segunda-feira, 4 de março de 2019

581 - SER OU NÃO SER LIBÉLULA by Luísa Baião*



              Eu não sei por que é que nem todas vós gostais de voar, as coisas vistas de cima são tão bonitas ! Acho que é por medo. Por medo de cair. É pena porque lá no fundo, se não se cai também não se vêem os pássaros nem as borboletas e não se vê nem o luar, nem o arco-íris, nem os campos lindos deste Alentejo mirrado.

É que depois, como quem nunca viu nada fica sempre de fora das conversas, porque não sabe sobre o que falar, fala-se sobre o nada, ora só falam sobre o nada certas pessoas... Que falam por falar… Eu gostava de ser libélula, porque as libélulas falam das nuvens ou da beleza do arco-íris, da brancura do luar ou até das flores dos verdes campos enquanto outras pessoas se perguntam;

- O que é isto ?
Eu nunca vi...

e piscam os seus olhinhos míopes.

Certo dia percebi um alvoroço entre os gentios, e D. Coruja, professora que se especializara nas cousas da noite, disse ter visto uma cujo rabo era tão grande que ia do horizonte até o umbigo do céu, bem acima das nossas cabeças.

- Ele vem de muito longe, de muito longe mesmo. 
  Só passa por aqui de 76 em 76 anos...

vem das lonjuras do céu, é um brinquedozinho do sol. Uma espécie de iô-iô. Nós, aqui na terra, somos brinquedos também, somos um grande carrossel, girando, girando, sem nunca chegar perto, sem nunca chegar longe, sempre no mesmo caminho...

Assim falou D. Coruja, que também disse uma coisa que nos fez pensar;

- O cometa tem poderes mágicos. Ele tem o poder de realizar os desejos de quem o vir. Se alguém, ao olhar para ele, de todo o coração desejar alguma coisa, essa coisa acontece mesmo...


        E foi naquele reboliço, cada qual dizendo aquilo que iria desejar quando visse o cometa que desejei ser uma libélula, para estar mais perto do milagre. Mas o milagre só acontece para aquelas que vêem o cometa.

        Eu queria ser libélula e ver as coisas bonitas do mundo. Não havia nada que desejasse mais do que isso. E com esse desejo imenso adormeci. E sonhei. Sonhei com o que mais desejava e nos sonhos os meus desejos se transformavam em realidades. Sonhei com um céu multicolorido, com o arco-íris, e que em redor tudo ficava luminoso e reflectido na água.


Primeiro vi uma gota de orvalho brilhando e os raios de sol partindo-se nela em sete cores, vi pinheiros verdes, o azul do céu, o brilho do sol, um mundo de coisas bonitas. Então compreendi que só querendo os nossos olhos vêem aquilo que o coração deseja.

Quando o desejo é belo, o mundo fica cheio de luz, mas sendo o desejo ruim, o mundo entristece-se...

E qual libélula sobrevoei uma lagoa, folhas que flutuavam na superfície e deslizavam na corrente como leves barquinhos. E vi peixes sonolentos, de grandes olhos abertos, habitantes das funduras. Vi três mundos: o das coisas de dentro, o das coisas de fora, e o dos reflexos.

Não, a magia não era para ver mais longe. O maravilhoso não estava escondido nas funduras do céu nem nas profundezas da terra. A magia era para ver diferente aquilo que os olhos tinham visto sempre, sem ver.

Ah! De que adiantariam olhos de ver longe se eles não tivessem o desejo de olhar o maravilhoso inda que morando perto ? Sim eu estava vendo como nunca antes este mundo encantado, lindo bastante e do fundo do coração desejando sinceramente que nele haja sempre bondade e beleza.

Para mim o milagre aconteceu... E agora sei, porque vi, qual a razão pela qual a chuva cai aos pinguinhos e não toda de uma vez e descobri o lugar onde podemos encontrar as respostas para as perguntas que temos ou a apreciar a poesia de Fernando Pessoa, as sonatas de Mozart, as telas de Monet, pores-do-sol, beijos, perfumes e outras coisas que apenas nos darão felicidade.

Adeus.  **

* By Maria Luísa Baião,‎ escrito ‎ quarta-feira, ‎31‎ de ‎agosto‎ de ‎2005 ‏‎pelas 15:46 horas e provavelmente publicado no Diário do Sul, rubrica "KOTA DE MULHER" nos dias seguintes.


‎** Texto inspirado pelos lindíssimos contos de R. A., colectânea “A Toupeira”

580 - HÁ HOMENS TESOS ! by Maria Luísa Baião *



Ricas férias passei, mas em abono da verdade vos digo que, se do Carnaval de Évora tivesse sabido, teria sido aqui por mim vivido, e não noutras paragens com tamanha antecedência marcado.

Não vale a pena chorar no molhado, até porque molhados estiveram quase todos os galegos dias que em férias andei. Mas valeu a pena, descomprimi, descansei e ri, remédios essenciais a um bom arbítrio dos humores, já que de amores me quer parecer, nunca padecerei.

Ginguei e passeei p’las bandas de Finisterra, lá onde o mar começa e se acaba a terra, palmilhei os “caminhos de Santiago”, o tal que volveu santo, de apelido Compostela, por alcunha o “Mata Mouros”, e que, decerto não por milagre, me poupou a aziagos dias, apesar do tenebroso frio que por todas aquelas cidades se sentia.

Muitos tesouros vi nem todos brilhando de fulgor, alguns, bem poucos com pena o digo, tendo mais a ver com honor e perigo, audácia, coragem, visão, castigo e recompensa, cuja riqueza está mais no que exemplificam e se pensa, que na falácia de quem muito e em vão grita.

Vim contrita, contrita e meditabunda, revendo planos, projectos e, de forma rotunda revendo e reinventado, reinventando e revendo o que nos separa dessas gentes, tão formigas, tão contentes, tão amigas, alegres, nunca displicentes. Hereges não são por certo, visto existir sempre por perto lugar de recolhimento, meditação ou oração, seja monumento ou não que lhes permita sentir, pensar e melhor agir.

Foi em Vigo que espantada,vi uma estrutura criada, melhor, uma escultura moldada por quem dessas coisas sabe. Vigo, cidade entalada entre o mar e a serra, cujas gentes, num truísmo, renegaram o determinismo que esse fado lhes traçava, roubando ao céu o espaço que a terra lhes negava. Testemunha-o essa escultura, que apontando para a altura, dá conta do querer e saber de quem procura a fortuna com seus braços e mister.

Quatro garanhões pujantes, trepando impantes por base que a escultura ergue às alturas em espiral mais do que instável, subindo com virtual ímpeto e quase se atropelando, num equilíbrio precário, parecendo quererem ultrapassar-se na estreita faixa que pisam. Tal milagre termina com o primeiro, o que conduz essa tão destemida quão desabrida corrida, sem chão debaixo dos pés, empinado no precipício que lhe serve de edifício, só lhe faltando ganhar nessa corrida imparável, céu e espaço adjacentes. Que imponentes, que lindos, que vivos, que impressionantes os traços desse artista que a tal beleza deu vista.
 
         Claro, logo ali quis saber o querer de tão nobre gesto em ferro e aço tornado. Pois há pouco que dizer, simboliza tal delícia a vontade de um autarca, de um povo que em terras da Galícia ousou pensar e fazer, ousou trabalhar e querer. 

Simboliza essa expressão, que fado algum parará quem em si mesmo acredite. Que mesmo faltando o chão, nada, nada fará parar quem recuse ouvir um não. Vigo recuperou numa década o atraso que a separava do desenvolvimento de muitíssimos anos que a afastava do resto de Espanha e da Europa. Por cá, muita gente se prepara já para apostar ou penhorar o capital de crédito, o muito ou pouco que lhe resta e quase em cima de eleições.

A ninguém parecemos querer dar nem o beneplácito da dúvida, nem tempo para galgar o precipício, parecemos mesmo mais seduzidas (os) por nos atirarmos dele abaixo que em saltá-lo. Não nos precipitemos, saibamos aguardar………….….………
.
* Por María Luisa Baião, escrito el jueves 26 de Febrero de 2004, a las 17:50 horas y publicado en el Diario del Sur, rúbrica "KOTA DE MUJER" en los días siguientes.