quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

750 - PORTUGAL, SALAZAR, PLANO MARSHALL

 

Em Évora foram construídos um vasto terminal logístico e grandes depósitos para combustíveis. Os comboios chegaram regularmente apenas nas primeiras semanas, o combustível nunca chegou a preencher os depósitos que o esperavam e o terminal aos poucos foi-se enchendo com sucata rebentada, vagões e máquinas. Os bascos e certamente os resquícios do que fora o exército Republicano não davam sossego às aspirações do III Reich.

 De Vila Real de Santo António a Viana do Castelo toda a costa estava nas mãos dos alemães, com ênfase para o pacato estuário do Sado que recebia os U-Boat das matilhas do Atlântico para aprovisionamento no lugar onde hoje a Setenave tem os seus estaleiros, e mais adentro nas velhas instalações da nossa marinha junto a Tróia.

 O Arsenal do Alfeite era destinado a reparações de maior envergadura, quer para os U-Boat quer para vasos de guerra de superfície cuja manutenção se estendeu à Margueira, no local onde anos mais tarde e como sabemos a Lisnave se ergueu. 

Toda a costa estava fortificada, e o país, ocupado de norte a sul, vivia as vicissitudes de qualquer outro país ocupado. Franco ficara sob um regime muito mais brando, ser aliado do eixo favorecera-o, já Salazar, com a sua teimosia pela neutralidade, sem aviso prévio vira o país ser abocanhado e pisado com violência pela bota militar alemã, que avançava pela Europa não cuidando minimamente de ver onde punha os pés.

 Aeródromos serão abertos em poucos dias por todo o país, aviões de guerra, de transporte e bombardeio assentavam arraiais, e a própria linha férrea de Badajoz e a de Vilar Formoso até Hendaye vira a bitola normalizada em poucos dias e, ainda que os comboios circulassem devagar o fluxo era constante, a menos que bascos e republicanos rebentassem com eles ou com a linha, o que parecia acontecer senão todos os dias pelo menos regularmente. Provavelmente terão mesmo rebentado muitos dos comboios carregados de volfrâmio que enviávamos para a Alemanha.

 


Esta história, que decerto já os fez torcer o nariz por inverosímil, só por acaso não teve lugar, não fora o ímpeto da Blitzkrieg ter sido travado a oriente, a oeste, a sul e no norte e poderíamos com grande probabilidade ter passado um mau bocado, Hitler pensava e funcionava assim, ou se era por ele ou contra ele, não havia meio termo e, como sabemos ele próprio acabou vítima da sua intolerância.

 

Como é sabido Salazar soube manobrar e evitar essa guerra que veio a abarcar todo o mundo e a causar cerca de 80 milhões de mortos. Não cabe neste texto avaliar a luta de Salazar pela neutralidade, nem se tal nos teria beneficiado ou prejudicado, sabemos de muitos países que tendo ficado devastados por toda a Europa cedo se reergueram e sobre os escombros construíram sociedades evoluídas, ricas e democráticas, e sabemos que o conseguiram com a ajuda económica do célebre Plano Marshall, um plano delineado por um general americano mais dado às coisas da economia que da barbárie pois é com gestos assim, não se obrigando mas conquistando-se povos e populações para o nosso lado das trincheiras que se vencem as guerras.

 

E em relação a Portugal ? País neutro mas velho aliado da Inglaterra, país neutro mas que já cedera uma base nos Açores aos USA nos idos de 44, ainda a guerra não tinha terminado embora não estivesse em dúvida qual o lado para que ela caminhava ou tombaria. Com base nessa colaboração activa Portugal foi, tal como os restantes países europeus considerado candidato a receber o apoio desse inaudito plano económico que viria não só a reerguer a Europa como a estimular e engrandecer a economia americana que, por mor do esforço de guerra se alcandorara a níveis de produção e de eficiência impensáveis.

 

Numa primeira fase Salazar aceitou fazer parte do plano escusando-se contudo a receber créditos, alegando que Portugal não necessitava, que o país tinha as suas contas em ordem e para além disso não desejar “retirar” ao plano verbas que deveriam ficar disponíveis para os países que efectivamente delas necessitavam, pois se encontravam de rastos quer física, quer material quer economicamente.

 

Sabemos que Portugal também beneficiou com a guerra, a Inglaterra por exemplo era nossa devedora com um saldo a nosso favor de 80 milhões de Libras, nessa altura um valor inimaginável. Portugal exportara desde conservas enlatadas a volfrâmio, mas o fim da guerra provocou uma natural redução dessas exportações e a nossa balança de pagamentos acusou a respectiva oscilação nos seus pratos, de cariz negativo, acabando ou obrigando Salazar a aceitar a interessada ajuda americana sob o favor da qual nunca desejara ficar.

 

Até aqui nada de anormal.

 


Com esse dinheiro de Salazar desenvolveu o país, um país que recebera em 1928 praticamente sem nada e construiu escolas, hospitais, casas do povo, liceus, desenvolveu projectos habitacionais, desenvolveu as pescas, a agricultura e a indústria, tendo dado ao país um impulso que se reflectiria nas décadas seguintes. É de registar, e está registado nos anais do INE o período que vai de 1954 a 1974 como aquela cujo crescimento atingiu os valores mais altos de sempre, cerca de 7% em 1974, valores que desde aí e até hoje jamais foram atingidos e nem de perto igualados.

 

A situação anormal veio a verificar-se poucos anos mais tarde quando Salazar pretendeu pagar, e pagou, Portugal foi aliás o único país que pagou os créditos usados ao abrigo do Plano Marshall, créditos cujos pagamentos os americanos nem previram nunca receber de ninguém, nem queriam, tendo a nossa insistência sido considerada assunto diplomático e como tal subido ao Congresso, tornando-se então do domínio e do conhecimento de todo o mundo, “PEQUENO PAÍS PROCURA CUMPRIR ACORDOS E PAGAR CRÉDITOS RECEBIDOS” blá blá blá …

 

Deixo-vos no fim deste texto dois Links para ficheiros PDF abordando esta questão, um bem completo com mais de 874 páginas, dissertação da tese de doutoramento em História, na especialidade de História Económica e Social Contemporânea, apresentada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, outro com meras 30 páginas extraídas do anterior e mais fácil de ler, da autoria da académica Maria Fernanda Fernandes Garcia Rollo cujo trabalho é de uma exactidão e correcção exemplares e digno de louvor.

 

Deixo-vos igualmente extracto de um livro que retrata e relata o caricato episódio da dificuldade que Salazar teve para pagar e o modo como impôs esse pagamento, extracto que me foi gentilmente cedido pelo amigo Miguel Júnior Coelho. Agradeço também ao amigo Vitor Luís Rodrigues que me ajudou noutros aspectos relacionados com a pesquisa para este texto e a quem fico igualmente devedor.

 

E chegamos à questão final, qual a razão pela qual este tema foi por mim trazido aqui hoje, praticamente em véspera de eleições legislativas ?

 

Confesso. Apenas para vos demonstrar como e quanto o bandido e fascista que foi Salazar fez por Portugal, enquanto os democratas de hoje vendem e destroem despudoradamente o país, deixando-nos ainda por cima uma dívida que nos tolhe toda e qualquer ambição de crescimento, em contraponto com as toneladas de ouro que Salazar nos deixou e que, admito, talvez constituindo o seu maior erro enquanto governante, mas para o qual a flutuação do padrão ouro no pós guerra lhe garante o meu perdão.

 

O designado padrão-ouro, em que o valor do papel moeda em circulação era representado e garantido por ouro amealhado por cada país caiu em Julho de 1944, pois todos os países estavam arrasados economicamente e todos eles sem divisas pois se tinha endividado para fazer frente quer à IGG quer depois também com a IIGG. Quem vence põe e dispõe, pelo que uma série de disposições foi acertada entre 45 países e nesse mesmo ano foi estabelecido o tratado de Bretton Woods, nos Estados Unidos, com o objectivo de definir novos parâmetros para a economia no pós a Segunda Guerra Mundial e que configurou uma nova ordem monetária e económica internacional estabelecendo o dólar americano como a moeda padrão para as negociações internacionais, trócas e comércio mundial, tornando-se o dólar um valor de referência para todos os outros países.

 

Penso não ser necessário por agora adiantar-me mais e saturar-vos. Deixo para um próximo texto a explicação detalhada acerca desta flutuação e do interesse de Salazar em manter por motivos de segurança os cofres do Banco de Portugal recheados de ouro de lei.

“MEMÓRIAS DO PORTUGAL RESPEITADO - A bem da Nação”

Gentileza de Henrique Salles da Fonseca 20.04.10

 

Corria o ano da graça de 1962. A Embaixada de Portugal em Washington recebe pela mala diplomática um cheque de 3 milhões de dólares (em termos actuais algo parecido com € 50 milhões) com instruções para o encaminhar ao State Department para pagamento da primeira tranche do empréstimo feito pelos EUA a Portugal, ao abrigo do Plano Marshall.

 

O embaixador incumbiu-me – ao tempo era eu Primeiro Secretário da Embaixada – dessa missão.

 

Aberto o expediente, estabeleci contacto telefónico com a desk portuguesa, pedi para ser recebido e, a pedido do funcionário encarregado da desk, disse ao que ia. O colega americano ficou algo perturbado e, contra o costume, pediu tempo para responder. Recebeu-me nessa tarde, no final do expediente. Disse-me que certamente havia um mal-entendido da parte do governo português. Nada havia ficado estabelecido quanto ao pagamento do empréstimo e não seria aquele o momento adequado para criar precedentes ou estabelecer doutrina na matéria. Aconselhou a devolver o cheque a Lisboa, sugerindo que o mesmo fosse depositado numa conta a abrir para o efeito num Banco português, até que algo fosse decidido sobre o destino a dar a tal dinheiro. De qualquer maneira, o dinheiro ficaria em Portugal. Não estava previsto o seu regresso aos EUA.

 

Transmiti imediatamente esta posição a Lisboa, pensando que a notícia seria bem recebida, sobretudo num altura em que o Tesouro Português estava a braços com os custos da guerra em África. Pensei mal. A resposta veio imediata e chispava lume. Não posso garantir a esta distância a exactidão dos termos mas era algo do tipo: "Pague já e exija recibo". No dia seguinte, sem aviso prévio, voltei à desk e comuniquei a posição de Lisboa.

 

Lançada estava a confusão no Foggy Bottom: - não havia precedentes, nunca ninguém tinha pago empréstimos do Plano Marshall; muitos consideravam que empréstimo, no caso, era mera descrição; nem o State Department, nem qualquer outro órgão federal, estava autorizado a receber verbas provenientes de amortizações deste tipo. O colega americano ainda balbuciou uma sugestão de alteração da posição de Lisboa mas fiz-lhe ver que não era alternativa a considerar. A decisão do governo português era irrevogável.

 

Reuniram-se então os cérebros da task force que estabelecia as práticas a seguir em casos sem precedentes e concluíram que o Secretário de Estado - ao tempo Dean Rusk - teria que pedir autorização ao Congresso para receber o pagamento português. E assim foi feito. Quando o pedido chegou ao Congresso atingiu implicitamente as mesas dos correspondentes dos meios de comunicação e fez manchete nos principais jornais. "Portugal, o país mais pequeno da Europa, faz questão de pagar o empréstimo do Plano Marshall"; "Salazar não quer ficar a dever ao tio Sam" e outros títulos do mesmo teor anunciavam aos leitores americanos que na Europa havia um país – Portugal – que respeitava os seus compromissos.

 

Anos mais tarde conheci o Dr. Aureliano Felísmino, Director-Geral perpétuo da Contabilidade Pública durante o salazarismo (e autor de umas famosas circulares conhecidas ao tempo por "Ordenações Felismínicas" as quais produziam mais efeito do que os decretos do governo). Aproveitei para lhe perguntar por que razão fizemos tanta questão de pagar o empréstimo que mais ninguém pagou. Respondeu-me empertigado: - "Um país pequeno só tem uma maneira de se fazer respeitar – é nada dever a quem quer que seja".

 

Lembrei-me desta gente e destas máximas quando há dias vi na televisão o nosso Presidente da República a ser enxovalhado pública e grosseiramente pelo seu congénere checo a propósito de dívidas acumuladas.

 

Eu ainda me lembro de tais coisas, mas a grande maioria dos Portugueses de hoje nem esse consolo tem.

A bem da Nação

Estoril, 18 de Abril de 2010

 Luís Soares de Oliveira

 

https://www.google.com/search?q=Salazar+e+o+Plano+Marshal&oq=Salazar+e+o+Plano+Marshal&aqs=chrome..69i57j0i512.6584j0j9&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

https://run.unl.pt/bitstream/10362/117426/1/Rollo_PortugalReconstru%C3%A7%C3%A3oEconomica.pdf

 

https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/padrao-ouro/

 

https://abemdanacao.blogs.sapo.pt/467392.html

 

DEPOIS DE  LERES E SE APRECIASTE O TEXTO

PARTILHA-O PELAS TUAS AMIZADES…

É QUE EU ESTOU BLOQUEADO NO FACEBOOK ... E MO MESSENGER ... 

 ESTAS GRANDES EMPRESAS DO DIGITAL HÃO-DE SER A NOSSA PERDIÇÃO,  

PARECE NÃO HAVER LEIS ANTIMONOPÓLIOS NEM ANTITRUSTE QUE NOS VALHAM, 

NEM SEQUER UM DEPUTADO ENTRE 230 QUE SE PREOCUPE COM A CENSURA E LIMITAÇÃO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO DE QUE SOMOS ALVO POR ELAS EXTRAVASAREM OS LIMITES DA NOSSA CONSTITUIÇÃO ....

OBRIGADO, E UM ABRAÇO !