segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

569 - BONSAI, A ÁRVORE -ANÃ… by Luísa Baião *


Quando determinado facto entra na nossa vida é impossível de imediato conjecturar, projectar, prever ou antecipar até que ponto, como, de que modo ou maneira, quantitativa ou qualitativamente irá afectar-nos ou influenciar os nossos destinos.

Entre as muitas coisas com que o meu filho, a minha nora e netinha me prendaram no Natal passado incluo, por inesperado, um Bonsai, uma daquelas árvores japonesas em vaso cuja finalidade é mantê-la parecida com uma árvore comum, mas sempre em miniatura.

Lembro-me bem de, no entusiasmo do momento, apenas me ter acudido à memória a originalidade da coisa. Uma árvore-anã, que original, etc e tal, sorrisos, beijos, agradecimentos, trocas, votos de felicidade e prosperidade, a ceia, a cabeça pesada, o sono dos justos. Tal e cal por esta ordem.

Arrumado o Bonsai no sítio mais indicado da sala, dele somente me lembro quando o vejo, ou durante a ronda às flores ou na hora de estender carpetes e tapetes na janela e dar ar à casa. Só hoje, volvido quase ou mais de um mês, o Bonsai me trouxe ou conduziu àquele estado de meditação oriental que é suposto induzir em nós se nos cabe apaziguar uma alma, a nossa ou a de outrem.

Isto porque me acodem presentemente preocupações que não imaginara agora que, mau grado a minha dedicação à fauna e flora caseiras, o Bon-Sai está com folhas amarelas. Que fazer ? Falar-lhe ? Acarinhá-lo ? Dar-lhe mais sombra ou mais luz ? Água não ! O meu filho bem me recomendou que facilmente se “afogavam” ! Mas que ideia estapafúrdia teria sido aquela da oferta do Bonsai ? Não escolhemos as prendas inocentemente não é ? Sobretudo tratando-se de um Bonsai ! Que é visto como uma terapia em que a pessoa cuida da árvore e por indução de si mesma. Será como que uma extensão da jardinagem. Ter-me-á o meu filho julgado necessitada de algo que me acalmasse ? Vai daí uma preocupação que me preenchesse os dias que, a ser válido o argumento, seriam vazios, aborrecidos, capazes de (ou na mente dele já) criarem em mim alguma apatia, aborrecimento, desencanto pelo viver, frustração, doença, morte, para não descartar qualquer hipótese possível.

 Bom, mas se assim foi, o melhor é preparar-me para que qualquer dia me trate com a mesura própria de uma neurótica ou hipocondríaca. Vai mal a coisa. Já não estou a ver bem o Bonsai. Por outro lado temos ou devemos ser condescendentes e dar a todos o benefício da dúvida. Será que a árvore-anã me foi oferecida por motivos completamente contrários ? Mas vá lá saber-se ! Serei para ele uma mãe que difunde calma e harmonia ? Tranquilidade, bom senso e empatia ? Fico na dúvida mas, a ser assim, quem melhor que a mãe a pessoa indicada para tratar o que merece mais atenção e cuidados que uma menina de colo ?

Difícil de deslindar este mistério, pois se para ele tenho sido simultaneamente dura e dócil, forte e frágil, complacente e impositiva, calma e agressiva, só dependendo o meu estado de alma das trapalhadas em que se metia, ou das alegrias que me trazia para casa, ou dava.

Mas não será a educação isso? Uma mistura bem doseada e caldeada com um pouco de tudo q.b. para restabelecer o equilíbrio das coisas, ganhar e dar confiança, carácter, personalidade, auto-estima e segurança a um ser em formação e que exige muito mais decerto que todos os cuidados com que possamos contemplar, dedicar, dar a um Bonsai ?

Não vou dizer-lhe nada, nem esperar que veja as folhas amarelecidas da árvore-anã, não. Seria deselegante da minha parte. Mas com a vida ocupada como tenho, onde arranjar tempo, mais tempo que aquele que agora dedico à sua original prenda ? Será que terei que comprar um daqueles livros sobre a “Arte do Bonsai”, ou um qualquer outro sobre filosofias orientais e meditação transcendental ? Acabarei fazendo yoga ? Na ! Vou mas é esperar que alguma amiga ou amigo lhe chamem a atenção para estas linhas e aguardar que me apareça em casa, resoluto, disposto a resolver o problema que me angustia e disturba a existência, já que foi ele que mo arranjou !

 * By Maria Luísa Baião,‎ escrito em ‎19‎ de ‎Janeiro‎ de ‎2007, ‎pelas 09:51h, provavelmente  publicado no Diário do Sul, rubrica "KOTA DE MULHER" nos dias seguintes.

   

568 - LAMENTO O LYNCE ‎by Maria Luísa Baião * ...

              

...... “ Naquele dia encontrei o Lynce inerte no caminho de terra que dá acesso ao monte, focinho numa poça minúscula de sangue, o ar tranquilo de quem nunca soube o mundo uma miséria ” ....... (António Saias in Diário do Sul) ......

Ora ali estava um texto que era mais que um alinhavado de palavras, antes um rego ou um sulco bem cavado por onde corria o sentimento. Reparem, “corria”, não se escoava, corria, difundia-se, espalhava-se, disseminava-se, vertia-se, derramava-se, propagava-se, e tocava-nos, mesmo que aparentemente nada tivéssemos que ver com aquilo.

Não foi tanto a morte do Lynce que lamentei, ou me tocou, o que lastimei e me tocou foi o saber ou descobrir um sentimento em tal escondido. Escondido? Bem, não me parece, antes expresso, corajosamente expresso, como um pranto, talvez um grito acusando a presença de uma sensibilidade humilde, tímida, retraída ou púdica, simultaneamente recatada e timorata, mas tão verdadeira como nos nossos dias ninguém imaginaria ser possível existir ainda sobre a terra.

Custa-me que quem se apelida “um qualquer maduro da Igrejinha”, como que se culpabilize pela sua vera sensibilidade, coisa já tão rara, tão fora de moda, tão abstrusa nestes tempos de desenvolvimento económico ou tecnológico que tudo prometem sem que nada assegurem.

Não aponto as tuas palavras em caderninhos amigo, guarda-factos lhes chamas, guardo-as semanalmente no coração, qual bálsamo de aroma único e singular que me faz sentir menos só num mundo tão cheio de gente quanto de egoísmo. Iremos um dia levantar barreiras ao longo do Algarve, estacas pontiagudas, de aço frio, arame farpado, minas, ninhos de metralhadoras? Que loucuras colocou o mundo em movimento? Quem resiste ainda, quem arrisca ser, mostrar-se, abrir-se, expor-se ?

O mundo, pegando nas tuas palavras, devia partilhar alegrias e angústias, não loucuras, geopolíticas ou estratégicas, meras tácticas ou manobras de diversão que nos desviam do essencial, mas pequenas loucuras diárias que nos alimentem a vida e quebrem a rotineira. Que coragem a tua Saias, para contares ao mundo as tuas dores. Quantas não calamos por nem ter a quem as contar, por não haver a quem as possamos contar, quantas não calamos nós ?

Não sei o que me atingiu, me tocou, talvez o facto de ter uma gatinha, mas quero que saibam, da Vidigueira a Sines, de Grândola a Vila Nova de Mil Fontes, que, como tu, sentiria uma dor enorme se a perdesse. E é isso que me faz sentir humana, não os pontos de desconto no híper, nem as senhas premiadas nos postos de gasolina ou a promoção dos champôs anticaspa. Uma amiga, um familiar, uma gata ou um cão. Acredito na vida, sobretudo na tua vida, quão ficcionada quanto errante, é isso a vida, isso é vida, isso é que é a vida.

Quando lês és muito de quem escreve, eu quando escrevo sou muito de quem leio, e, como tu, exalto quando descubro alguém como nós. Não sou dada a metafísicas nem tenho grandes angústias existenciais, quanto às convicções, creio em Deus e só desejo ser feliz, que me deixem ser feliz.

Também nada me toca se a bolsa sobe ou desce, a minha bolsa sempre foi parca, e nem perco tempo a discutir décimas nem sofro de varicela. O que me vale é ser uma mulher cheia de saúde (?). Como a ti preocupa-me a harmonia da minha terra, a iminente extinção das abetardas e dos burricos. Lamento o Lynce, como lamento tanta miséria que grassa, a astenia que nos tolhe, o mundo, o meu, o teu, o de todos.

A vida é feita de pequenas coisas, pequenos nadas dizem os poetas, não sou poetiza mas vejo-lhes a alma.

Sê feliz Saias, e não deplores as tuas pequenas grandes dores, é isso que nos humaniza, nos diferencia, que faz com que tantas vezes ponhamos os outros em primeiro lugar, tanto querer dar quanto receber.

Por que não são tantos outros homens como tu, sensíveis até nas pequenas coisas, porquê ? Por quê tanta compulsão, sobrançaria e arrogância, tanta insensibilidade, soberba e desprezo ? Que medos escondem tanta jactância, que vergonhas ocultam a sua petulância e presunção, que vaidades mostram ? Quem são afinal vá-se lá saber.

Quantos fingem, disfarçam, dissimulam, enganam, falseiam, ou simulam o que não são ? Até ver-te.

* By Luísa Baião,‎ escrito em 14‎ de ‎Setembro‎ de ‎2006, pelas ‏‎09:42h e publicado no Diário do Sul, coluna KOTA DE MULHER, provavelmente nos dias seguintes.