segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

308 - OS NETOS E AS NETAS DE MARCELO …......

                                         

A Beatriz é filha da minha primeira mulher, prantei-lhe Beatriz que era como se chamava a minha primeira avó, Beatriz Sánchez Glória, sim, primeira, pois tive tantas quantos os meio irmãos e irmãs que tive e tenho, mais que as madrastas.

À primeira da segunda pus Isabelinha e à primeira da terceira achei engraçado Zezinha, e foi assim que a baptizei.

O meu pai era guarda-fios, e o meu avô Bernardo telegrafista* (ver texto 127, link no final), e naqueles tempos a vida tinha muito de provisório, hoje é tudo à farta, à fartazana como dizem os meus netos, tantos que se me torna difícil à primeira vista dizer de qual filha, ou filho.

Ainda que a vida continue rodeada de incertezas, também está pejada de certezas, tanto que ontem, dia de eleições, nem tirei o cu da cadeira, quer dizer, eu poderia ter argumentado nem ter tirado o pijama, o que vinha a dar no mesmo mas não seria a mesma coisa.

Fiz o meu giro normal, padaria pão, café e bica, só o jornal é que não por ser domingo, ainda que tivesse por ali feito caminho e dado os bons dias à Micas, cujo quiosque fica a meio do percurso, quiosque que anima a rua cujo sorriso ela ilumina, é uma simpatia, sempre atenta, sempre disponível

- Guardei-lhe o Expresso senhor Baião, Não me esqueci da Visãozinha senhor Baião, Esta semana traz um suplemento que o vai surpreender e agradar senhor Baião, Não se esqueça de o levar…

E eu comovido digo-lhe pela enésima vez que já nos conhecemos há décadas, que me pode tratar por Humberto, ou Berto, ou Bertinho, afinal somos velhos vizinhos e amigos, e nem as idades serão assim tão diferentes, ela rasgando o sorriso e fazendo-se de mouca mas ajeitando as melenas e as alças do sutiã, compondo a camisa, desabotoando o botão de cima, e eu; sabe Micas cheguei a temer que com a abalada do amigo Amadeu o quiosque fechasse, que você soçobrasse, mas tenho que dar a mão à palmatória, a Micas aguentou e traz isto num brinco, num mimo como diria o saudoso Amadeu.

- Enquanto há vida há esperança senhor Baião, não tive outro remédio senão arregaçar as mangas, os clientes merecem-me toda a dedicação e esforço, vivo para eles sabe ?

E eu se não sabia bem desconfiava, e com vontade de perguntar-lhe se sentia saudades do Amadeu, falta do Amadeu, necessidade do Amadeu, e que para o que desse e viesse cá estava, que contasse comigo, mas ela, sabida e batida mudou o disco num instante e disparou-me:

- E votar senhor Baião, já foi votar ? Não se esqueça, vá antes que chova !

Como quem diz pága e desampara-me a loja, quero dizer o quiosque, e trata lá da tua vidinha que tens muito com que te entreter e não me faças perder tempo que tempo é o que eu tenho menos e gosto de o aproveitar.

Não Micas nem fui nem vou, com o meu candidato preferido a não ir além dos 1% nas sondagens que se há-de fazer ?

- Quem ? O tal velhote ? O avô Henrique Neto ? Olhe que também gosto muito dele senhor Baião, dele e do Tino de Rans, são os dois mais sérios que ali aparecem.

Verdade Micas, verdade minha amiga, mas digo-lhe que desta nem me vou incomodar a votar, só havendo necessidade de uma segunda volta lá irei desempatar e botar a cruzinha no Marcelo, e ela:

- NO MARCELO SENHOR BAIÃO ?
Ai Jesus que nunca mais lhe guardo a Visão !

Olaré Micas, no Marcelo, muita gente estará enganada com ele, vai ver que com ele ninguém vai fazer farinha.

- O professor Martelo, o filho ou neto ou herdeiro ou delfim do Marcelo Caetano que eu bem vejo as capas das revistas senhor Baião.

Exacto Micas, e pode crer que será isso a dar-lhe a vitória, o pessoal está farto de políticos como a Maria de Belém, sem conteúdo, só fingimento, que se coçam, para dentro, que só vêem os seus direitos e esquecem os direitos dos demais, que entram em contradição a cada coisa que dizem, o pessoal bispa-os em menos de um farol.

- E ao Martelo não bispam ? Olhe que você também me saiu um pregador, votar Martelo, confesso que não esperava isso de si.

Calma Micas, o professor Marcelo não é o Cavaco mesquinho e vingativo, Cavaco e Silva é que não passa de uma estrondosa montanha de ignorância, o professor Martelo é o contrário, é um homem culto, viajado, sabido, vivido, sapiente, moderno, cosmopolita, e tido como um moderado.

- Pois ! E um facista ! Que eu bem vi as capas com ele no Brasil, ele e o Relvas, outro aldrabão, e o Salgado Espirito Santo do BES, e no carro com Marcelo Caetano… Um facista é o que ele é !!

Ó Micas não podemos sair por aí chamando fascistas a toda a gente ! O eleitor também viu e sabe tudo isso tudo Micas, e a julgar pelas sondagens não o reprovam, afinal metade de nós nascemos ainda no tempo da outra senhora, sucede que são tempos que comparados com os actuais são igualmente genuínos, era como era, e agora nada, agora nem genuidade, veja o Donald Trump, quanto menos politicamente correcto mais eleitores arrasta, o pessoal está farto de fingimentos como os da tal Maria de Belém... O Trump é desbocado ? E os anteriores a ele eram ou foram mais recomendáveis ? O Bush filho foi um dos maiores mentirosos que o mundo conheceu, nós próprios somos governados por trapaceiros há quarenta anos…

- São todos iguais, uns aldrabões ! Já o meu Amadeu o dizia, e com razão !

Lá serão Micas, mas por certo alguns mais iguais que outros. Não me parece que nas circunstâncias haja outro mais indicado ou melhor preparado.

- Que circunstâncias? Ele vai trazer-nos mais dinheiro ? Já nem os jornais da bola vendo como dantes ! Nem uma revista pornográfica sequer que ainda as tenho quase todas aqui debaixo do balcão ! Nem pastilhas compram aos miúdos senhor !

Pois é Micas, mas veja, a gaffe da Maria de Belém e o Centeno com o orçamento e mais impostos, e as reversões e as renacionalizações e o aumento da factura a pagar em mais onze mil milhões, e mais os trinta e cinco dias para os privilegiados e os quarenta para os escravos vão ser fatais ao Nóvoa, na minha mesa do café uns já apostam que o Costa cairá primeiro que o país e outros que o país cairá primeiro que o Costa, uns com receio que o PS nos atire novamente para dentro de outro buraco, outros com medo que quem vier atrás salvar-nos tenha tão pouco tacto como os que nos calharam a seguir… Duvido muito que o professor Marcelo, um homem que é capaz de mostrar, viver e brincar com a sua autenticidade não venha a ganhar folgadamente.

- Eu só vejo senhor Baião é as minhas despesas a aumentar e as receitas a encolher e só impostos só impostos, parece que passo a vida encerrada neste quiosque só para pagar impostos… e não vejo ninguém a mobilizar ninguém para trabalhar, isso não vejo não, devem estar todos pensando que ele cai do céu com certeza…

É mesmo por isso que o pessoal da minha mesa vai votar Marcelo Micas, vão tentar a todo o custo evitar o despesismo do Costa e do PS, vão tentar meter o Marcelo para equilibrar as coisas dizem, evitar que fiquem todos os ovos no mesmo cesto, travar o desvario da esquerda, o seu idealismo louco, ou não tarda estaremos agarrados a outro resgate, não há um deles que acredite no pau-mandado do Nóvoa, nem um deles sequer crê que o governo de A. Costa concite o investimento … Afinal o homem tem direito a ser eleito ou não tem ? Quer votemos em partidos de direita ou de esquerda não somos todos portugueses ?

- Olhe lá senhor Baião o professor Marcelo tem netos ?

Não sei amiga Micas, acho que não mas que eu saiba não sei responder-lhe a essa, mas porquê ?

- Porque os seus vêm todos aí senhor Baião ! Olhe lá para ali !

E lá vinham aos pulos atrás dos cães, que nunca largam, a Beatriz, a Nonocas, o Bila, o Toy, a Sissi, a Zézinha e o Fané, mais que as mães…