quarta-feira, 3 de junho de 2020

645 - PEQUENOS INDUSTRIAIS, QUE TEIMOSIA... By Maria Luísa Baião *



Há quinze dias, mais precisamente na terça, 27 de Março deste ano da graça de 2001, desloquei-me com curiosidade ao Hotel da Cartuxa para assistir aos debates sobre “Évora, Cidade Moderna”, onde também esteve presente o Director deste Diário que, na quinta-feira seguinte apresentou uma local sobre o evento, nunca tendo eu pensado que o assunto a tanta gente preocupasse deveras.

Várias ideias chave se fixaram facilmente no meu espírito, umas devido à eloquência dos oradores, outras relevantes pela pertinência dos casos abordados. De uma coisa fiquei ciente, não me apercebera ainda, e considero-me uma pessoa bem informada, da profundidade ou gravidade que a estagnação da nossa cidade atingiu.

Efectivamente de há muitos anos a esta parte temo-nos confinado à preservação e divulgação do Centro Histórico, como se tudo o resto não existisse. E o resto são o grosso dos habitantes desta terra, somos todas nós, vivendo maioritariamente em bairros sem a mínima qualidade de vida ou articulação com o centro da cidade.



Numerosos hiatos se interpõem entre a cidade e os bairros, em especial nestes, e não somente do ponto de vista arquitectónico, mas também funcional. Falta de equipamentos, de transportes bem articulados, vias de acesso e estacionamento, zonas verdes, mobiliário urbano, enfim, pasmei com o que é possível fazer e não tem sido feito.

Talvez a questão que mais me tenha sensibilizado tenha decorrido do espaço para construção ou mesmo das construções imobiliárias, cujos valores atingem em Évora números aterradores, fortemente condicionantes da fixação de investimentos e pessoas, autêntico travão ao desenvolvimento, à criação de emprego, ao progresso.

Provavelmente já todas nos apercebemos que a vida não está fácil, nem para nós nem para os nossos filhos, o que talvez não tenhamos interiorizado ainda é que é possível alterar este estado de coisas.


Évora apaga-se a cada dia que passa por falta de uma liderança ambiciosa e capaz, está ela própria a perder o lugar de liderança que detinha no Alentejo, a comprová-lo o facto de alguém ter lucidamente apontado o exemplo da nossa “Terceira Zona Industrial”, um espelho inequívoco da nossa realidade e bem à altura do Terceiro Mundo para que esta cidade caminha.

Terceira Zona Industrial ? Exacto ! Eu já a conhecia, simplesmente comodamente aceitara que as coisas eram mesmo assim. São assim, mas podem ser de outro modo, haja quem tenha vontade e queira. Há algum tempo precisei de uma grade em madeira para substituir uma janela da garagem, onde fui levada ? À quinta do Capitão Poças, ali para o St. Antonico. Outra vez tive necessidade de tirar um risco do carro, fui dar ao mesmo sítio, quem precisar de algo, na nossa terra, não precisa de consultar as Páginas Amarelas, vá ao lugar que vos indiquei, ali há de tudo para todos. Verdade ? Verdade ! Sem as mínimas condições de segurança, de higiene, de trabalho. Ali impera o elevado espírito desenrasca e inventivo, tão típico dos portugueses, é todo um submundo de alminhas governando-se trabalhando, numa promiscuidade de misteres e gentes equilibrando-se no arame, como num circo.



 Sucateiros uns, habitando casas degradadas outros, lado a lado tecnologias de ponta e os mais arcaicos processos, mas todos lutando, sobrevivendo teimosamente, desfeando esta cidade Património Mundial, num amplo espaço clandestino.

Na realidade pergunto-me quantas pequenas indústrias e actividades não estarão na nossa terra segregadas em guetos, umas em garagens, outras em vãos de escada, outras em quintais insalubres, outras em pequenos espaços que exigem de quem neles labuta corpo de contorcionista e paciência de santo, sem hipóteses de crescerem enquanto empresas, sem condições para criar riqueza, emprego, limitados na sua coragem, limitados na sua criatividade, teimosamente sobrevivendo, sem que o Poder Local alguma vez se tenha preocupado com tal desiderato.

Um dos presentes levantou-se comovido do meio da assistência e ali mesmo prometeu que com ele não seria assim. Acreditei, porque senti sinceridade nas suas palavras, e porque acredito nessas dezenas ou centenas de empresários, pequenos artificies e industriais a quem se lhes forem dadas condições poderemos ficar a dever muito do desenvolvimento desta nossa cidade, uma cidade do Terceiro Mundo, plantada em pleno Século XXI.





By Maria Luísa Baião, texto publicado no Diário do Sul, coluna KOTA DE MULHER, em 12 - 04 - 2001