quinta-feira, 24 de março de 2016

325 - FULANO, SICRANO, BELTRANO *…..........…


Lembrai-vos do tal fulano que não abria a página a ninguém mas que aqui há coisa de três meses a escancarou estrategicamente a toda a gente ? Lembram-se com certeza, eu falei nisso por duas ou três vezes.

Vi-o este fim de semana ! 

Perdão, quero dizer vi-o no fim de semana passado, de calças caqui escuras, um polo leve, dos caríssimos ! Ténis de marca, e contrastando fortemente com a roupita chique um boné rasca na cabeça, um desses bonés de propaganda dos partidos, o que me fez soltar uma sonora gargalhada por ser de um desses partidos que até se arrogam a defesa dos pobrezinhos.

Marchava integrado num grupo, cruzei-me com eles e mal os ouvi, captei algumas frases dispersas mas não me permitiram avaliar a totalidade do motivo que ali o juntava, ou os juntava;

- estender pontes
- mais unidos e mais capazes
- contrariar desinteresse politico
- dar nobreza à politica
- a vitória é nossa
- fazer história
- qualidade de vida dos cidadãos
- dar tudo por tudo
- conquistar a maioria

Não fiquei a perceber se iriam assistir à passagem da volta ao Alentejo em bicicleta, para isso era cedo demais, pelo que não enquadrei bem quer as exaltações quer o júbilo de que davam mostras, ou sequer os apelos à vitória, mas que o nosso amigo anda metido nalguma isso anda, atenção que eu disse em alguma, e não com alguma, aliás para isso já terá passado a idade ideal, todavia juro nunca o ter visto tão entusiasmado, ou entusiástico, e já conheço a figura há bem trinta anos ou mais, que o moverá, que o empolgará tanto ?

Só quem desconheça o esforço que durante anos este fulano colocou a pôr-se em bicos dos pés, só quem ignore tanto trabalho desenvolvido, tanto golpe de rins, tanto sapo engolido é que poderá estranhar esta cena, pelo que confesso ter-me a curiosidade levado a reduzir a velocidade e encostar o carro, pois já estava quase parado, e então quando a Gabriela me deu uma cotovelada é que parei mesmso por completo, e também para ouvi-la;

- Olha quem os espera ! Repara só, pára mais ali.

Encostei o carro para ver melhor e olhei com mais atenção e vi, gente do piorinho, do pior que a cidade tem. Anda bem acompanhado o nosso amigo, vai chamuscar-se, ou queimar-se. Este fulano, que eu sabia já há algum tempo padecer de males sezões e febres manhosas, coisa escondida pela família que a deixava transparecer somente ao conhecimento dos mais chegados, pois temia que o estigma da doença afastasse as pessoas de casa, não era contudo um doentinho, a menos que se considere doença a pancada para a todo o custo projectar o orgulho, a vaidade pessoal, coisas deveras íntimas mas para ele muito importantes, talvez mais importantes que tudo pois só uma atitude assim explicaria as amizades escolhidas, com gente que só pensa nela e que já por duas ou três vezes mandou isto tudo abaixo.

Chegado aqui não consegui conter o riso. Percebi então tudo, ao ver aquele magote de gente fez-se luz no meu espirito. Este fulano, aquele beltrano, aqueloutra sicrana. É uma questão de esperarmos, o nosso amigo irá prometer-nos tudo e mais alguma coisa, afinal precisamente o que todo o grupinho anda fazendo há muito tempo, aliás nunca fizeram outra coisa. Este fulano arranjou para ele mesmo este hobby, que inseriu no âmbito dos desafios individuais com que entretém a reforma e a vidinha, daí as fotos com os amigos, em especial com o arquitecto, e com o povo, em vários ângulos, poses e situações, a Gabriela também já o compreendeu, quer dizer já lhe topou o jogo, andar entre aquela gente em bicos dos pés parece ter passado de tempo perdido a coisa efectiva, nunca acreditei que aquele fulano seria escolhido mas pelos vistos parece que me enganei.

Está tudo explicado, é uma questão de esperar para ver, agora percebo porque andava sempre em bicos dos pés. Com gente desta estamos tramados, e condenados a trabalhar para lhes pagar as reformas douradas que nada justifica e que nem mereceram.