quarta-feira, 15 de maio de 2019

604 - SUBIR AO CÉU COMO O ANJO MENADEL


O meu amor não lhe deu vida pois ela sempre a teve própria, mas creio solenemente tê-la ajudado a manter em alta a auto-estima que, como se diz por aqui, chegava para dar e vender, sempre em alta.

Observava-a e, quanto mais a olhava mais o meu maravilhamento recaía sobre tanta confiança, tanta certeza, tanta disponibilidade amor e carinho dado mas não vendido, vendo-a eu a ela um pouco a modos como quem vê um anjo na terra.

Eu olhava e quanto mais olhava mais me convencia estar vendo um anjo… Ou seja, ver para crer como São Tomé e eu, que tanta coisa já vira, pasmava surpreendido ao ver-me confrontado não tanto com a sua beleza celestial, mas com a sua capacidade de dar, de dar-se. Ela para quem na vida tudo fora parco, sopesado, comedido e submetido a criteriosa ponderação.

Sentindo-me protegido por um misto de beatitude celestial e profana dela emanada, senti-me sempre um privilegiado e, não desejando extrapolar a modéstia dessa visão revi tudo, não me atrevendo a considerar-me um eleito, um escolhido, ainda que no meu íntimo me sinta como tal, tal a felicidade fruída ao ser por ela abençoado, tocado. 

Difícil será para um mundo de pecadores como nós ascender aos céus, muito mais fácil é vogar nos ares da sua bênção, limbo para onde me senti levado e para onde a toda a hora me sinto arrastado numa santidade beatífica, tendo daí resultado ter solidificado em mim uma vontade imperiosa de fazer o que está certo, de ser mais que eu mesmo, de me superar, de me ultrapassar, bafejado e impulsionado por essa energia vital p’la qual me sinto tocado, que me tocou e transformou.

Aceitarão que não subi aos céus, inda que vogue na terra imbuído desse espírito de boa vontade entre os homens que ela tão bem inculcou em mim. Afirmá-lo seria manifestamente exagerado, contudo, todavia mas porém e, quer bafejado pela fortuna quer aspergido pela sua virtuosidade, também eu me senti e sinto tocado pela sua bondade e destinado a cumprir quanto compete a um homem bom, a qualquer cidadão consciente do seu dever, a todo o apaixonado que se preze e respeite o amor, a sua dádiva, a sua força anímica. No fundo a coragem a força e a energia que dela emanam e ao longo de séculos tem transformado a face deste planeta.

É quando fecho os olhos que melhor vejo ou recordo a sua beleza, a sua face, a tez ruborizada a que o amor deu cor, os olhos amendoados transportando a essência de amendoeiras em flor, os lábios finos de anjo que convidam envolvem e abraçam, o fácies todo ele num repente de uma beleza ímpar que só a ascensão consente e redime, eu repentinamente flectido em genuflexão respeitosa ante a sua graça e a imagem endeusada que de si construo passo a passo e por isso hoje um candelabro no seu altar e uma jarra com rosas vermelhas que a celebrem, testemunhem e jurem a assumpção da minha fé, a minha devoção, o meu amor por ela, jurado e prometido crente ser o amor que nos move e nos une, ciente de que a esperança não é uma palavra vã e que o Senhor sabia o que afirmava ao gritar aos quatro ventos amai-vos uns aos outros, multiplicai-vos, ide e povoai a terra.

Nunca busquei nem verei nela a Madre Teresa que nunca foi, nem a meus olhos tal serás meu amor, mas o teu amor a tua bondade a tua beleza e serenidade será lembrança que me acompanhará doravante e de mim fará por ti um homem novo, simultaneamente ávido e saudoso da tua doçura, da tua meiguice, da tua candura.

 Não num concílio dos deuses e menos ainda num qualquer concílio papal, se porá em causa menos a importância o lugar e o tempo que a autoridade celestial ou terrena. Estará eternamente em causa a unidade e intimidade familiar, não o núcleo nuclear, o núcleo do universo, o núcleo elementar, o núcleo central, fulcral, a célula, o átomo, a partícula ínfima deste universo maravilhosamente expandido e descoberto ou o maravilhamento da paixão como a única força gravítica celestial. É neste momento único, neste horizonte de eventos, nesta singularidade, neste limite que se jogará o amor, é aí mesmo, é precisamente nesse momento, tal como apostolava Einstein quando professava, que uma justificação, uma explicação será devida e dada aos gentios.

Sit Dominus Deus inhabitare facit unius moris


603 - SEDA, ERAM MESMO DE SEDA ......................


Agora são verdes, verdinhas da cor da esperança e mais confortáveis, modernas e humanas. Têm bancos reclináveis individuais forrados num tecido colorido agradável ao tacto e até ficha eléctrica para ligar o portátil ou carregar o telemóvel. Muito longe das carruagens de há quase cinquenta anos e nunca asseadas, bancos de madeira ou napa surrada, por vezes rasgada, magalas dormindo nos suportes da bagagem de mão sobre as nossas cabeças.

Era uma corrida, uma marcha apressada dos prédios da caixa onde ela vivia até à estação. Meia hora ou quase batendo tacão pela noite dentro que o comboio partia cedo para estar pelas nove em Lisboa e ainda havia que atravessar o tejo num cacilheiro. Chegava a Évora pela matina e vinha já repleto de magalas e gentes arrebanhadas desde Elvas e Estremoz até cá, gente tão bruta quanto a de agora, mas então muito mais selvagem porém mais genuína.

Agora não nos amontoamos, cada passageiro tem um bilhete e um lugar reservado, o pica está ligado em rede e aceita pagamento pelo multibanco. Um espanto.

Espanto nessa época só mesmo nós dois, a Luisinha e eu, novos, novinhos em folha, novíssimos, primeiro não mas depois já de aliança no dedo, ar divertido, um indisfarçável ar de felicidade, apaixonados, descomprometidos. Eu bisando o Ministério da Marinha, ela Santa Maria, Curry Cabral e companhia. Ver-nos-íamos cada dia da semana, voltaríamos na sexta ou somente ao fim de semanas, meses, ou anos. O tempo correndo devagar, parado e devagarinho, a nossa ligação marinando em paciências, esperas e carinhos, a ternura uma promessa garantida, a meiguice relevando na brejeirice consentida e partilhada, a doçura animando-nos os sonhos de meninos e tudo junto engrossando o caldo de saudade em que permanentemente andávamos mergulhados.

É outra hoje a saudade vivida e sentida. Mui diferente esta paixão siliciosa e masoquista que apadrinho, com a qual me fustigo numa ânsia de lembrar-te e vinda do fundo de mim que nem um minuto de descanso me concedo, como se fosse sacrilégio ignorar-te a ti que caminhas sempre a meu lado, como outrora ocupavas o lugar respectivo no banco de napa corrido dessas carruagens em que eras estrela viçosa, jovem, alegre e bem formosa.

É outro hoje o mundo, não somente por terem passado por ele mais de quatro décadas, não só devido a melhorias, progresso e as tecnologias terem assentado arraiais na praça, mas porque nele falta o principal, tu, tu que davas sentido às coisas, mantinhas o mundo nos eixos e eu tinha onde me agarrar. Agora foge-me o chão debaixo dos pés, nada é firme, nada é certo, tudo é inseguro e o meu mundo, dantes um Jardim das Delícias* é agora um deserto sem sombra, sem água, sem um oásis ou ao menos uma qualquer enganadora miragem onde, por momentos pudesse dessedentar-me e descansar desta caminhada sob o sol abrasador da tua ausência.

És uma obsessão que me cresta e abre chagas ao derramares sobre mim memórias vivas em todos os lugares por onde passo, por onde passámos, e que revivo com excitante assombro e dor apaixonada numa subtileza inocente, cujos matizes e cambiantes me mudam a disposição da noite para o dia num minuto, quando não num segundo, tudo dependendo de Cronos ** da força da lembrança, da nitidez da miragem, da sede de ti e da saudade do momento.

Hoje é o comboio que te traz até mim, mas pode ser uma música, uma imagem, o título de um livro ou de um filme, uma frase que alguém profira, uma palavra, um gesto, um objecto com que me depare, um gancho do cabelo, um guarda-jóias, a lata da laca, sete escravas, a tua escova de dentes no copo e ele por sua vez ainda no lugar onde o deixaste, no lugar de sempre no armário da casa de banho,  as cortinas das janelas ainda por mudar e as quais nem me atrevo a trocar.

Mas é sempre linda e jovem que te vejo, revejo, lembro, imagino e sonho pois sempre foste e continuas sendo para mim um sonho lindo.


Assim me encerro em silêncios e reflexões despoletadas pelo mais pequeno pormenor, por quaisquer aparentemente pequenos factos e hoje, que coloquei no roupeiro da arrecadação toda a roupa de inverno e de lá trouxe a de verão, quedei-me no robe verde de seda que me ofereceras tocando o tecido entre os dedos e, fechados os olhos foi a ti que lembrei na tua imaculada camisa de dormir até aos pés e em seda branca, tu e eu enredados nela, comprida demais naquelas horas em que nós, e eu impaciente a levantava impetuoso porque todos os minutos e todos os segundos perdidos eram dano e o amor urgia, clamava e irrompia feroz até que a saciedade e o cansaço nos dessem a calma e a paz diariamente procurada e construída com a mesma paciência amor e carinho com que eram feitas as surpreendentes quão majestosas construções de areia que víamos no Tamariz na Nazaré ou no Algarve.

Depois, como em suave quietação o fluxo e refluxo das ondas na praia arrasta em vai-vem algodão doce ou espuma e serenidade, e nós, abraçados, sentindo esse mar calmo, essas ondas frescas arrefecendo a fornalha das turbinas, testa com testa, nariz com nariz, lábios, línguas, até a tua face roçagar a minha e eu, deleitado, adormecer sonhando por ser deitado que melhor te sonho lembro e choro, escondido de todos escondido de tudo, só tu e eu e esta dor insana, tu e eu e esta cidade agora sem nexo, este mundo absurdo, indiferente e todo igual, sem charme nem piada onde tudo se repete até à exaustão, até cansar, apesar do constatado, nada dá em nada, nada conduz a lado algum e afinal o mais livre de todos sou eu, prisioneiro de mim mesmo mas fora deste labirinto de enganos onde loucos, todos loucos, parecem ter perdido o fio à meada. 

         Mundo onde talvez seja mais fácil encontrar-te a ti que um qualquer magote de gente atinada.