quinta-feira, 14 de novembro de 2019

621 - SEBASTIÃO & GAUDI,by Maria Luísa Baião *


Sebastião é um homem simples, de parcos conhecimentos e ainda menos recursos económicos, mas com um coração de uma grandeza que só a alma excede. Vive numa das favelas do Rio de Janeiro e encarrega-se da limpeza e manutenção de um grande prédio de uma não menor multinacional.

Circunscreve os seus passeios quase exclusivamente ao caminho casa trabalho, trabalho casa, porque a vida lhe é madrasta e quer neste percurso quer nas horas vagas, deambula por obras e aterros garimpando ferro velho, restos das obras, mosaicos partidos, arames, tudo que a sua imaginação torna passível de transformação.

Na favela, onde as barracas se amontoam disputando espaços exíguos num mar de miséria, onde o crescimento só é possível em altura desde que paus, tábuas e sobras de caixotes aguentem o esforço, Sebastião foi paulatinamente construindo, como quem compõe um puzzle, de que fez o seu hoby, com os restos garimpados àqueles a quem a vida permitiu desperdícios, uma casa sólida, de ferro e argamassa, talvez a única segurança que na vida tem.



Nessa casa, que se foi destacando das demais não pelo tamanho mas pelo apurado sentido estético e originalidade que Sebastião lhe imprimiu, foi expressando a criatividade através de ousadas decorações, prenhes de inovação cromática, veros testemunhos da sua capacidade inventiva.

Nessa obra colocou Sebastião todo o entusiasmo e poesia, dando corpo a uma decoração fantástica, a sublimes formas de expressão plástica e de estilo genial, a que não foi alheio um apurado sentido estético, cuja originalidade, diversidade e riqueza o colocaram no limite do delírio artístico.

Pelas suas características a casa tornou-se forçosamente notada, uma nota dissonante no meio da homogeneidade e singularidade da favela. Não se sabe como mas a notícia da sua existência atraiu curiosos, tendo chegado mesmo aos ouvidos de quem desconhecendo Sebastião, conhecia um mundo que ele jamais vira ou sonhara sequer existir.

Alguém falou de Gaudi a Sebastião, que ele prontamente esclareceu não conhecer, não ser pessoa da sua intimidade e muito menos ter com ele qualquer comprometimento, não não, Sebastião era pessoa séria, pobre mas honesta e nunca vira sequer ao longe esse tal de Gaudi ...

Disseram-lhe então que Gaudi fora um grande mestre modernista  do Séc. XX, talvez mesmo o mais original arquitecto dos últimos séculos, que vivera entre 1852 e 1926, que se distinguira pela integração de elementos de arte islâmica e gótica na arquitectura local Catalã, o que pôs Sebastião de pé atrás, mais confuso ainda do que estava no início.

Lhe contaram que também Gaudi professara uma estética romântica  (não românica), que das suas mãos saíram formas de escultura orgânica e naturalista, que enfim, se distinguira por ser apóstolo da Arte Nova, o que só conseguiu fazer com que Sebastião abrisse mais a boca e acentuasse  o cenho.

Então falaram-lhe na Sagrada Família, a catedral mais famosa do mundo, rica pela volumetria e variedade de formas arquitectónicas, biológicas, vegetais e animais que apresenta, um exemplo de crença na fé, no amor e na esperança, um conjunto vivo, modelado pelo próprio Gaudi, que pretendeu com ela dar corpo às palavras de Cristo; “ Eu sou a luz do mundo”.

Foi então que, a quem praticamente nunca tinha saído da favela alguém pagou uma viagem a Barcelona, com guia e tudo. E ao chegar, Sebastião sentiu-se menos sozinho e mais compreendido. Não passeou como um normal turista, observou com atenção os pormenores desprezados pela maioria e sem que alguma vez tivesse estudado ou conhecido Gaudi, foi directo àquilo que o mestre mais vincara, afagando mosaicos, observando ângulos, analisando cores e perspectivas.

Sebastião compreendeu no momento que não estava só, que não era a ave rara da favela que muitos lhe tinham feito crer, Sebastião chorou de emoção e comoção, demonstrando uma sensibilidade que só aos grandes mestres é permitido aceder. A televisão por vezes surpreende-nos, não consegui suster uma lágrima, só não sei se por Gaudi se por Sebastião.



***** Texto escrito por Maria Luísa Baião por volta do ano de 2005 e nesse mesmo ano publicado no jornal Diário do Sul, coluna Kota de Mulher .