segunda-feira, 6 de setembro de 2021

727 - SER DE DIREITA OU DE ESQUERDA HOJE…

 


727 - SER DE DIREITA OU DE ESQUERDA HOJE …

 

hoje velha e caduca dicotomia nasceu com a Revolução Francesa de 1789-1799, em que calhou sentarem-se no hemiciclo e do lado direito os elementos defensores do então establishment, da monarquia, do antigo regime, e do lado esquerdo os revolucionários defensores da liberdade, igualdade, e fraternidade, uma atitude avançada para a época. Essa revolução / evolução / transformação social foi avassaladora, ou melhor, trituradora de interesses instalados e altamente reformista, constituindo um moderno avanço para a época, avanço inovador que viria a ser um exemplo e uma doutrina para o mundo ou parte dele. Não por acaso a independência dos USA é-lhe devedora, e a estátua da Liberdade em Nova Iorque foi em 1886 uma oferta dos franceses. *

Por mor dele, desse pensamento, muitas mudanças em frente sofreu mundo, daí a fácil de identificação, separação e distinção entre quem se sentava à direita, os direitistas, então conservadores, defensores do status quo, do imobilismo, dos privilégios instalados, usufrutuários de tenças e prebendas, classe julgada acima dos outros homens, julgada nobre, de sangue azul, classe possidente, detentora além disso de cargos e de poder, poder de que se viu despojada, desapossada por via da revolução igualitária que nessa década teve lugar.

Tudo isto versus os esquerdistas, os p’rafrentex, os reformistas, os justiceiros ou defensores da justiça, da igualdade de todos os homens, da igualdade de oportunidades, advogando que todos os homens nascem iguais, blá-blá-blá… Sem dúvida ideias iluministas ** que ajudaram a construir um mundo melhor, só que nestes duzentos anos em que se foram instalando pelo mundo e substituído as velhas estruturas politicas pela nova Fénix, a democracia parlamentar ou a monarquia parlamentar, de base constitucional, também essa nova doutrina se fez velha, não cuidando mor das vezes das rugas, e tecendo a sua própria teia de interesses, a nomenclatura soviética, onde nem todos eram iguais, e a rede de interesses do capitalismo, onde os mais ricos põem e dispõem, corrompendo se necessário e agindo de tal modo que essa mesma doutrina, nova em 1800 é hoje uma velha cheia de manias, trejeitos e taras, carreando em seu benefício tudo que em 1800 apontava como pecado aos então direitistas, à nobreza absolutista e possidente, aos latifundiários absentistas, que apelidava de inúteis oportunistas, privilegiados acima da lei, corruptos, incompetentes, irresponsáveis, incapazes, mamões e tachistas.

Curiosa e actualmente no Portugal de hoje é esta a situação vivida e partilhada pela esquerda e pela direita, foi a isto que chegámos, quer à direita por omissão, inacção e inactividade quer à esquerda por maldade, oportunismo e ambição.

Está o país bloqueado por forças retrógradas que surpreendentemente se instalaram no poder e, direitistas ou esquerdistas facilmente identificamos com o tal imobilismo a que a revolução francesa pôs cobro.

Solução ?????????????


Nem uma direita destas, negativamente conservadora, nem esta esquerda cega e chupista serão algum dia capazes de desbloquear a situação penosa que elas mesmas criaram e bloqueia o país, a nação, bloqueio que a todos os títulos castiga este povo.

A resposta só poderá ser encontrada na razão, no racionalismo e no pragmatismo, na democracia liberal, na liberdade, na responsabilidade, na competência, na honestidade, na capacidade, no nacionalismo, no patriotismo, no orgulho pátrio, no trabalho, no mérito, no valor coragem e resiliência de cada um.

Para isso nasceu o PARTIDO NOVO - Direita Popular, um partido aberto ao progresso, à justiça, à igualdade de oportunidades, aos portugueses em primeiro lugar, ao futuro, aos quadros médios e superiores, às reformas, a todo um povo que pugne pela democracia, contra o marasmo, contra a insensibilidade, contra o que é precário, um partido pela família, pela segurança, pela produtividade, pela riqueza da nação, pelo orgulho nacional, pelo fim de tachos, cunhas, boys, padrinhos e afilhados, por uma democracia musculada que meta o país na ordem, nos eixos, pela diminuição da carga fiscal, pelo emagrecimento do estado, pela defesa da iniciativa e sector privados, pelo fim do sector empresarial estatal, pela sua venda em bolsa a todo o povo, como fez Margaret Thatcher na GB com o seu “capitalismo popular”.

PARTIDO NOVO - Direita Popular, um partido lutando por um serviço nacional de saúde para todos, por reformas e princípios que unam as pessoas, as famílias, as empresas, ou seja um triângulo que englobe a totalidade da sociedade e a defesa da vida, a defesa da liberdade, a defesa da propriedade, da verdade, da ética, da integridade, da honra, da dignidade, da nobreza de carácter, da coragem, da honestidade e da sabedoria.

É que, queiramos ou não, não há outra alternativa real à situação em que nos encontramos, e sem quaisquer margens para dúvidas vamos ter que escolher uma de duas opções porque elas são antagónicas e absolutamente contrárias entre si:

Ou ser liberal ou socialista.

Ou ser cristão ou comunista.

Ou ser democrático ou totalitário.

Ou ser conservador ou construtivista.

Ou ser defensor da liberdade ou defensor duma ditadura.  

Não haverá meio-termo nesta luta pela sobrevivência, ou se é apoiante da sociedade das ”pessoas, famílias, empresas”, ou se é apoiante do estado dos ”políticos, burocratas, funcionários”, ou se está do lado direito da vida, ou está do lado sinistro da vida. Ou queremos continuar vivendo de fraudes, corrupções, desvios, trapaças, inerentes à ditadura da esquerda comunista totalitária, ou queremos viver com ética, virtude, sabedoria, tradição, inerentes à democracia liberal duma nova direita democrática, ou defendemos a família natural ou apoiamos a imperdoável desgraça aberrante do loby gay.


Ou queremos um sistema fiscal onde impere a liberdade, a dignidade, a justiça, (de Mises & Hayek) ou preferimos um sistema fiscal Marxista & Keynesiano, a ditadura opressiva da progressividade.

Ou se é patriota & nacionalista, ou se é um traidor das nossas raízes, traidor da nossa história, traidor da defesa da pátria, traidor de viriato & traidor de D. Afonso Henriques o fundador da nação e que de um jugo nos livrou, traidor dos nossos ""egrégios avós"" como diz o hino nacional.

Ou se é personalista colocando as pessoas como centro das preocupações, ou se é marxista-intervencionista colectivista, desprezando as pessoas como meros peões descartáveis dos jogos politiqueiros.

A escolha é livre mas a responsabilidade é nossa, hoje não há esquerda/direita, não o esqueçamos, há a razão, o racionalismo e o pragmatismo, a integridade e capacidade, a vontade ou não, o desejo de fazer, de participar na salvação de Portugal e, para nos dar corpo temos o PARTIDO NOVO - Direita Popular. 

Adere, 

inscreve-te, 

participa. 

 

NOTA. SE GOSTASTE PARTILHA ESTE TEXTO COM AS TUAS AMIZADES, AJUDA-AS NA ANÁLISE CRÍTICA, A ESCLARECER POSIÇÕES E CLARIFICAR ASSUNTOS. 



 * Em inglês: The Statue of Liberty; ou em francês: Statue de la Liberté, nome oficial A Liberdade Iluminando o Mundo (Liberty Enlightening the World em inglês; em francês: La liberté éclairant le monde), é uma escultura neoclássica colossal localizada na ilha da Liberdade no porto de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A estátua de cobre, projectada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, que se baseou no Colosso de Rodes para edificá-la, foi construída por Gustave Eiffel e dedicada em 28 de outubro de 1886.

Foi um presente dado aos Estados Unidos pelo povo da França. A estátua é de uma figura feminina vestida que representa Libertas, deusa romana, que carrega uma tocha e um tabula ansata, tabuleta evocando a lei e sobre a qual está inscrita a data da Declaração da Independência dos Estados Unidos, 4 de julho de 1776. Uma corrente quebrada encontra-se a sob pés. A estátua é um ícone da liberdade e dos Estados Unidos, além de ser um símbolo de boas-vindas aos imigrantes que chegam do exterior. ( Fonte Wikipédia.)

 

** O Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e Ilustração,foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII, "O Século da Filosofia".

O Iluminismo incluiu uma série de ideias centradas na razão como a principal fonte de autoridade e legitimidade e defendia ideais como liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e separação Igreja-Estado. Na França, as doutrinas centrais dos filósofos do Iluminismo eram a liberdade individual e a tolerância religiosa em oposição a uma monarquia absoluta e aos dogmas fixos da Igreja Católica Romana. O Iluminismo foi marcado por uma ênfase no método científico e no reducionismo, juntamente com o crescente questionamento da ortodoxia religiosa — uma atitude capturada pela frase Sapere aude (em português: "Atreva-se a conhecer").

Os historiadores franceses tradicionalmente colocam o período do Iluminismo entre 1715 (o ano em que Luís XIV morreu) e 1789 (o início da Revolução Francesa). Alguns historiadores recentes, no entanto, defendem o período da década de 1620, com o início da Revolução Científica. Les philosophes (francês para "os filósofos") do período circularam amplamente suas ideias através de encontros em academias científicas, lojas maçônicas, salões literários, cafés e em livros impressos e panfletos. As idéias do Iluminismo minaram a autoridade da monarquia e da Igreja e prepararam o caminho para as revoluções políticas dos séculos XVIII e XIX. Uma variedade de movimentos do século XIX, incluindo o liberalismo e o neoclassicismo, rastreiam a sua herança intelectual ao Iluminismo. . ( Fonte Wikipédia.)