domingo, 7 de junho de 2020

646 HÁ FOME NO ALENTEJO, NÃO HÁ FUTURO...


No Alentejo e especialmente em Évora caro amigo que me estás lendo, caro eborense, este texto é para ti que tens a cabeça cheia do sucesso que propagandeiam mas sofres na pele o drama da miséria em que o país cai sem que ninguém te ouça. Sofres calado e sem esperança há demasiado tempo, o país e os nossos governantes com tudo se preocupam menos com a vida dos portugueses, com a tua, com a minha, com a de todos. Como tu sei muito bem que a crise não é de agora, vem muito de trás... Como tu sinto na pele haver reformas que deveriam ter sido feitas há 40 anos e continuam na gaveta... Em 25 de Abril no exacto momento em que acabou o autoritarismo do antigo regime começou a estagnação do novo... A estagnação e o oportunismo...  *

Essa mudança tem sido bem feita, demorámos quarenta anos a dar por ela, contudo todavia mas porém não estamos melhor, todo o país definha e já nada é nosso, dantes tudo era deles, de uns poucos, agora não é de ninguém, foi vendido à estranja... Lastimo que unicamente os aspectos negativos tenham ficado para nós. A actual escolaridade média é um bluff, o INE afirma que o período de maior crescimento de economia portuguesa foi entre 1953 e 1974... Foi preciso a liberdade e a democracia para que a libertinagem em que se entrou e se lhe seguiu deitar tudo por terra... Dantes éramos pobres, agora caminhamos para miseráveis... Dantes o país que crescia a uma média de 10% ao ano, cresce agora a 1,2% ou 1,3% e fazem-te acreditar estares a participar numa via de progresso e de sucesso.
  

Antes de Abril o país evoluía e preparava-se para um progresso sustentado e com profissionais à altura do desafio que enfrentava, com o 25 Abril o país e a escolaridade tornaram-se um bluff, agora o país não produz, não cria emprego mas cria dívida, não cria oportunidades mas inventa impostos e os estudantes saem das escolas analfabetos, verdadeiros estúpidos funcionais... iletrados... ignorantes...
  
Verdade que o CHEGA precisa de ti, mas tu também precisas do CHEGA, juntos criaremos a força necessária para deitar abaixo parasitas e oportunistas, juntos criaremos a força necessária à mudança, uma mudança que olhe para ti, que olhe por ti, por mim, por nós. Sem ti o CHEGA não chegará a lado algum, sem o CHEGA tu nunca verás reposta nem a democracia, nem a igualdade, precisamos do CHEGA para cilindrar a desigualdade, a iniquidade, a injustiça.
  
Divulga e partilha esta página junto de amigos e conhecidos, junto de zangados e ofendidos, junto de empobrecidos e desempregados, doravante esta página será o nosso ponto de reunião, de união, o nosso estandarte, a nossa bandeira no Alentejo, divulga-a junto de eborenses e alentejanos, a nossa terra tem futuro, tem futuro connosco, nunca terá futuro sem nós.



* VER TAMBÉM O TEXTO 643 -