quarta-feira, 6 de julho de 2016

357 - DIGNUS DIGNITY DIGNITIT ............................

          'Nu couché', de Modigliani, uma das suas obras maiores.

O que esta crise tem de pior é a dignidade que nos retira, em especial aos jovens, esta crise seca tudo em seu redor, protege numa redoma os que estão bem instalados e aos outros exige que trabalhem, que se esforcem para os manter sem sequer lhes darem os meios para o fazerem, de se libertarem, de se dignificarem, pois o trabalho como todos sabemos liberta e honra. Quanta violência, quantas ambições por cumprir, quantas realizações ficam p’lo caminho, quantos sonhos abandonados, quanto orgulho engolido, quantas vidas não cumpridas, quantos dramas, quanta inconsciência e incompetência no que ao prever, acautelar, providenciar e assegurar do futuro à nossa juventude concerne. Só paroli, paroli… Encostem a nossa elite a um muro e não hesitem, fuzilem-na... 

O mesmo devia ter feito o meu amigo àquele professor algarvio que sem um laivo de consciência negou a uma miúda a existência, somente porque ela alimentava outros padrões. Estava eu congeminando estas pérolas e, tão repentinamente quão se tinha atrelado a mim, ei-la agora correndo em sentido contrário e no encalço de um individuo que passara apressado, de gabardina, ou quispo, em pleno verão, de aspecto untuoso, coxeando ligeiramente e arrastando a perna, aposto que a fim de se ver livre dela.   
Amsterdão, bordel na Rua da Lanterna Vermelha, montra de mulheres. 

Fiquei-me olhando-os enquanto a vista mo permitiu, depois meti-me no carro e também eu dei meia volta e marchei rua adiante até dar com eles numa fila enorme e enrolada, um magote de gente apinhada frente às instalações do IEFP, essencialmente jovens e alguns menos jovens numa fila de gente amorfa, sem futuro, sem dignidade. Elas, em especial as que tiverem bom corpo ainda poderão acalentar algumas esperanças, o projecto de algumas juventudes partidárias, e partidos, para legalizar a prostituição pode vir a beneficiá-las, a permitir-lhes uma carreira profissional de futuro, com previdência social e sindicato, com mais higiene e mais segurança, poderão com saber ou com sorte, ou com as duas coisas, ingressar num bordel de categoria e iniciarem uma carreira…. 

Quanto a eles já não tenho tantas certezas, a menos que o lobby gay lute pelos seus direitos e a legislação os contemple sem discriminação de género, e aí sim, bordeis também para eles, uma carreira, ou mais que uma, gigolos, acompanhantes, existe toda uma gama de actividades verticais conexas, assim o nosso legislador seja capaz, fomos dos primeiros a condenar a escravatura, poderemos ser os primeiros a garantir amplas liberdades, enfim, fazer inclusive frente à Tailândia, um tigre asiático nos lugares cimeiros do turismo sexual.

Bem sei que a Tailândia tem outras especialidades que por cá nunca ousámos, carninha tenrinha, rapazinhos e meninas púberes, não conheço a sensação nem quero conhecer, fico-me pela carne alentejana madura, ou matura, que essa posso garanti-la. Contudo acho que os nossos legisladores não irão descurar esse importante nicho do mercado que até poderá desviar as rotas aéreas do sueste asiático para estes confins da Europa.

Arranquei mais optimista pois tinha parado o carro para contemplar a desgraça daquela gentinha sem futuro, sem dignidade, e sorri mais aliviado da consciência e feliz. Se tudo correr como programado até o deputado mais impoluto deixará de rondar à noite as cercanias do Parque Eduardo VII, passará a correr menos riscos e a poder exercer os seus direitos dentro da mais estrita legalidade e comer à vontade a própria filha, ou a filha de um qualquer outro, ou o filho… Antigamente qualquer um de nós tirava um curso industrial, comercial, ou o liceu e tinha automaticamente acesso a emprego, a uma carreira, a chefe de repartição, de secção, de serviço, a director, gerente bancário, oficial de justiça, quadro superior. 

      Agora não tem direito a nada, nem com mestrado, nem com doutoramento, levaram-nos os empregos e a dignidade, esta democracia e estes democratas levaram-nos a igualdade, a oportunidade e esta gentinha, esta rapaziada ainda não se convenceu ter havido mais honestidade em Salazar e no seu regime que agora entre estes meninos, estes aprendizes, estas elites.

        Salazar oferecer-vos-ia mais futuro, mais oportunidade e estabilidade, é isso que lhe não perdoam, por tal nele desfazem há quarenta anos. Salazar pegou num país literalmente a desfazer-se à mão dos democratas da época e durante quarenta anos construiu, construiu até um acidente ridículo o matar, esta canalha só sabe destruir, destruir, destruir… Que tentem ao menos imitá-lo. Salazar dava-nos pouco ? Esta democracia nada nos dá e tudo nos tira, desde o presente ao futuro. Fazei as contas, estes sim são o nosso pesadelo e os verdadeiros vampiros de que falava Zeca Afonso…

Felizmente temos no parlamento gente consciente e com visão de futuro, com clarividência, um pouco de sorte o desemprego poderá ser um flagelo para esquecer, as mães de Bragança agradecerão e o país reconquistará a dignidade perdida.

Deus nos ajude e assim o queira…
Amsterdão,  bordel na Rua da Lanterna Vermelha, mulher na montra.