segunda-feira, 4 de outubro de 2021

733 - SOLSTÍCIOS .......... E EQUINÓCIOS * ............


734 - SOLSTÍCIOS E EQUINÓCIOS * 


O combinado era não haver despedidas e, fossem elas pequenas ou grandes, voltasse eu no dia seguinte, semana, mês, ou ano, as despedidas deveriam ser como se o meu voltar tivesse lugar ainda nessa mesma tarde.

E assim era, ou assim foi durante muito tempo, não sem que, ao princípio somente uma vez por outra e antes de alcançar o passadiço eu conseguisse evitar um último olhar e gritar-lhe:

- Hei miúda ! Isto não é maneira de dizer adeus !

Era assim antes de pisar o convés, ou de entrar no comboio, metro, autocarro ou toda e quaisquer que fosse a coisa que me levasse dali, me levasse para longe dela, nos separasse.

Ou eu ou ela, dependendo de quem partisse ou ficasse, o combinado era o combinado. O não dar azo a despedidas evitava uma despedida maior, maiores dores, choro ou choque emocional que só a paulatina assumpção da realidade se encarregaria de esbater.

As dores das despedidas eram compensadas pelas alegrias das chegadas, das vindas, saber dumas antecipadamente minorava as dores de outras ou lhes triplicava as alegrias.

Ir e vir, ir e voltar tornara-se hábito assim driblado, até um dia vir para ficar, sim, voltei e fiquei, ficámos, por largos tempos.

Mas uma outra despedida houve que nos levou anos, a última e, embora nunca o combinado tivesse sido esquecido ambos fizemos por jamais o lembrar e, esquecer partidas e despedidas ocupou-nos permanentemente a ideia delas empurrando-nos para uma dedicação dedicada, apaixonada, para uma entrega inusual por talvez excessiva, talvez derradeira, pioneira para nós escoteiros um do outro e sempre juntos, quer na fortuna quer no infortúnio.

Desta vez não consigo despedir-me, tenho agora mais razões que nunca para te gritar.

- Hey, That's No Way to Say Goodbye !  **

- Ei miúda ! Isso não é maneira de dizer adeus !


- Ei miúda ! Isso não foi maneira de dizer adeus !

É permanente o meu protesto, sobe de tom à medida que se instala o dezasseis de Outubro, data marcada a ferro em brasa no meu cérebro e que por esta altura do ano vira chaga purulenta atormentando-me minuto a minuto. Nem a consigo debelar e muito menos curar de vez pois pelo que tu não vês mas eu percepciono, olho e na minha frente vejo somente um deserto árido, a visão toldando-se-me como se mergulhado numa tempestade de areia e isso é tudo quanto vejo e sinto, areia nos olhos, areias movediças roubando-me o chão debaixo dos pés.

Mas, quando tu aqui tudo eram certezas, rocha sólida, os dias claros, claros como a água mais pura, cristalina, como cristalinos eram os teus olhos, o teu olhar, porque o meu agora nada, o horizonte nada, uma linha recta e plana como quando os televisores antigos se avariavam ou no hospital, na maquineta à tua cabeceira da qual não fui capaz de desviar o olhar, ela surda muda, calada, uma linha plana movendo-se sem fim tal qual a linha ténue deste caderno sobre a qual alinhavo sentimentos dispares, emoções aleatórias, incontroláveis, irreprimíveis, terríveis.

Só me apetece gritar-te:

Ei miúda ! Isso não foi maneira de dizer adeus.

 

Não foi não, essa não valeu, hei-de contestar-te a vida inteira, isso não são modos nem maneiras e, por muito que eu queira perdoar-te, como fazê-lo se nem sei como amar-te agora que te foste embora para não mais voltar e eu aqui lembrando-te, quando lembrar é o verbo que mais me custa conjugar e esquecer não ouso, nem consigo, perdido que estou nesta tempestade que me açoita e cega, a vida uma cega-rega em que a falta de vontade tomou lugar, forma e conteúdo, urdindo um desânimo bem-vindo sob o qual me escondo e me desculpo de culpas que nem sei.

E sem saber a quem culpar culpo os astros e a astronomia, o Solstício de verão, por ser sempre desde ele até à tua efeméride que, quer os dias quer as noites mais me fustigam e, tal como os marinheiros de antanho, me sinto atirado de um lado para outro por vagas alterosas ora soterrando-me de areia ora enterrando-me nela, ora a sentindo abrasando-me as faces ora faltando-me debaixo dos pés e eu, balançando como apanhado num furacão, aspirando ao improvável impossível, ao dias em que te erguias forte e direita como um vulcão e, dando-me a mão, me imprimias segurança, certezas certas, uma vida e um mundo sem declinações, nem solstícios nem equinócios, apenas certezas infalíveis até nas horas mortas.

E agora tu um relógio de pêndulo, parado, o mundo parado, o tempo parado, a vida parada, como se tudo aguardasse a tua ressurreição e o Equinócio da Primavera para que os mecanismos do universo entrassem de novo na ordem, em funcionamento, idem para os astros, idem para mim que me quedo apático, eu sim, eu por norma tão simpático e agora uma chávena do mais azedo veneno, já sei, é fazer tal qual Sócrates com a cicuta, bebê-la vagarosamente e aguardar que a vida deixe de me ser um fardo, se estabilize, se defina, qual linha recta e plana, sem bip bip que a escravize, sem o sobressalto que a garante, finalmente plana, finalmente em paz, finalmente uma recta plana, deitada, soterrada, enterrada, 

eu. 


 

* https://mentcapto.blogspot.com/2018/10/535-uma-mui-querida-estrela-nasceu.html

** https://www.youtube.com/watch?v=BzgUs3c9QHY       







O CHEGA ACABOU, IMPLODIU, PIM PAM PUM !

             

  

      732 -   O CHEGA ACABOU, IMPLODIU, PIM PAM PUM ! 


Depois do grande trambolhão nas eleições autárquicas o Chega abriu a boca de espanto, bocejou, estendeu os braços e coçou o cocuruto. Num gesto muito seu levou quase uma semana nesta manobra, tudo ali se mexe muito devagar, tão devagar que nem há, nunca houve tempo para pensar. AV também não pensa e, por onde passa passa correndo, sem olhar, e sem ver.

 Há que fazer qualquer coisa lembraram-se então os experts de núcleos e núcleozinhos depois dos lagartos engolidos e de cuspirem as espinhas atravessadas na garganta. Muito antes, e olhando para aquele exército de maltrapilhos de espirito, já eu vaticinara o trambolhão. É ver os textos anteriores a este, cujos links para vossa satisfação e meu gáudio colocarei no final deste texto.

 Com a pressa de chegar alto o Chega caiu mesmo lá de cima mas não caiu em si, pau que nasce torto tarde ou nunca se endireita diz o bom povo, e com razão. Labregos de todo o tipo e lugar sem saber ler nem escrever, sem saber estar, estiveram há bem pouco no III Congresso e saíram de lá armados cavaleiros, perdão, cavalheiros, bolas, de novo perdão, nomeados conselheiros !  Com tropa daquela a gritar conselhos por todos os concelhos  a coisa vai mesmo dar para o torto.

 Estive por dentro do Chega, vi ouvi e li, pasmei como um partido, aliás o único de todos os nossos partidos que não cuidou do seu crescimento, aliás não cuidou do que quer que fosse. Bajular o mestre da seita, demonstrar a toda a hora e em qualquer lugar um seguidismo militante tornou-se a norma, e agora veio a ver-se que a norma não cabe no padrão. Um caso bicudo de estupidez voluntária nunca antes visto neste reino à beira mar plantado.




Surpreendentemente o Dr. AV veio agora demonstrar-nos e comprovar-nos ser um homem inexperiente e certamente um homem, se não cheio de insegurança, pelo menos cheíssimo de contradições. Em politica há que respeitar pelo menos os adversários (internos ainda por cima) pois este nunca será um pormenor de somenos importância mas do qual se esqueceu. É dos livros que ao diminuir esses adversários está a diminuir-se a si mesmo e à sua provavel vitória na disputa para a presidência do partido e à qual ele parece escusar submeter-se caso haja outros candidatos disputando o que parece pertencer-lhe por direito… Direito divino ?

Com a ameaça final de expulsão dos vencidos AV diz-nos claramente não ser somente um mau perdedor mas igualmente um politico intolerante, estando com esta sua atitude diminuindo tudo e todos no Chega. Para além da crítica/oposição interna ser saudável, quaisquer partidos devem fomentá-la e permitir que outras figuras se preparem, se qualifiquem e emirjam quando necessário p’ra dar continuidade ao projecto e o projecto é o partido, os seus estatutos, o seu objecto/objectivo, o povo, a nação. 

  Se AV fosse inteligente, ele e todos os que o assessoram, nesta fase conturbada de que ele e só ele é o culpado visível, deveriam resguardar a sua figura, pois gente com bom senso nunca acreditará que o culpado do estado a que chegou o CHEGA seja capaz de ser o seu redentor. Mais, deveria deixar a outrem a dura tarefa de “endireitar” o partido, de o reorganizar, livrando-se das dores que tal reforma sempre acarretará. Se fosse inteligente apareceria depois, nas próximas eleições, redimido, e não duvido que após a travessia do deserto apareceria impoluto aos olhos de muitos e eleito de novo o chefe vitorioso, clarividente e mobilizador que já foi em tempos…. Já foi, mas algo o cegou … já foi mas não é neste momento.

Se alguém espera que o Chega recupere do espalhanço o melhor é ir tirando o cavalinho da chuva. Já vimos como o chefe, intolerante e assoberbado pela dimensão que o descontrole atingiu, reagiu emocional e negativamente ao período que atravessa. Nestas ocasiões é que a razão e o cérebro, nosso, quero dizer dele, e dos assessores e conselheiros deveriam impor-se. Tristemente razão e cérebro parece ser coisa que ninguém por lá tem, ou tem mas muito atrofiado.


O grande problema do Chega é que se rodeou de tal modo de inúteis, incompetentes e incapazes que agora não há uma alminha que lhe possa deitar a mão … O primeiro link que vos deixo é respeitante ao arrebatador discurso do Dr. Rodrigo Alves Taxa, assessor do Chega nem sei para o quê, penso ser o Presidente do Conselho Nacional de Jurisdição e naturalmente membro que acima de tudo se deveria manter isento, pautando a sua acção e intervenção pela cordialidade, pelo consenso. imparcialidade e isenção, porém ao invés, e sobretudo sendo jurista, é de bradar aos céus pelo modo como descarrila…

Li o seu discurso e não pude deixar de pensar estar perante um perfeito idiota, ouvindo, digo lendo o discurso de um homem vil, mesquinho, seguidista, tachista, culambista, com medo de perder o lugar e, quem melhor o conheça não deixará de concordar, a julgar pelas suas atitudes e práticas, tratar-se de una persona falsa que nem uma cobra... 

Observem bem o discurso e as suas contradições, diz que não diz mas diz, diz que não faz mas faz, diz que sim, mas não... Fala em democracia mas todo o discurso é de intolerância... Com gente desta o CHEGA a ir a algum lado só irá para o fundo... Todo o capital politico e o carisma que AV trouxe para o Chega foi e está sendo delapidado pelas próprias estruturas, pelos próprios membros e militantes. AV só tem que se queixar de si mesmo, como diria António Variações foi um “Gelado de Verão” durou enquanto durou, até acabar lambido …

Desengane-se quem ainda esperar alguma coisa do Chega, o partido abrigou no seu seio gente de tal modo mal formada que não vejo por onde se lhe possa pegar para o resgatar do trambolhão que deu nas autárquicas, partiu as duas pernas, teima caminhar de joelhos, mas não irá longe, aliás quer-me parecer que nunca mais irá a lado algum, o seu ponto alto foi nas presidenciais, doravante e por culpa sua será sempre a descer…

R. I. P.