segunda-feira, 18 de julho de 2016

362 - HÉRCULES C–130 ABNEGAÇÃO, BLUFF ?


Depois de largamente noticiado nas redes sociais que dois dos tripulantes do Hercules C – 130 teriam saído e voltado a entrar corajosamente na aeronave acidentada, numa atitude de honrosa e exemplar abnegação para salvar um terceiro elemento, acto que os levou a perecer na tentativa, a Força Aérea Portuguesa FAP desmentiu sábado passado tal lucubração. Expresso * de 16-07-2016, 1º Caderno, página 22.

Porém a FAP admitiu que a aeronave faria parte de um conjunto de seis em que, apenas e regulamente duas delas voariam devido a falta de verbas para prover à sua manutenção. Adiantou ainda a mesma fonte que os aparelhos não têm a aviónica actualizada, e que os sistemas de voo, de comunicações, de navegação, vigilância e segurança se encontram obsoletos, pelo que as aeronaves se encontram proibidas de cruzar os céus europeus pelos corredores aéreos principais, ou normais, sendo obrigadas a socorrer-se de rotas alternativas. (o equivalente a caminhos municipais ou a veredas, aditamento meu).

 A notícia adiantava que a FAP estaria na contingência da venda de uma dessas seis aeronaves para assim custear a actualização das cinco restantes, operação avaliada em 29 milhões de euros e a ser efectuada até ao ano de 2030.

Acrescento eu que o governo não tem money para actualizar os cinco velhinhos Hercules C – 130 mas equaciona porém a aquisição de vinte ou trinta moderníssimos Embraer KC – 390 … 

             Uns pândegos estes nossos governantes… 



361 - MORREU MÁRIO SOARES ...............................


Dentro de alguns dias os mídia de todo o mundo divulgarão profusa e abusadoramente a notícia do falecimento de Mário Soares, sobre quem tecerão os maiores encómios, o mais pequeno dos quais será o de, na esteira daquilo a que temos assistido de há anos para cá, darem ao avôzinho o epíteto de pai desta nossa peculiar democracia.

O nome de Mário Soares, mais concretamente da fundação que tem o seu nome foi envolvido* no esquema conhecido como “Panama Papers” o que nada me admira e só confirma a proposição corrente de que Deus está em toda a parte, e Mário Soares já esteve… Não será por acaso que A. Costa se apressa a homenageá-lo ** Mais depressa eu acredito que esteja com receio que o velhote lerpe e não tenha tempo de o medalhar com a distinção que, segundo ele julga, o defunto merecerá.

Haja limites para as loas, pois se este país se encontra no estado lastimável que todos sabemos, tal se deve em grande parte à lógica soarista que desde o início foi inculcada nas leis, nas instituições, nos hábitos partidários, sem que Álvaro Cunhal tivesse conseguido travá-la, Cunhal, outro culpado, já não está entre nós e não é de bom tom desancar num falecido. Nem o malogrado Sá Carneiro teve tempo para tal feito, como sabemos deixou o país órfão, o seu partido, e a todos nós… 

Foi essa lógica soarista do confronto, radicalizadora e polarizadora, intriguista, oportunista e aparelhística, sem oposição ou contra poder que a enfrentasse, instaurada, instalada e disseminada entre nós que aqui nos conduziu, aqui ao buraco onde estamos metidos e de onde essa mesma lógica jamais nos tirará. Tudo nesta democracia tem o seu cunho pessoal, portanto na nossa desgraça inscreve-se também o seu nome ...

Bem se pode dizer que Salazar nos governou quarenta anos mas Soares nos desgovernou outros tantos, com a agravante, ou desvantagem, de tal desiderato se reflectir negativamente neste lastimoso país por mais outros tantos e fatais quarenta anos. No mínimo.

Há gente que mais valia nem ter nascido…