terça-feira, 3 de agosto de 2021

722 - PASSAR O RUBICÃO, VITÓRIA DE PIRRO ...

 


722 - CHEGA, PASSAR O RUBICÃO, OU VITÓRIA DE PIRRO

 

A questão coloca-se unicamente na dimensão da vitória do Chega nas próximas autárquicas, pois não tendo nenhuma câmara, mesmo que venha a ganhar uma única poderá cantar de galo. Isto é, cantar vitória. Preparemo-nos portanto para o que aí vem já que, por pouco ou muito que seja, é o que nos espera. É o nosso destino, é o nosso fado, é a nossa sina.

Fado ou fadinho, destino ou sina, gostemos ou não, a mais que previsível vitória do Chega a nível nacional é um dado certo e, até um mal necessário, adiante veremos por quê.

Aos partidos do sistema, incapazes de mudar e de se reformarem, ficaremos a dever essa grande vitória do Chega, que eles mesmos construíram, da qual já se queixam e de que se irão lamentar muito mais a partir de 26 de Setembro.

André Ventura irá averbar uma vitória como não se vê igual há décadas. O problema, problema que já se nota por aqui e por ali, em casos pontuais que de pontuais estão passando a normais, se é que se pode chamar normal à anormalidade, o problema dizia eu, é e será gerir essa vitória, gerir essas tropas, ter mão nessa tropa fandanga que o segue como a um Deus e que como tal lhe obedecerá cegamente, não esquecendo que a cegueira nunca foi boa conselheira.

De um modo geral o Chega nunca se preocupou em arregimentar a classe média e média alta, nunca se preocupou em dotar as suas hostes de “intelligentsia”, de cultura, de formação, de quadros médios e superiores. Estas ausências na sua estrutura irão fragilizá-la, irão desvalorizá-la e torná-la disfuncional.

Resumindo, o grosso da maralha que irá conquistar votos e lugares, uma vez instalada neles irá agir como macacos numa aldeia e, pontificarão por todo o país, de norte a sul. Aldeias de macacos que não terão nem longa vida nem longa duração.



Por mor disso as instituições, de Juntas de Freguesia a Câmaras Municipais irão parar por todo o país, bloqueadas por conflitos que entupirão tribunais, obrigando à repetição de eleições, promovendo a discussão e desagregação das suas concelhias e distritais devido a lutas fratricidas pelo poder, mas que o farão perder votos e apagarão todo o fulgor que no dia 26 for alcançado. Ao fim de poucos anos, e meia dúzia bastarão, assistiremos ao desmoronar das barracas que agora alegre e irresponsavelmente se afadigam a armar.

Pedro Baldaia em “O CHEGA VIVE DO NOSSO MEDO E ESTÁ A VENCER”, publicado no DN, e Pedro Varela num ensaio intitulado “O IMPÉRIO DE JOÃO MARIA BRAVO: DA ESCRAVATURA À GUERRA COLONIAL, DAS ARMAS AO CHEGA” publicado no Blogue “Setenta e Quatro”, links no fim deste texto, tocaram no cerne do problema, abordaram o problema do medo enquanto arma do Chega e das bases fundadoras ou vice-versa mas não o essencial, e o essencial, as condições criadas pelo sistema e que permitiram, alimentaram e alimentam o crescimento e engrandecimento do Chega não foram abordadas, não foram tocadas, não foram analisadas, não foram questionadas. 

No entanto é aí que reside o problema que iremos enfrentar e com o qual iremos defrontar-nos no futuro, o chauvinismo dos seus Sans-culottes e o perigosíssimo revanchismo que os anima, e o Chega alimenta, na ânsia de se alcandorar ao poder, pelos vistos a qualquer preço.

 Diria que do mal o menos, é verdade que se aproxima um verdadeiro tornado e por sua vez um tsunami ou arrastão, mas sem que paguemos esse preço algum dia veríamos efectuadas, mal ou bem efectuadas as reformas de que o país padece e carece há décadas e os partidos do sistema, mais focados nos seus umbigos jamais terão a ousadia de deitar cá para fora ? O tão temido Chega é sem réstia de dúvida um mal necessário, há males que vêm por bem.

O povo é mais que certeiro na sua milenar sabedoria e o Chega vai ser a nossa e a sua própria Némesis…

  


https://www.dn.pt/opiniao/o-chega-vive-do-nosso-medo-e-esta-a-vencer-13973019.html?fbclid=IwAR0GDKktW6zH19kIZLv-ZWqxkuJbAM5xysraOCAlEksxXLgJoPrDOYb7ie4


https://www.setentaequatro.pt/ensaio/o-imperio-de-joao-maria-bravo-da-escravatura-guerra-colonial-das-armas-ao-chega?fbclid=IwAR0wgH5xmogblXpJcpDb3sBcr2lfejcVwAvKNy0ZOwF7osZaqPRMeTKaZL0

NOTA. SE GOSTASTE PARTILHA ESTE TEXTO COM AS TUAS AMIZADES, AJUDA-AS NA ANÁLISE CRÍTICA, A ESCLARECER POSIÇÕES E CLARIFICAR ASSUNTOS.