campos fora contra o inimigo. Mas não de entusiasmo, era medo, medo puro. Espero que todos tenham reparado igualmente no poder tentacular do polvo socialista...

Aquilo eram eleições a sério que muitos levaram na brincadeira. Tanto brincaram que se foderam, e pior, foderam igualmente os outros.


Sobre Florbela Fernandes já disse o que tinha a dizer, honras portanto para essa mulher com M grande e com um grande par de tomates. Ousou enfrentar o quadrunvirato e apostou que lhes roubaria a eleição do Calixto, pescou e pescará votos nas mesmas águas que o PS por isso não me admirou que, embora não tivesse vencido, tenha impedido a eleição do candidato socialista e, nesse item não me esquecerei nem de lhe agradecer nem de a encorajar pois estamos perante uma mulher de coragem, com um futuro político nitidamente aberto à sua frente e que, ou se tornará a mulher que passará a contar em Évora ou morrerá, porque o quadrunvirato é Implacável. 

Não lhe resta outro caminho que não seja a fuga em frente, tem que vencer, o que nem será difícil, já demonstrou ter ideias, sabê-las alinhavar, saber falar, saber dizer o que pretende, saber discursar, saber discernir e nem precisa que lhe escrevam os discursos, como decerto acontece com a outra senhora… Uma incógnita, irá no futuro pender para a esquerda ou para a direita se essa dicotomia até já está ultrapassada ?


O meu amigo Henrique obteve o melhor score de todos os tempos para o PSD e, se não têm sido alguns dos seus camaradas de partido terem-lhe negado o voto por se julgarem melhores que ele e terem uma espinha atravessada na garganta, por não serem candidatos, nem terem sido capazes de engolir um sapo ou a espinha e, votarem no camarada Henrique gostassem ou não gostassem dele. Não era momento para traições, as quais como acabámos de ver, beneficiariam quem estava e está ou continua estando, no fundo quem anda fazendo merda há demasiado tempo.

 Aquela cena do Rui Rio também não ajudou nada, a propósito, ele ainda aí está ? Ainda não o correram a pontapé ? Desde Sá Carneiro que o PSD ficou órfão, nunca mais teve um presidente que se aproveitasse e o bom do Henrique levou com todo esse cataclismo histórico em cima da cabeça… 


Quero eu dizer com estas críticas e esta arenga que nenhum candidato era efectivamente bom ou serviria ? Não, não quis nem quero dizer isso, eu queria dizer é que havia uns melhores que outros e teríamos que ver qual o objectivo principal a atingir e qual deles teria melhores condições de o conseguir e, nesse item o Henrique era o indicado, porém não foi o mais votado e todos perdemos.

 Como sabem a humildade e a modéstia nunca foram o meu forte, são coisas para mariquinhas, coisas de gente fraca, atitudes de gente que não se conhece a si mesma nem em si própria confia, uma desculpa para aqueles a quem sobra ignorância e falta sabedoria…. Bem sei que o melhor candidato teria sido eu, que o melhor programa teria sido o meu, que quem melhor trocaria as voltas aos comunistas seria eu, que o candidato que eles mais temeriam seria eu.

E àqueles que estão na tentação de me chamar Xico esperto, pois que chamem, por Xico não respondo, por esperto ou Humberto sim. 

Mas como sabeis e infelizmente o destino não me quis nestas eleições, a cretinice e cegueira política dos membros da Concelhia e da Distrital do Chega – Évora aliadas a um apego ao poder a todo o custo e a uma ambição cega e desmedida só os conduziram a nada. No entretanto tinham tornado impossível a minha continuidade nesse partido que se dizia puro e afinal é tão sujo como os outros ou pior que eles.

 E não esqueçam o meu prognóstico, está estampado num dos textos atrás, que sem mim o Chega averbaria uma derrota que ficaria para a história da cidade e da imbecilidade. Quando eu era rapaz contava-se uma anedota engraçada que dizia mais ou menos que, a quem não soubesse fuckar até os tim-tins atrapalhariam… Foi o que se viu.

 Quanto ao resto tudo como dantes, quartel-general em Abrantes, lá ficámos livres do Bloco, vou jantar a preceito para comemorar isso, foi o que se aproveitou do dia de ontem…  



NOTA – Ver também

https://mentcapto.blogspot.com/2021/09/730-prognose-uns-dias-das-eleicoes.html

NOTA. SE GOSTASTE PARTILHA ESTE TEXTO COM AS TUAS AMIZADES, AJUDA-AS NA ANÁLISE CRÍTICA, A ESCLARECER POSIÇÕES E CLARIFICAR ASSUNTOS.