sexta-feira, 19 de outubro de 2018

535 - UMA MUI QUERIDA ESTRELA NASCEU ...


         Queridas amigas e amigos, apesar da minha imensa dor sinto o dever de vos informar e a cortesia a isso igualmente me obriga, que a minha extremosa esposa já não se encontra entre nós.


A minha Luisinha deixou-nos na passada terça-feira, dia 16, pelas 18:30h e quando, internada em Medicina 2 do Hospital do Patrocínio, em Évora, aguardava vez e transferência para uma unidade de cuidados paliativos em Montemor-o-Novo, integrada na Fundação S. João de Deus.

Eu próprio me obriguei a um período de nojo a que a perda dessa extremosa esposa me compeliu, como sabeis o luto é uma catarse. Acreditem que perdi uma mulher com M grande ao ter perdido a minha Luisinha, porém ela teve tempo para deixar entre todos nós e especialmente em mim a sua marca, nunca conheci dor tão lancinante, nunca até a ter perdido me apercebera quão importante para mim era a sua presença.

Todas as vontades expressas por ela estão sendo cumpridas integralmente, por isso não houve lugar a velório nem a funeral, sobretudo devido ao facto, altruísta, de ter doado o corpo à ciência. Infelizmente fê-lo com prejuízo de todas as amigas e amigos que desejariam ter-lhe deixado o testemunho duma última despedida.

Felizmente deixou-nos sem dor, ascendeu aos céus com o vagar duma chama que lentamente se extingue, sinto que Deus a terá chamado a si para lhe poupar sofrimentos desnecessários, foi assim que vi esta dolorosa partida que vos estou comunicando. Faço-o com imensa dor, nunca eu conheci dor tão lancinante, espero que me compreendam e, apesar da minha infundada rebeldia deixo-vos o testemunho da minha amizade.

Entendei que não o podendo fazer pessoal ou individualmente, deixo contudo o meu muito obrigado a todas e a todos. Uma vez mais obrigado pela vossa franqueza, despeço-me com um grande abraço que nos quite por toda a simpatia, carinho, humanismo e ternura com que sempre a trataram.

Por tudo isso me despeço de vós, que sois credores de um meu abraço,

Sempre considerando-vos,

Humberto Ventura Palma Baião