sexta-feira, 3 de agosto de 2018

525 - CONVERSAS COM A NETINHA LEONOR ...



Hoje passei a manhã com a minha netinha e almoçámos juntos. Calhou assim, não é costume mas a Luisinha estava desde as oito em oncologia fazendo químio… De vez em quando encontramo-nos no café do bairro, ali é mais fácil esbater as formalidades usadas em casa, no café informalidade e alegria surgem espontaneamente, de forma irreverente e inopinada e a distância entre nós naturalmente desvanece-se, sentados ficamos da mesma altura e à mesma altura.

O tema da conversa começou nem recordo porquê pelo séc. XVIII, talvez por que tivéssemos anteriormente combinado o encontro para rever nas férias história e geografia. A verdade é que acabámos por nos centrar na "Passarola" do Padre Bartolomeu de Gusmão, nos balões que fogem das mãos das crianças subindo no ar, diversão tão comum na China, até chegarmos por maiêutica aos conceitos de mais leve que o ar, da pressão atmosférica, de que o ar quente é mais leve que ar frio, de que o ar tem peso, de que o ar tem força e exerce pressão sentindo-se se, com o carro em andamento meteres a mão fora da janela...


Mas cuidado, tal não se faz, não arrisques ficar sem a mão ou sem o braço, foi assim que o francês do InterMarché do Frei Aleixo ficou sem o braço esquerdo, por descontraidamente o levar apoiado na janela quando lhe foi atrozmente arrancado pelo cotovelo ao cruzar-se com e raspar num camião.

Há quem tenha ficado sem a cabeça à conta destas parvoíces, com os miolos todinhos espalhadinhos pela estrada daaaaahhhhhhhhhhhh que nojoooo !!!!!

e bla bla bla por vias e travessas lá chegámos à conclusão de que sem a protecção e a pressão do fato espacial, na lua, que não tem atmosfera, peso, pressão, um astronauta simplesmente explodiria, e etc etc etc.. É que na terra o ar tem peso e muito,  é um quilo por cm2 será o equivalente a 2 ou 3 autocarros, vá lá, ficaremos a meio, dois autocarros e meio em cima de cada um de nós, sempre.
É mesmo assim, não torças o nariz, o avô não está a embarrilar-te,  é que ainda que o ar seja extremamente levíssimo não é isento de peso. Cada um de nós tem em média uma superfície de pele no corpo aproximadamente igual a 1 metro quadrado, um nadinha maior que o tampo desta mesa. Sabendo isso imagina o que cada pessoa aguenta, 1 cm2 é igual a esta unha, quantas vezes cabe no tampo da mesa ? Quantas ? É esta força extrema da pressão atmosférica que suportamos, carregamos sempre até a dormir, e só não sentimos nada nem somos esmagados por esta força porque o ar que está contido no corpo se equilibra com o ar de fora. Olha, como os balões que ora sopramos e enchemos ora sorvemos até os espalmarmos, a pressão que actua de fora para dentro e de dentro para fora do balão, ou do corpo anula-se a ela mesma. 

          Foi um príncipe francês, Pascal quem descobriu há quatro séculos este estratagema e um dia havemos de falar deste Blaise Pascal e do seu Princípio de Pascal. Era um tipo curioso, a brincar a brincar aos 19 anos construiu a primeira máquina de calcular imagina. Uma criança a quem o pai recomendou o estudo da história, da geografia, como estamos fazendo, e da filosofia que tem que ver com a pergunta que te fiz há um ou dois meses e cuja resposta ainda espero, eu tenho tempo, e paciência, só quero que me digas qual o sentido da vida e quando te sentires segura podes vomitar o que pensas sobre isso. 

          Falaremos então sobre esse tema, OK ?


E ao abordarmos o tema dos chinocas do Bartolomeu e da Passarola, ao falarmos em balões, a conversa tornou-se festiva e a carinha dela sorriu como se estivéssemos numa festa. O senhor Nuno animou a coisa e trouxe-me o suspiro habitual, a recarga de açúcares das onze. Como ela se adiantou e me xingou a cabeça por causa dos doces, eu acusei o ataque, cortei-lhe o pio e saquei da história do Hindemburg, aquele balão fenomenal e extraordinário que se incendiou resvés de Nova Iorque, aproveitei a maré e quando demos um giro pelo Youtube p’ra ver a cena macabra a carita de gozona passou-lhe logo. Com mulheres um homem tem que estar sempre preparado e com resposta pronta.

Fez uma cara de quem cheirou carne esturrada mas depressa lhe passou, falámos do hidrogénio inflando-se como um fósforo amorfo e na qualidades do hélio, que não se incendiaria e actualmente enche os balões das festas da criançada por ser inofensivo, falámos de novo nos tais milenares balões de papel chineses e fizemos uma pausa e um suponhamos, de que o padre Bartolomeu provavelmente conheceria os balões dos chinocas antes de se meter a fazer a Passarola...

P’lo fim da manhã deduzimos que, como no Brasil não o deixaram lançar a Passarola, já imaginaste Leonor o tamanho do Brasil, o gigantismo daquela floresta imensa  ? Seria um perigo, daria um incêndio para nunca mais acabar. Mas o padre Bartolomeu era esperto, veio para Portugal onde somos todos maneses menos o Marquês de Pombal, que reconstruiu a baixa com uma grelha lógica mas quem sem lógica nenhuma meteu outros na grelha do grelhador da Santa Inquisição e, como se isso não bastasse expulsou os jesuítas, que sabiam tanto ou mais que o príncipe Pascal. Quando se quis redimir e perdoou os judeus era já tarde, poucos ou nenhuns cá tinham ficado, e assim ditou a nossa pobreza franciscana.... A nossa pobreza de espírito…

Adianto-vos que, como ela netinha facilmente pôde concluir, sobre todas estas inteligências paira o avô dela, eu, eu e o Hélio, mais leve que o ar, mas das qualidades do Hélio falaremos amanhã, era bom tipo o Hélio  😊

Agora só cá para a gente, era um bom sacana o Hélio ...

Bem, e já cá estamos no amanhã que é o hoje e o agora, começámos realmente pelo hélio, eu ontem mentira-lhe, sem querer claro, dissera-lhe que o hélio enchia o Hindenburg se incendiara e afinal o hélio é inofensivo e quem mandara o Zeppelin digo o LZ 129 Hindenburg abaixo afinal fora o hidrogénio, um gás muito instável e facilmente incendiável. Mas se estiveram atentos terão reparado que no texto eu já corrigira esse erro crasso.

Ontem estavas na maré baixa avô, mas o erro foi pequeno, eu percebi a ideia, não se enchem balões com ares perigosos como aquela gente fez.

Pois não e por falares em maré qual julgas tu que é maior, a Terra ou a Lua ? Ou não estás em maré de précuras e answers hoje ?

Também tens direito aos teus dias não será ? :P  

Ora essa é fácil, a Terra.

Pois é tens razão olhando e comparando a Terra e a Lua parece-nos grávida a nossa Terra, ta mais cheiinha, tá grávida e com gravidade, que sabes tu da gravidade ?

Sei que se não fosse ela andávamos voando pelos ares.

Muito bem, como os balões não seria ?  E já agora qual delas terá a maior gravidez ? Digo gravidade ?

E foi aqui que ela embatucou e para a destravar, para a soltar, lhe perguntei o que queria.

Nada.


Querida, o senhor Nuno alugou ou comprou o café, paga uma renda ou uma prestação mensal para nos poder proporcionar o prazer de uma mesa, umas cadeiras, temos jornais e revistas, ar condicionado, televisão, música e umas exposições de vez em quando, se queres continuar sentada na cadeirinha dele terás que a alugar um bocadinho, pelo menos enquanto aqui estiveres, ou então fazes uma despesa mesmo pequenina para ele ganhar alguma coisa e poder pagar o aluguer ao fim do mês entendes ?

Olha eu alugo esta mesa e esta cadeira quase todas as manhãs, não alugo, mas faço uma despesita para ajudar o desgraçado porque ele não é meu pai, nem teu avô perxebes ? Isso, OK vai lá buscar uma água então.

Ora vamos lá ver esses livros que aí trazes. Mas tu afinal só queres respostas ?? E as perguntas ?? Não te ensinam a fazer perguntas ??  Já é tarde, amanhã pedimos duas doses, uma de Heliocentrismo e outra de Geocentrismo, servidas numa taça de gravidade queres ?? :P


…………………….. continua …………………………