sexta-feira, 14 de maio de 2021

696 - A ENTREVISTA DO SENHOR PRESIDENTE ...

696 - “O QUE RETI DA ENTREVISTA DO SENHOR PRESIDENTE"

# TEXTOS POLÍTICOS 11 # 


Para quem tinha fugido das redes sociais foi uma surpresa vê-lo dando uma entrevista. É certo que ali nas páginas centrais do jornal não poderá ser incomodado, nem confrontado com o contraditório, de qualquer modo não deixei de apreciar a atitude do senhor presidente. Não tanto pelo que diz, nada nos diz de novo que não soubéssemos já, apenas o confirma, porém há que gabar-lhe a coragem, a frontalidade e naturalidade com que assume os números do desastre, e sobretudo a franqueza. 

É de homem.

Começa o senhor presidente por reconhecer e erguer os “pilares para o desenvolvimento; economia, cultura e ambiente” Certíssimo, mas, o colectivo demorou 47 anos a perceber isso ?

 Depois debruça-se sua Exª sobre “o que falta fazer nas áreas de higiene e limpeza, rede viária, água e apoio social” … 

Falta fazer note-se… ainda não foi feito…

  “o Município estava numa situação de falência técnica com números verdadeiramente assustadores em termos económicos e financeiros“ Outra verdade de La Palice, quem a não conhecia ? Mas fica-lhe bem reconhecer tal pois se 47 anos depois estamos nisto, devemos um grande OBRIGADO também ao PS, mais um obrigado à CDU, PCP, bloco e verdes…

  “problema da organização do próprio município e de resposta aos problemas municipais “ Sim sim, já percebêramos que o município para pouco mais serve que atrapalhar…

 “95 Milhões de dívida para orçamentos inferiores a 40 milhões(ano), 

prazo médio de pagamento a fornecedores perto de 3 anos, 

défice orçamental de 18 milhões negativos, 

excesso de endividamento de 32 milhões e meio, 

resultado operacional do exercício (2020) de 11 milhões negativos, 

resultado líquido do exercício (de 2020 ?) de 12 milhões negativos “

 Perante este descalabro, como é possível falar em boa gestão ou credibilidade ? É que isto tem sido o pão nosso de cada dia nos últimos 47 anos…

  “pensar a estratégia para o futuro” Gostei de ler isto senhor presidente mas, se o fizer será a primeira vez em 47 anos, e é por isso que não acredito em si quando afirma : “temos um conjunto de projectos de estratégia afirmada e que apontam para o futuro de Évora“ 

Têm projectos, não têm é tido vagar, já ouço esta lengalenga há 47 anos e a cada ano Évora anda mais e mais para trás…

   “Évora tem condições para crescer e se desenvolver de forma significativa e ajudar também o Alentejo” 

Modéstia, em casa própria não há milagres, mas doravante até o Alentejo irá desenvolver-se. E há 47 anos não existiam já no Alentejo os problemas e as potencialidades que hoje se lhe reconhecem ? E o que foi feito desde então para debelar uns e aproveitar outras ?

 O que não houve então, e continua a não haver hoje eu digo-vos, não houve visão, não houve capacidade, não houve competência, não houve boa gestão. Tudo isto tem faltado ao longo dos últimos 47 anos porque é coisa que o PCP não tem, nunca teve, tivesse tido e Salazar nunca teria reinado os anos que reinou...

   “Sem duvida, pretendemos desenvolver a base económica que temos instalada, diversificar, expandi-la”  Claro claro, é notório, está à vista essa base económica, de rastos mas visível, de rastos desde os tempos em que o PCP arrasou tudo… 

Até o jornal onde hoje despudoradamente escrevem e dão entrevistas… Esta coisa do desenvolver a base económica fez-me rir. Deve ser mesmo para ir…. Desenvolver a base económica, apoiar os empresários capitalistas e as empresas imperialistas… 

Uma coisa aprendi eu ao longo da vida, quando o opositor é fraco o PCP pisa, quando o capitalista é forte o PCP amoucha e pactua… Há exemplos disso em Évora.

 Depois é a vez da cultura, outro item que fica sempre bem abordar numa entrevista, a propósito da qual é dito qualquer coisa como isto - “cultura, Évora é património da humanidade conhecido e reconhecido internacionalmente, isso sendo uma potencialidade, torna fundamental revalorizar o centro histórico “ Centro histórico que mais parece uma cidade abandonada…

 Quanto às obras a que ultimamente temos assistido, no Palácio de D. Manuel, no Teatro Garcia de Resende, no Salão Central Eborense, pergunto eu, e se não houvesse eleições ter-se-iam realizado ? E por falar em teatro, os criadores culturais não têm trazido dinheiro ? Não têm ajudado ?

 Quanto a Évora capital europeia da cultura 2027 acho bem que se teime, até para tirarmos as teimas, só paroquianos que nunca tenham saído daqui e visto outras cidades do país acreditarão que Évora tem hipóteses. Não tem, nem se compara a dinâmica de outras cidades com a estagnação a que condenaram Évora. 

Mas atenção, falo em nome pessoal, enquanto candidato e depois de eleito manterei e envidarei todos os esforços para que tal desiderato não seja colocado de parte. Não será por mim que perderemos, os perdedores serão todos aqueles que agora atiram areia para os olhos dos eborenses enganando-os, alimentando neles uma ilusão que não tem a mínima hipótese de vingar.

 Chegou a vez do ambiente, sempre o ambiente, é bom, é puro, comam ambiente que faz os olhos bonitos se faz favor… Como não podia deixar de ser o ambiente é abordado, fica bem a qualquer entrevistado abordar o ambiente. Do melhor que temos, porque é natural, porque bastou não fazer nada por ele. O não desenvolvimento do concelho protege o ambiente, sai-nos caro mas é dos bons, devíamos embalá-lo para exportação.

 A mobilidade não é esquecida, essa desgraçada. Experimentem ir de autocarro de Almeirim aos Canaviais e logo verão que o dia está perdido, mas cai bem falar também na mobilidade.

A parte do SOCIAL é uma pérola, a pobreza, desgraça com que o senhor presidente se preocupa mas na qual nega ter culpas, como afirmou, “uma área onde a câmara não tem intervenção directa” … Pois eu digo que a pobreza neste concelho deriva da falta de ideias e competência da câmara municipal de Évora ao longo de 47 anos.

 Escute senhor presidente, a pobreza não tem que ver com a distribuição da riqueza como afirma, tem em primeiro lugar que ver com a criação de riqueza, o que em Évora não acontece. Para distribuir há que haver, e para haver há que criar.

 Sacode V. Exª para o “sistema e para os governos” a solução da pobreza (como sacode outros problemas como o desemprego) mas o seu partido não faz parte do sistema ? E o seu partido enquanto braço de uma caranguejola não está no governo ?

 Sobre a habitação nem falo, “ Entregámos mais de cento e tal habitações” Construídas de raiz ? Arrendadas pela Habévora ? E as rendas têm sido pagas pelos moradores ou andamos a pagá-las todos nós ?

 Ora lá estão os 105 milhões em água que graças ao PS a Câmara Municipal de Évora perdeu, os socialistas que defendam a sua dama, o Zé do Cano, pois quanto a mim foi o mais inútil presidente da câmara, o mais tolinho e ignorante, e o que juntou a uma dívida enorme herdada da CDU mais uns milhões para queimar.

 Quanto ao resto o Senhor presidente, o meu, o nosso presidente disse nada. Ou seja aos costumes disse nada. 

Se é candidato ou não, não ficámos sabendo. O colectivo depois se pronunciará, votem no colectivo votem, e lixem-se mais quarenta e tal anos…

 

Um euro me custou o Diário do Sul, um euro para isto, não valeu a pena.