terça-feira, 11 de julho de 2017

444 - PINTAR AMIZADES E AMIGOS DE OZ... ***


Entrei no café à hora habitual, a manhã estava fresca e o sol já queimava. Eu viera de acompanhar a Luisinha à consulta e ao meu ânimo, se tivesse que o pintar, ter-lhe-ia dado cores felizes. Até a Shana ao longe pressentiu o meu andar solto e radiante, tendo arrebitado o rabo e corrido ao meu encontro no seu saltitar próprio e engraçado, metendo-se entre os meus passos e quase me tombando por não a querer pisar.

- Bom dia senhor Nuno, p’ra mim bica cheia !

e nem parei, atravessei o café, o New Concept Coffee & Shop, fui lavar as mãos e fazer uma mijinha, não, não foi para não sujar aquilo, que anda sempre lavadinho, mas por causa da Shana que se rebola no chão e sabe Deus quanta sujidade pode trazer agarrada ao pelo, vírus, bactérias, micróbios, carraças, minhocas, ácaros, etc etc etc, e cantarolando dirigi-me para a mesa habitual, onde por pouco não tenho lugar cativo (na Ti Bilete tinha) quando, espanto ! Espanto não pela bica que já me esperava, essa eficiência do serviço é normal e habitual ali, espanto porque o senhor Nuno deixara junto à bica uma enorme encomenda, embrulho, pacote, decerto uma prenda, fácil de ver e de deduzir, comprida, larga, estreita, papel geográfico, Viana doo Alentejo, Aguiar, S. Bartolomeu do Outeiro, Torre de Coelheiros, Oriola, Vila Nova da Baronia, estação de caminho de ferro das Alcáçovas, pelo que tirei um bilhete e com cuidado me pus a desembrulhar, desvendar, descobrir os segredos e mistérios de tão estrambótico mapa e, passo a passo, lá fui palmilhando a estrada de tijolos amarelos expectante quanto à Esmeralda que surgiria para, finalmente, vindo nem sei donde um sorriso poisar em mim, se me estampar na cara, entreabrir os lábios primeiro e depois os escancarar num sorriso montado em sonora gargalhada, e se o dia já estava ganho por na consulta ter tido boas novas.



       Isto era o prémio no bolo rei, pelo que, tomado por profundo sentimento de gratidão e de amizade, antes que surpreendido e estonteado como fiquei me tivessem fraquejado as pernas, puxei da cadeira, sentei-me e mandei vir qualquer coisita indicada a momentos tais, senhor Nuno por favor traga-me os sais minerais, um uísque e dois conhaques, três pedras de gelo e uma água tónica que isto é demais, não esperava tal daquele sacana, tenho o coração em fibrilação, os olhos a marejar, ainda me cai uma lágrima no café e lhe estraga o sabor portanto se o senhor não se importa vai de uma vez só, já está, venham mais e mais remédios, se eu morrer hoje diga a toda a gente que morri feliz, que no New Concept Coffe & Shop só se morre de felicidade e quando a Ana Paula vir isto vai roer-se de inveja primeiro e morrer em qualquer lado depois, isto não é todos os dias, é só nos dias santos como o de hoje e para santos, entre os quais como todos mui bem sabeis há muito me incluo. *

Claro que o canhenho já leva cinco páginas manuscritas, mas mesmo assim não encontro palavras para agradecer ao meu amigo Nuno Rolo** (outro Nuno) a sua prova de amizade e a consideração demonstradas, obrigado, mil vezes obrigado, por esta não esperava, imortalizado às mãos de um mestre pintor, inda por cima eu, eu que estou melhor neste quadro que o bochechas no dele, muito menos charmoso embora tenha sido pintado por Júlio Pomar, é que com este nem se compara, basta eu estar nele !

Um quadro não é uma fotografia, nem tão pouco uma natureza morta, até por eu estar bem vivo e, curiosamente o Nuno ter captado exemplarmente as cores que comummente me animam. Não é um quadro abstracto nem psicadélico, é antes um quadro verídico e inequívoco da pessoa que sou e dificilmente me teria revisto noutras cores e noutros traços. É um quadro que muito bem expressa a minha atitude perante a vida e nesse item é expressionista, sendo ou representando também o viver e a vivência que há em mim e cuja impressão tão bem o Nuno conseguiu captar, sendo também nessa perspectiva ou sentido impressionista. Bela demonstração de amizade de ontem, Oz e amanhã.

Palavras à parte impressionou-me a sua atitude despretensiosa, simples e modesta mas simultaneamente a única coerente consigo mesmo. Foi uma grande, grandiosa e surpreendente maneira de me impressionar e me expressar a sua amizade e consideração, são tudo e todas cores bonitas, sem as tonalidades azuis, rosa, laranja vermelho ou verde com que gente engajada sempre nos pinta. Acredita que adoro o quadro amigo Nuno, e se repararmos bem no fundo dos olhos lá está o tal brilhozinho !

Obrigado ! Um espectáculo ! E agora para que tudo acabasse em bom só faltaria que tu morresses famoso e cedo p’ra eu ficar rico :D :D :D ))




Nota: A lente do telemóvel distorceu ligeiramente as fotos, e também alterou levemente as cores, mas quando visto a olho o quadro tem as proporções canónicas e as cores correctas.