sexta-feira, 5 de abril de 2019

594 - NOVAS CRÓNICAS, OUTRAS CRÓNICAS, by Maria Luísa Baião *


Raramente recuso um desafio em especial se o mesmo constitui algo que me motive, agrade, e sobretudo seja por mim entendido como um desafio diversificado, como o serão estas crónicas, diferentes semana após semana, mas sempre viradas para os problemas do presente, sobretudo aqueles que nos digam directamente respeito, quer enquanto cidadãs (ãos) do mundo, quer acima de tudo como cidadãs (ãos) do Alentejo.

Há muito que o Director deste Jornal me lançara o convite, mais um repto que um convite, a que considerasse à minha disposição as páginas do seu prestigiado diário, assunto que mais que uma vez veio à baila, isto é, sempre que nos encontrávamos. Mal sabia que as suas palavras eram música para os meus ouvidos, ouro sobre azul, adorando como adoro, falar convosco escrevendo.

Aqui estarei todas as sextas-feiras, dando-vos conta das minhas impressões, mas acima de tudo expondo um olhar muito próprio, um olhar de mulher, numa perspectiva muito pessoal mas que certamente não deixará de se identificar com muitas (os) de vós.

Escrever é para mim uma forma de estar convosco, sabemos quanto o tempo é precioso por escasso, e na impossibilidade de com todos privar esta é uma, a única forma ainda que minorada de o fazer. Não será contudo a distância ou a ausência que impedirão que chegue até vós o meu testemunho, a intimidade dos meus pensamentos, que não receio repartir.

A cidadania tanto é um direito quanto um dever de todas (os) nós. Escrever, dividir convosco temores e apreensões, desejos e emoções, anseios e aspirações, será uma forma igualmente solidária de exercermos, praticarmos e cumprirmos essa cidadania.

O mundo é demasiado complexo para que o ignoremos, a cidadania e a democracia exigem a cada dia que passa a nossa participação mais ou menos empenhada, daremos se necessário um só passo de cada vez, mas faremos juntas (os) essa caminhada.

Para as (os) que já me conhecem tudo será mais fácil, para as (os) novas (os) leitoras (es) direi que é para mim um enorme prazer poder contar convosco, da mesma forma que poderão contar comigo, aqui neste espaço semana após semana buscando motivos para que todas nós, Diário do Sul incluído, possamos dizer que valeu a pena.


 Interrogar-se-ão porventura com o aparentemente absurdo título escolhido para estas crónicas, KOTA DE MULHER, surgiu por obra e graça do espaço político que se pretendeu conceder à mulher, como se não fosse por direito um espaço dela, a quem se alguma culpa podemos apontar é ao facto de “perder” tanto da sua vida a criar os filhos, esses filhos que numa atitude altruísta lhe pretendem dar agora o espaço, o tempo, a oportunidade, a dízima do que lhe devem.

E porquê com “K” ? porque nunca consegui esquecer a ironia, o sarcasmo, a sátira , implícita na frase “anarca” que no pós 25 de Abril imperava em tantas paredes; “ a porka da politika”. Ora sucede que eu não considero a política dessa forma, mas antes como uma causa nobre, (eventual e pontualmente servida, ou usada por gente menos nobre), ainda que não tenha evitado deixar escapar um irónico sorriso quando veio à tona o assunto das cotas.

Resultado, toma lá com um K, carregado evidentemente de toda a ironia, sarcasmo e sátira com que os “anarcas” pretenderam recheá-lo. Pelo menos um mérito teve em mim o assunto das cotas, levou-me a uma participação civica mais activa entre as quais se inscreve esta coluna que semanalmente com gosto e alegria escreverei a pensar em vós.

Feita a apresentação, com amizade me despeço de todas (os), com a garantia de que para a semana, todas as semanas, todas as sextas-feiras, aqui estarei convosco.


* By Maria Luísa Baião, escrito sexta-feira, ‎5‎ de ‎Janeiro‎ de ‎2001, ‏‎23:04h e a primeira publicação no jornal DIÁRIO SUL dada à estampa nesse mesmo mês.



593 - O PORTINHO DO CANAL , by Luísa Baião *


Portugal afundar-se-á um dia dizem-no agora os números que há muito o bom senso conhecia. Há tanto quantos os anos que Milfontes eu não via e, enquanto a água para o mar corria, floresceu esta vila de tal maneira que se tornou um espanto. E tão harmoniosamente cresceu que vila já não me pareceu, antes trabalho laborioso bordado por cerzideira abnegada, animada e esperançada em mil amores.

Não é um malmequer que se nos oferece à chegada, antes um roseiral onde qualquer de nós se perderá endiabrada no meio de mil casinhas perfumadas, por caprichoso beiral rematadas e onde o desacerto dos homens ou bolsa endinheirada não logrou ainda erguer aos céus a sua ânsia ávida que, por todo o litoral se ergue como hirto falo da ganância.

Linda é ainda essa vila de mil fontes salpicada. E para tesouro lhe chamarmos só falta mesmo uma outra estrada que a ela nos conduza, que sereias cantem uma Ode a quem Mira sua beleza, a quem não escusa suas águas pois não são só elas que ao partir nos deixam mágoas.

Nem tão pouco as fráguas que delas afloram, tornando mais belas as viagens que nos oferecem miragens de corpos em oferenda a hélio, ilusão de verão de resultado méleo, fruto dos modernos valores que a muitas toldam a razão. Há bem mais de vinte anos que a ninguém lembra cuidar dum regaço de areal entre a marginal e a orla espumante, onde nem o suave rebentamento das ondas o pensamento nos salpica. Espaço de ciganos e ciganas, espaço nosso, fugitivas da rotina e dos enganos, espaço que a preguiça estica em evasivas de avestruz não consentidas. Que alguém a esse palmo de terra faça jus.

Frui esses curtos dias, vi fitas, ouvi melodias mil e mil frutos do mar quis devorar. E foi pelo pecado da gula que, não encontrando na vila onde me saciar, gentios astutos me alvitraram rumar ao Portinho do Canal. Descontente com esse tacanho modo de servir ou entender que felizmente já poucos teimam em manter, enfunei as velas e rumei ao sítio onde todas, mas todas, aconselho, desde o primeiro dia devem ir.

Uma cozinha com brio que nunca ofereceu fastio, suporta típica balaustrada sobre um mar onde nem uma barquinha se sentirá abandonada. Para as acolher o canal, para nos acolher esse beiral gastronómico, sem baixela de cristal mas com um menu em estrela e de sabor astronómico. E, enquanto em aleivosia as ondas da maresia formavam castelos de espuma, coisa alguma atormentava os meus manjares de rainha, inda que uma Tv em ladainha omnipresente, teimasse moer a gente.

 Num hemiciclo homens falavam, repetindo à exaustão um pesadelo, um quinhão que há muito a todos cansava, enquanto ali mais ao lado a serra ardia sem apelo. Há muito deixei de os ouvir, não vale a pena o flagelo. Será mais fácil um camelo carpir com desvelo sentido a perda de um qualquer bandido, que ouvir esses sonantes falar sem que nos tenham mentido.

Virei o olhar para o mar, onde reflexos raiados na crista de ondas montados lembravam lindas estrelícias, enquanto suave ondular trazia até mim sonhando, blandícias de encantar que me deixaram cismando.

Quão mais olhava e cismava melhor via sobre as águas, jardins, canteiros e arranjos, como se todos os arcanjos se tivessem combinado p'ra tornar o mar matizado de odores brejeiros emanados de jasmins nele bordados.

Barcos de todas as cores desfraldavam as bandeiras c’os nomes dos seus amores em cores azul-turquesa e rubi de amoras copiados, misturando corações em framboesa pintados, dando alma a cada mestre e a cada leme plantado. Dois cães, dois amores-perfeitos em correria por ali rematavam este quadro que vos conto porque vi, não por estar em esquadro armado ou cavalete empoleirado.

Vá ao Portinho por mim, que deixo recomendado, é apontar ao Cercal, o resto é caminho andado.
  

* By Maria Luísa Baião, texto inédito, escrito às 16:25 h duma sexta-feira, ‎22‎ de ‎Julho‎ de ‎2009 em Vila Nova de Mil Fontes, ‏‎após lauto almoço comigo, seu marido, e o nosso comum amigo Francisco Pândega, precisamente nesse restaurante.