segunda-feira, 31 de outubro de 2016

392 - CAÇAR COELHOS COM O GATO ………....…


Se não tens cão caça com o gato, é preciso é que apanhes ratos, diz-nos um velho provérbio nado e criado nas estepes mongóis e que, talvez pela mão de Marco Polo (1254-1324 ) ou Fernão Mendes Pinto (1509-1583 ) tenha percorrido a rota da seda até chegar à Europa, numa época (1347-1353 ) em que a peste negra ou bubônica era temida ou duramente lembrada e os ratos acusados da sua transmissão ou contágio.

Séculos depois um goês, a rota da seda passava pela India sim meus amigos, um goês dizia eu, vem de novo tentar caçar ratos com gatos ou, numa hilariante confusão com um outro ditado popular que correu mundo da Austrália aqui, matar dois coelhos com uma cajadada, matar dois ou três ou quatro, sabido que é ter a Austrália penado as sete passas do Algarve com a praga de coelhos que a fustigou levando a que o imenso país, quase um continente, tivesse sido dividido ao meio no sentido do Diálogo Norte-Sul e elaborado as mais exigentes leis quanto à manutenção, abertura e fecho de cancelas na dita cuja.

O recente êxodo migratório que Portugal conheceu, e conhece pois ainda não foi estancado, aliado à baixa taxa de natalidade e fertilidade dos casais tugas que, sem perspectivas de futuro adiam, atrasam ou simplesmente desistem de ter filhos, é uma autêntica bomba relógio ameaçando a existência dos parvos que ainda por cá ficaram, ou porque são doentes, ou inválidos, ou velhos, ou correndo o risco de me repetir, por serem parvos.

Seja como for daqui a dez ou vinte anos não haverá gente suficiente para alimentar a indústria nem o comércio nem a agricultura nem as pescas nem a Segurança Social nem para ocupar os milhares de empregos surgidos, que ficarão sem pretendentes. Festejaremos então o milagre do pleno emprego, o bater no fundo, o desastre, a calamidade, o abismo, pois já não se tratará de um pântano mas de um abismo absurdo e sem fim.

Porém, na esteira das soluções milagrosas e exímios artifícios a que nos está habituando um mago goês, malabarista dos passes de magia, do faz que faz mas não faz, do que mais vale parecê-lo que fazê-lo, do muito barulho para nada, do é preciso que se faça qualquer coisa para que tudo fique na mesma e pareça que muda e mexe, que está vivo, vem esse estranho mago e faquir com o seu sorriso optimista de prestidigitador tirar ante nós mais um coelho da cartola,  esfolado, ou seja, mais um nó mui mal atado.

Propõe-se o ditoso artista curar-nos sacrificialmente de três ou quatro terrenas mazelas de que padecemos há muito, esquecendo que nos são congénitas, hereditárias. Abrir as portas do país aos membros da CPLP sem necessidade ou exigência de vistos ou autorizações de residência é encher o país de pretos e nem todos eles católicos… Para além de muitos que nem cristãos serão, certamente virão com os olhos postos na Europa, idem para os da Guiné Equatorial* que nem uma palavra de português sabem falar. Portugal será um trampolim, uma porta de acesso à Europa para toda esta gente a quem provavelmente iremos dar tudo que aos nossos negámos, como demos aos refugiados, casinhas onde morar e todas elas tiradas aos tugas que ficaram desempregados. Refugiados esses que, como todos nós sabemos passado algum tempo desertaram para parte incerta desdenhando do que lhes deram.

Realmente quem fica aqui ou é doente ou é parvo, inválido, sádico ou masoquista. Portugal prepara-se para fazer por estes enteados que quer chamar a si o que nunca fez para manter cá os seus próprios filhos. Mas a vinda aos trambolhões de gente sem visto de residência encherá jardins de dorminhocos aos baldões e fará recuar o custo / hora, o salário mínimo, o emprego máximo, os salários, jornas e quejandos tornando este país um milagre para empresários que há anos clamam por medidas que reduzam os custos, promovam a produtividade, a produtividade ora aí está ** como diria o meu amigo José Mário Branco, a fim de finalmente competirmos com os países decentes da Europa e do mundo através da instauração de um moderníssimo esclavagismo.

Encher-se-ão todas as pensões do Beato à Picheleira, de Marvila a Moscavide, da Areosa à Cantareira, e os cofres da Segurança Social, e as gavetas dos processos da acção policial, e os índices da actividade criminal, e os aeroportos de “mulas” pelo Natal… Está mais que visto que os governos anteriores e em especial este governo, que nada fizeram nem fez pelos que cá estavam e estão e os levaram e levam a sair, se prepara para tudo fazer por estes que estão para vir, ou não passasse tudo de presdigitação, de tirar coelhos da cartola, de não aparecer na Cimeira da CPLP que decorre em Brazília de mãos a abanar, por nada mais haver a oferecer que sonhos, sonhos que nem a UE nem Schengen alguma vez consentirão. Trata-se sim de deitar areia para os olhos de todos, de levantar cortinas de fumo para esquecer a ausência de futuro, e até de presente.

Não se pense contudo que somente os governos fizeram quanto puderam para tornar o país a cloaca nacional, os municípios, que não criaram as condições para o desenvolvimento, quando não o dificultaram ou impediram têm também a sua quota parte, como a têm gabinetes e técnicos que de norte a sul se arvoraram em reizinhos do seu reino e bloquearam, e boicotaram intenções e projectos, iniciativas e progresso. Todos são em maior ou menor grau culpados da situação.

Estamos abrindo às cegas e completamente as pernas à pretalhada, descemos abaixo de preto, abaixo de cão, somos uns cães uns para os outros mas nem um canil sabemos gerir, quanto ao goês e se o deixarem venderá seda e anil aos mongóis e aos chinocas, fazendo o pino e percorrendo  em contra-mão uma rota que não devia sequer atrever-se a seguir…Dêem condições aos tugas e eles que façam filhos... 

O busílis está no facto da medida exigir reciprocidade e alguns dos países da CPLP, com Angola à cabeça, não estarem dispostos a aceitar-nos com a mesma bonomia… Os pretos não querem lá brancos, pelo menos os brancos portugueses. Todavia não deixa de surpreender-me e até confundir-me que, ante tamanho disparate, o PR, sempre tão certinho, se resolva desta vez apoiar tão esdrúxula ideia… 


* Guiné Equiatorial, ditadura há 37 anos, um do países mais corruptos do mundo.
** https://youtu.be/_Adp77ivpT8