segunda-feira, 25 de maio de 2015

242 - SEDE UM CIDADÃO DO MUNDO…...............


-------- Ola Baião tenho aqui um artigo para te mostrar, gostava de saber a tua opinião acerca disto ----- http://www.brusselsjournal.com/node/938  ----- é um assunto que tenho vindo a investigar mais e mais, e em certas frentes tem-me levado a alguma preocupação, o que é que achas desta questão, do Islão na Europa, especialmente depois de teres estado no Iraque e teres passado por essa experiência ? ----------


Querido amigo:

Em primeiro lugar quero destacar o facto de que, ter estado no Iraque não me dá pergaminhos suficientes para falar sobre o mundo muçulmano. Dão-mos sim o conhecimento dos factos históricos, esses sim a minha especialidade, e desde o ano 1000 e das cruzadas que são conhecidos, não são suposições, são factos provados e comprovados. Naturalmente que, antes e depois da minha ida ao Iraque, investiguei e documentei-me bastante sobre esse mundo, e é isso que me vale, e valeu na altura para a compreensão do muito que vi e vivi.

Contudo agradeço a tua confiança e consulta, até me envaidece, raramente a opinião histórica de alguém é solicitada, e todos teríamos muito a ganhar se conhecêssemos bem os factos e a sua origem. O texto do link que me enviaste parece-me ser de 2006, e ter origem num lunático, daqueles que por cá temos muitos, (por cá só o Jornal do Crime ou o Correio da Manhã perderiam tempo com ele, e o Correio da Manhã abreviá-lo-ia até só lhe restarem 3 a 5 linhas) mas calma que só agora comecei a analisar o texto, avancemos com calma e a sempre necessária cautela nestes casos.

Vou falar por tópicos que a coisa é longa, mas tu entenderás, e os tópicos ir-se-ão desenrolando de acordo com o texto, meterei referências para te saberes situar no mesmo ok ?

- Desintegrando a IceGreenLand…. Há pelo menos 2 mil, ou pelo menos mil anos que o avanço no mundo ocidental é tão rápido para as mentes quadradas, paradas e acomodadas que lhes parecerá sempre estar-se desintegrando…

- Volvo Abba… etc etc, saudosismo puro, eu também tenho saudades de Camões, Vasco da Gama, Pessoa, Cidália Meireles, Beatriz Costa, Egas Moniz etc. etc

- Bósnia e tal … “o modelo escandinavo deixaria de” … portanto o nosso homem entrou decididamente no campo das suposições…. Especulação pura…. Delírio… Utopia… Guerra civil…

Olha amigo Leocádio... Parvoíce pura… o homem teme o multiculturalismo e a perda de emprego e influencia, nada que não se tenha já visto suceder em 5000 lugares no mundo ao longo da história…. Não percas tempo com paranóicos , mas…  E este “mas” vale ouro…

- O nosso paranóico cita o Jornal “Aftonbladet!”, que jornal é ? Qual a sua expressão (tiragem) no país ? E qual a sua credibilidade ?? Tens que te habituar a separar o trigo do joio Leocádio, mas atendendo a que ainda te sentirás aí um estranho, avancemos com cautela…

- Pois... Toda a gente sabe que os muçulmanos são uns bandidos, e se não forem eles foram os pais, ou serão os netos… nem há imigrante que não seja um ladrão... Já vi que é diarreia mental o mal desse senhor… acredita que antes de ler isto eu tinha melhor opinião da Escandinávia, afinal lá, como cá, há parvos a rodos.

- O homem não generaliza, como teria feito qualquer jornalista inteligente, o homem particulariza, o que só demonstra falta de senso, ódio ao estrangeiro, ao imigrante, e falta de educação, cultura geral e mundividência… não leves a mal mas a partir daqui vou analisar a coisa por capítulos ou grandes parágrafos ok Leocádio ?

- O problema dele é haver jornais que o aceitem, e nunca ter sido obrigado a trabalhar a sério ou no duro, olha, nem sequer o vou incluir no grupo dos intelectuais, que também os haverá na Escandinávia, e decerto bons, quando muito inclui-lo-ei num grupo de arruaceiros virtuais, de extrema-direita, com os quais contudo há que ter cuidado e contar, lá está o tal “mas”…. O tal mas dourado… Que eu atrás deixara…

- Perde-se em considerações avulsas de quem quer parecer dominar a história e o conhecimento do mundo, eu também uma vez coloquei um panamá e imitei o sotaque brasileiro, muita gente acreditou em mim, o panamá era de palhinha branca ... Até pensaram que eu era do Rio De Janeiro...

Afinal o nosso homem facilitou-me muito o trabalho, não o ter levado a sério permitiu-me ler a coisa em diagonal, analisar por atacado ou grosso, e até ter pensado de mim para mim que uns conselhos de mim pra ti não te fariam mal nenhum… Baseados na História claro...

- Um, o 1º, mas que vale ouro : caríssimo Leocádio e Felismina, a história é rica em migrações, em factos com emigrantes e imigrantes, aliás se não fossem as migrações o mundo seria completamente diferente e já teria tombado para um qualquer dos seus lados. As migrações são a seiva do mundo, da vida, mas... São também a seiva ou o leit motiv que alimenta muita incompetência, esconde muita insensibilidade, válvula de escape para imensas incapacidades, etc. etc etc

- Migrantes são cavalo de tróia de riquezas e bode expiatório de fraquezas…. E é aí que está o busílis, e é com isso que devem contar e é a isso que devem estar atentos.

- De um modo geral eu diria que até há meia dúzia de anos atrás todas as migrações, integrações e assimilações tiveram sucesso, mas o mundo complicou-se com a globalização e em especial com o excesso de desregulamentação e liberalização. Vai haver problemas, já há aliás, e o modo mais fácil de parecer resolvê-los dentro de cada país, vai ser o mesmo método que é utilizado (que eu saiba) há 5.000 anos, arriar cacetada nos imigrantes e expulsá-los “do templo”, pois nem a nossa santa religião se esqueceu de entre tantos nos deixar um exemplo de como resolver essas questões aparentemente irresolúveis…

Portanto meu rico amigo, também Hitler não tinha nada contra os judeus, mas desde que perdida a I GG, com a inflação e o desemprego reinantes na Alemanha, quem culpar ?

O Kaiser Guilherme ?
Bismark ?
Os militares ?
Que falta de patriotismo !
Não há mais ninguém… conveniente ?

Não há outras gentes ? Outras raças ? E assim os judeus se foderam na Alemanha, que por sua vez fodem quanto podem os palestinianos, pois se até os gregos haviam escravizado os metecos que nem eram considerados gente…

A Ku Klux Klan fode os pretos na América, na Africa do Sul os brancos fodem os pretos e em Angola os pretos fodem os brancos, na américa do norte os ingleses lixaram os autócnes e estes por sua vez já tinham lixado os indígenas. Idem para os negros, que os brancos haviam escravizado aos milhões…

Mais abaixo Colombo, Pizarro, Cortez e outros lixaram os aztecas maias e incas. Nós tornámos grande o Brasil, e construímos à conta dele uma data de igrejas monumentais para as quais agora nem para a limpeza ganhamos, mas corremos com os ucranianos…

E no cabo de África os boers não fizeram até hoje o que quiseram dos pretos ? E por que não experimentas ler a nossa história trágico marítima ? Os nossos antepassados de antanho arrancavam braços e pernas, marzápios, tomates, olhos, narizes, e orelhas como quem arrancava  dentes…

O problema Leocádio (e Felismina) é ser-se outro … o outro… O estrangeiro… portanto, uma vez que a história está pejada de tristes exemplos, atenção ao facto, e «em Roma sê romano», jamais esqueçam este dito popular, pois está mais certo que 2 + 2 serem 4... Retira de casa, das roupas, do carro, do porta chaves, da carteira, do porta moedas, da pen e do caralho, toda e a mínima coisa que te ligue ainda que remotamente a Portugal, aliás ter orgulho de Portugal porquê ? De quê ? Ainda se vivesses no séc. XV ou XVI ... Vá que não vá. Mas para isso já lá vai tempo demais... Percebes o que te digo ?

O pior bicho ao cimo da terra é o homem…. Toma cuidado com ele…. Mistura-te entre eles, disfarça-te, camufla-te, pois não estás na tua terra, cá até nos comeremos uns aos outros, não faltará muito...

E claro, mantém os olhos abertos e a mente clara, esforça-te por distinguir entre gente de bom senso e arruaceiros, cá também os temos, ou nunca ouviste falar de Mário Machado e do PND ? (basta googlares... Nem é menos parvo que o teu artista) e distingue jornais sérios de pasquins… Quando não, nunca mais o tempo te irá sobrar, nem o sono deixar de te atormentar…

Espero que esta rajada de ironia tenha respondido aos teus anseios e te ajude a construir Leocádio, aí e em paz, sem receios, aquilo que o homem faz pelo mundo há 10 mil anos… Uma vida, um lar… 

Beijinhos e abraços aos dois e sempre ao dispor .

Humberto, Évora, 25 de Maio de 2015, dia de S. Gregório, que bebia demais.