sexta-feira, 18 de setembro de 2015

276 - DELIQUESCÊNCIA .............................................


Dizer-vos quando terá sido que ela me deslumbrou pela primeira vez é impossível, pois não recordo dia algum que não me tenha surgido como sempre, como uma aparição. É certo o tempo ter passado, mas não esta lembrança gravada na minha mente como se escrita na pedra e desde o instante em que pela primeira vez a vi.

Dizê-la bonita, linda, simpática, não passaria nunca de frase comum, quando o que eu pretendo é precisamente assinalar nela o oposto, o que tem de incomum que tanto me impressionou primeiro e depois cativou, para sempre.

Os olhos amendoados e sorridentes, vivos, emoldurando-lhe a beleza e extravasando confiança contagiante. Olhos que falam, que interrogam, apoiam e prometem, olhos que julgam, que submetem e libertam. Foram essas janelas da alma que, muito antes de tudo, me permitiram conhecê-la por dentro, sondá-la como quem desvenda as profundezas do mar e me impeliram a atirar a âncora deste amor imorredoiro.

Quais ferramentas dessa leitura também a boca, sempre ridente, transbordando sensação infinda de bem-estar, os dentes alvos, a conversa agradável e interminável à qual me era doloroso pôr fim e que a todo o momento procurava atear.

Tudo isto um rosto enquadrava, aprazível, viçoso de ternura e meiguice, tanto assim era que me viciei nos seus carinhos, que hoje não dispenso nem disperso, antes procuro e alimento como coisa natural e simultaneamente fulcral ao meu sustento. Recordo como, de cada vez que o mundo me assustava, ela ali estava, indispensável, imperecível, sólida, inamovível, nutrindo as minhas esperanças, diluindo-me as dores.

Por isso esta minha vida tem sido vivida dispensando regularmente a generosidade que outras fontes me oferecem numa cadência ritmada, mas às quais respondo talvez com insensatez e ingratidão, por culpa duma questão de princípios em mim inculcada há muito e me dita e ordena, alheia a tudo, que não, que não aceite nem sucumba e recorde sempre esta divida que pretendo quitar, mantendo insinuado na memória das gentes ser falso que, desconsideração ou desarmonia me tenham habitado vez alguma a ética ou que, por um absurdo ilógico ou inadvertência minha eu tenha permitido deduzir, ou intuir a outrem ter a disciplina da minha fidelidade sido uma só vez quebrada. Não foi. 

Não, não o foi nem por um momento de distracção ou ambivalência polémica sequer o foi, ou por relapso, menos ainda inconscientemente, por tédio ou desolação, maldade ou propósito, que não foi, nem foi nem esta minha identidade deliberou alguma vez, por alucinação ou demência tão pouco subtrair-se à alçada generosa das regras que decididamente a razão cultivou em mim desde que me conheço e que ainda retinem, apelando à imortalidade ou emergência reputada indubitável à salvaguarda do meu prestígio, à preciosidade do carácter que propagandeio e atentamente vigio pois, neste âmbito não admito contradição ou paradoxo, nem que a mínima inferência seja retirada da esfera delicada das amizades e matérias apaixonantes que cultivo, a fim de que uma qualquer alucinação polémica e estéril subverta as minhas melhores intenções, falaciosamente procurando provar a ingratidão em quaisquer das atitudes por mim tomadas.

Não busco a imortalidade, antes a constância, académica ou não, e jamais verão em mim embaraço ou precedente, lamento ou risota que conflituem com a argumentação da verdade e da formalidade que a minha exposição e transparência me consentem, e a que me obrigam, e permitam minimamente ou sequer imaginar neles motivo de punição ou duma qualquer prática axiomática e impessoal que tanto me esforço por combater.

Nem saturação nem tédio alguma vez foram instilados em mim de modo que pudessem verter no meu caminhar o pez da desolação ou o vírus da chacota, inquinando um prolongado e árduo trabalho de compilação da confiança que tornou impenetrável o pedestal a que te guindei, em que obsequiosamente te coloquei, imune a alusões soezes e a oportunidade de pendências que não foram sequer afloradas uma única vez, por mais delicadamente que tivessem procurado instilar em mim o veneno da dúvida, ou da soez divisão entre nós. Por isso, por tudo isso me custa agora imaginar pelo menos que se te enuble a aura ou dissipe o karma, obliterando-me a esperança e toldando-me o raciocínio e o devir.

Pressinto aproximar-se o momento nunca pensado e sempre temido do absurdo fim desta história a dois que nos tem animado e fundido num só espírito, num só desejo, numa só vontade. Sinto-o quando à noite te abraço e o teu respirar cansado me assusta, sinto-o quando te noto acordada rebobinando o passado, sinto-o porque voltaste a caber folgada no meu abraço, sinto-o por não sentir que preenches como dantes a conchinha do meu regaço, sinto-o porque as tuas coxas não comprimem já a minha mão como de antanho ou porque te tornaste leve no meu colo, tal qual uma aparição ou um sonho, sinto-o no modo como os teus olhos me fitam, sinto-o nesta deliquescência precoce que nos cerca e confunde, noto-a nos projectos que já não alinhavamos.

A imortalidade é filha da memória, as lembranças inesquecíveis são filhas e fruto de momentos felizes e isso, sinto-o meu amor, nunca jamais em tempo algum me será tirado… 



https://mentcapto.blogspot.pt/2014/11/blog-post.html