quinta-feira, 17 de março de 2016

321 - UNHAS PARA TOCAR VIOLA ..........................



Olhar aquelas mãos tratadas, as unhas cuidadas de modo esmerado, compridas q.b., pintadas numa cor carregada e em mãos de dedos esguios, de pele branca, lisa, reflectindo os anos vividos e a viver, ou mais ou menos isso, suscita em mim, sempre, os pensamentos mais pecaminosos que imaginar nos seja permitido.

Natural ou inconscientemente fui-lhe complicando a satisfação dos meus pedidos, complicando nem será o termo, será mais correcto alegar sofisticação dos pedidos, o que a obrigava a manusear as mãos frente aos meus olhos durante muito mais tempo. Pegar na coisa, na coisa ou no coiso, no que quer que eu pedisse ou solicitasse, ou comprasse, e manuseá-la, ou manuseá-lo, buscar-lhe o jeito, medir-lhe mentalmente o tamanho, ajuizar das necessidades para o envolver, escolher um padrão condicente e cortar a folha correctamente, à medida, embrulhar com jeitinho, cuidadosamente, sem rugas no papel e, no final colocar-lhe um lacinho. Perfeito.

E, enquanto as mãos lhe buscam e apuram a perfeição, eu, deleitado, olho-as, a elas e, por cima dos óculos à dona dessas miraculosas mãos, reparo então como os cabelos lhe oscilam, ondulam como um pêndulo ao sabor dos movimentos das mãos, e os olhos, os olhos meu Deus, que quando pestanejam me fazem esquecer do que ali me levara e dou por mim pedindo o jornal na padaria, papo-secos na farmácia, aspirinas na florista ou pão na livraria. Distraído pego em tudo aquilo preparando-me para abalar sem pagar e logo um sorriso aberto, de dentes mais brancos que os de um teclado me recorda diplomática e docemente:

- Vai pagar em cheque ou em numerário senhor Baião, quer facturinha, com número de contribuinte ? Arrisca o carrinho ?

Então acordo da distracção brejeira a cuja cegueira sucumbira e fico preso do seu olhar pestanudo e linguajar profuso, o porta moedas aberto, a carteira aberta, esperando ouvi-la soletrar a importância da coisa, o valor da conta, desculpando-me da minha abstracção, rotineira já, e reparo então que susteve o riso, a risota, e ao suster-se o peito lhe arfa e o volume aumenta e me toca, corrijo, me sensibiliza, a mim, homem sensível, que nem deve enervar-se pois tenho um “stent” na aorta há coisa de meia dúzia de anos.

Tal como as conversas, ou como as cerejas que se comem umas atrás das outras, também os atributos, os pormenores ou as peculiaridades da beleza nos levam, nos conduzem, a que os observemos um após outro com particular atenção exigindo que nos detenhamos num ou noutro ponto ou aspecto mais do nosso agrado, reparo nesse instante como a calça de ganga se lhe ajusta à perna, se lhe cola e a molda como a uma alva e marmórea coluna dórica, contudo o cós, baixo, deixa antever-lhe ao baixar-se a pele morena e tisnada a qual, a exemplo dos eflúvios do café que me toldam as sensações mantendo-me sonhando acordado, faz com que ao invés de conferir trocos e compras me perca nessa maravilha que o feminino encerra há milhões de anos e nos faz permanecer e avançar seja ou não seja.

Esteja ou não esteja ante nós a mulher ideal, quer sonhada, quer imaginada, pois um pormenor nos basta, quantas vezes um simples pormenor nos basta para abastardar os sentidos, a razão e a emoção, relembro quantas vezes um mero sinalzinho na cara, no pezinho* ou uma peculiaridade em mais recatado e íntimo lugar, senão vejamos, desta foram suficientes as unhas, tratadas, cuidadas com esmero, nem curtas nem compridas mas jamais roídas, os dedos esguios, uma palma fina de pele branca onde deixo perder o olhar, divagar, como se por ali pudesse ser deduzida, admirada e amada a mulher ideal, e me subvertesse irracionalmente o desejo animal, carnal, tornado incapaz de raciocinar, de acordar, de guardar a compra feita e despedir-me, sair delicada e cortêsmente, ir à vida, tomar juízo e disfarçar o rubor que me tomara de assalto e me prostrara o cogito, a disposição, a emoção.


Saio sorridente, atravesso a rua, cumprimento o Pedro e brinco com ele porque a ele sim, à juventude sim, é lícito arvorar todas as armas e alimentar todos os sonhos e desejos que a um cinquentenário cuidariam de amesquinhar, como se a maturidade a sabedoria e a segurança e a plenitude da vida não fossem agora, e não quando a cegueira e a impetuosidade da inexperiência dão corpo e fruto, ditam as regras e o caminho que, pasme-se, tantas vezes é mal percorrido ou nem sequer é palmilhado e as vidas se perdem num labirinto de escuridão e ignorância, de preconceitos e juízos de valor à priori errados e aos quais só o olor de amores-perfeitos atenua a negritude do basalto das calçadas.

Agarro nas fotocópias e saio faustoso ante o sol da manhã que me alimenta a alma e o pensamento, nas calmas dirijo-me à clínica de podologia onde marcara vez. É tempo de tratar de mim com o mesmo cuidado, o mesmo esmero, talvez aplicar-lhes um verniz contra ou prevenindo a onicomicose, um verniz branco ou transparente, e as apare convenientemente, evitando que os cantos ou bicos se encravem no dedo e me tornem manco o andar, isto é me obriguem a coxear, para além do mau aspecto que provocam ao descalçar-me e invariavelmente o dedo do pé sair pelo buraco que elas mesmas cortaram e me poderá envergonhar, a mim que se há coisa que tenha pouca seja precisamente vergonha. A verdade é que não desejo arranhar as canelas ou rasgar as meias de licra a ninguém.

Estamos quase lá, boa Páscoa e tratai das unhas, das mãos e sobretudo dos pés. O bom amante é aquele que, sem a arranhar, em paz dorme com a Violante, adiantou o Pedro rindo com vontade, pois a realidade é que o Livro de Eclesiastes é desapiedado no que concerne às vaidades humanas, mas nada nos diz ou convida quanto à renúncia a essas vaidades ou quanto às tentações e fraquezas a que sucumbamos ou façamos frente, respondi-lhe eu. Mas essa, ou esta, é uma discussão teológica que eu mesmo alimento, a renúncia, a salvação, o desespero, o fascínio, sucumbir ou não sucumbir, discussão em que de modo afectuoso me coloco sempre a salvo de mim próprio, como se fosse um descarado, tumultuoso e ambivalente conivente dos pecados em que me enleio.