sexta-feira, 21 de agosto de 2015

269 - OBRIGADO PASSOS COELHO ….......….....….

 

Antes que possais ser induzidos em erro pelo título do texto deixai-me esclarecer-vos que sim, estou agradecendo a Passos Coelho, e não a qualquer outro, o que tem sido feito pelo país. Continuará sendo graças a ele que tudo que no futuro for feito por Portugal será pensado, ponderado e orçamentado. Tudo levará a sua marca, ele constituirá a marca do antes e do depois.

Mas igualmente vos direi ser pessoa de quem não gosto*, com quem nem simpatizo minimamente e que, a serem verdadeiras as sondagens, me surpreende pela empatia que, contudo, logra adquirir. "Se alguém duvida que daqui a trinta anos PPC será tido e julgado como um PM que cheio de coragem que arregaçou as mangas e colocou ordem neste país que ponha as barbas de molho porque estará rotundamente enganado. Os anais da história só lembrarão o nosso actual primeiro ministro." *

Há quarenta anos que o país era submetido a mentiras constantes e mal governado, com ele passámos a viver uma mentira permanente e igualmente mal governados. Miragens, lucubrações, visões, más formações, loucura e idiotice atingiram com ele os limites aceitáveis ou suportáveis, o paroxismo. Porém esta dose cavalar teve a virtude de acordar finalmente os portugueses da letargia em que viviam, podendo dizer-se que hoje tudo escrutinam meticulosamente. Porque pensam vocês que o Costinha não sobe nas sondagens quando dantes seriam favas contadas ?

Um animal feroz primeiro e um arlequim louco depois foi demais para a maralha… Ao intuírem que os social-democratas poderão não os levar a lado nenhum os portugueses finalmente acordaram e deduziram o modo arrevesado como os socialistas os tinham trazido até aqui. E enquanto esses dois partidos do arco da desgovernação (os restantes só têm empatado) andarem de braço dado quando os portugueses estão já fartos e cansados do seu triste fado, tudo será duplamente escrutinado, avaliado e ponderado.

Deram-nos alguma coisa de extraordinário os social-democratas ? Deixaram-nos algo por aí além os socialistas ? Mentiras e divida foi o que sobrou depois de quarenta anos de desvario, incompetência, irresponsabilidade, desresponsabilização e oportunismo.

Um problema de cultura diria eu, quero dizer, da falta dela, um problema de tecnicismo a mais e humanismo a menos, um problema de excesso de Excel e ignorância de Heródoto, um problema de ambição desmedida de gente sem estofo, sem tarimba, sem classe, sem garra. De quarenta em quarenta anos aparece um deputado de louvar, morreu Sá Carneiro, temos agora a Mariana Mortágua para compensar, entre um e outra a banalidade, o servilismo à disciplina partidária, o vampirismo de partidos organizados em função do poder, da avidez, da fortuna fácil, do politicamente correcto como desígnio e resposta a nada, e o ar balofo de Amorim & Cª para descompensar…

Abro o Diário Económico de hoje, 21 de Agosto, e leio esta pérola, «…A Camargo Corrêa, empresa brasileira que controla a Cimpor desde Junho de 2012, está a estudar a venda de activos, o encerramento de algumas unidades industriais menos produtivas e rescisões de pessoal… na Cimpor prossegue com a apreciação do seu ‘portefólio' de activos não operacionais, não excluindo hipóteses pontuais de alienação”…»  Uma empresa portuguesa nacionalizada sem qualquer pensamento estratégico (como todas as outras) está em vias de lançar todos no desemprego, e deixando de pagar impostos, obedecendo à lei cega do lucro fácil e rápido, sem custos, pois fechada renderá mais. A falta de cimento nos mercados fará subir os preços e rentabilizar em 300 ou 400% o investimento do grupo nela. Seguir-se-ão a Secil ? (1) E uma  e outra empresa e muitas outras empresas até que emigremos todos e o país encerre de vez ?

Que devemos aos socialistas que não quarenta anos de fingimento, que é como quem diz, de NINS ? Mesmo assim, nem sim nem não, ou aos social-democratas que não a morte das pescas, da industria, da agricultura às mãos de Cavaco, ou este liberalismo suicidário ? Depois de Salazar e Caetano ninguém soube governar este país. Sentaram-se, estiveram, desfrutaram da cadeira do poder sem sequer imaginarem o que isso implicaria.  Todavia a culpa não é só de quem governa, quarenta anos de Salazar e mais quarenta desta democracia de merda devem-se a este povo de grunhos, este povo é uma besta quadrada, e não sei se não merecerá que todos lhe caguem em cima.

Acordou finalmente, ensonado este povinho, tacteando a parede em busca do papel higiénico, ignorante de tudo e por isso ainda mais desconfiado de todos. Por inacção ou omissão todos somos culpados e essa é a verdadeira questão. Mas afinal em quem poderemos confiar ?

Por que razão nunca se responsabilizaram os concelhos pelas suas taxas de desemprego ? É fácil e cómodo atirar as culpas para cima do IEFP. Por que nunca se responsabilizaram os concelhos pelas taxas de PIB alcançadas por eles mesmos ? É mais fácil culpar os sucessivos governos… Por que nunca se estabeleceram metas e exigiram resultados aos responsáveis, em cada município, pelos departamentos de desenvolvimento económico ? Que pariram esses departamentos ao longo de quarenta anos a não ser bons empregos públicos ? E o interesse público ? O interesse dos eleitores ? O interesse dos munícipes ? Alguém conheceu a esses departamentos de “desenvolvimento” os planos de actividade ?  Alguém lhes conheceu os resultados ? Alguém viu alguma vez os seus mapas de execução ? Alguém foi corrido ? Mudado ? Substituído ? Não culpemos somente os governantes, nem os presidentes, ou os vereadores, há por aí muito director e deputado municipal a precisar ser guilhotinado.

Há poucos dias ia matando uma criança com a mota, e nem ia a mais de vinte à hora, para a evitar quase esbarrei com um carro que se apresentava em sentido contrário, felizmente com a brusquidão da travagem a mota derrapou e atirou-me ao chão antes de colidir com ele. Esfolei o joelho, a mão, o cotovelo, desloquei um ombro, mas não toquei no cabrão do gaiato, que ficou mais branco que a cal da parede. Saíra repentinamente pela porta traseira esquerda do carro da mamã que parara no meio da via, por culpa da inconsciência, mas também do planeamento da via junto à escola, nova,  e da incompetência de quem desenhou os acessos e da irresponsabilidade de quem os aprovou. Um outro dia abordarei esta questão, por hoje já desabafei. Como se pode ser um bom presidente, ou um bom vereador, com subordinados ou colaboradores deste jaez ? Para já fica a questão ou a pergunta no ar…

Portugal carece de reformas há quarenta anos, imensas e profundas, a minha crítica a Passos Coelho deve-se ao facto de ter tido uma oportunidade de ouro para as fazer e não as ter feito. Sim, porque somar meia dúzia de freguesias não pode confundir-se com uma reforma da administração local, ou o corte de pensões com uma reforma da Segurança Social. Reformou por encomenda de quem nem o país conhecia e até já admitiu ter errado, sim o FMI, e Victor Gaspar antes, admitiram ter errado a solução preconizada para o ajustamento do país. António Borges antes de falecer também admitira o erro da nossa integração e causa parcial do desastre económico que se lhe seguiu.

A ignorância larvar, e o desconhecimento do seu próprio país conduziram Passos Coelho a um beco sem saída que agora nos quer vender (o comissionista não era o 44?) como se fosse o paraíso, por isso as mentiras não param claro, agora é encadeá-las umas nas outras para que pareçam verdade*.

Os portugueses toparam-no logo, e responderam-lhe com os pés, emigrando em massa, mas também sabem que nem todas as culpas lhe cabem, Passos Coelho recebeu um país moribundo e ficou com ele na mãos sem saber o que fazer-lhe*, e como é um trapalhão, atrapalhou-se e trapaceou o melhor que soube*.

Eu pelo menos, e julgo que mais portugueses, agradeço-lhe, agradecemos-lhe. O país nunca mais será o mesmo, nem a oposição, que mudará forçosamente, não mudou ainda o suficiente, nunca mudará o suficiente, mas o país tem mais gente, e mais gente significa mais opções e mais respostas, mais alternativas.

No que eu não creio mesmo é que quem nos trouxe até aqui daqui nos tire, porque para essa gente, “a oeste nada de novo”, continuam pensando como pensavam, imaginando continuar a servir-se de nós como serviram.

É hora de dizer basta.
Abre os olhos besta…………………………