quarta-feira, 7 de abril de 2021

ÉVORA À CONVERSA, PROJECTOS AMBIENTAIS




                             683 - ÉVORA À CONVERSA

PROJECTOS AMBIENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

 

Confesso que pensei em participar, mas depois vi quem organizava a coisa e de imediato me passou a ideia.

No actual momento a minha participação poderia ser entendida como mera provocação, e para além disso uma coisa já aprendi com os comunistas, apelam constantemente à nossa participação cívica mas depois, quando participamos e os confrontamos com ideias diferentes cai o Carmo e a Trindade.

Só se ouvem a eles mesmos, e confrontá-los no seu próprio espaço, coisa de que não estariam á espera, até seria giro. Mas ficai sabendo que tenho a minha ideia de desenvolvimento sustentável, primeiro tornar minimamente aceitável e sustentável a vida das famílias, tornar rentável a economia, e depois os luxos do sustentável.

Do desenvolvimento sustentado, tanto tenho ouvido apregoar esta palavra "sustentado", que o seu entendimento já perdeu para mim qualquer significado. E agora desculpem-me o desabafo, palhaçadas, tudo isto não passa de palhaçada, então num momento em que o país vive uma crise aguda, o desemprego atinge valores que todos escondem, num momento em que voltou a haver fome e aflição, num momento em que há tanto a esclarecer e a debater urgentemente, o candidato da câmara traz para o debate o ambiente e a sustentabilidade ? E se os promotores do evento o enfiassem por um sítio que eu cá sei acima ? Não será isso que estão a pedir ? Ou estarão a gozar com o pagode ?

 Tenho então que admitir ter virado moda esta coisa do sustentável, mas que é afinal isso do desenvolvimento sustentado ? Sustentado em quê ?  Eu diria que não é o desenvolvimento que é sustentado, pois se em Évora não tem havido nem há sequer desenvolvimento, quer parecer-me é que andamos a sustentar há muito gente que só tem promessas para nos dar, as velhas promessas de sempre, velhas de 40 anos... E combersa fiada...

Naturalmente tenho o meu próprio projecto ambiental, no caso ambiental empresarial, e não vos vou contar para já, lá mais para o meio da campanha irão saber, isto é quando chegar a altura própria... Não quero que me roubem as ideias…

Lá engraçada seria a minha participação no painel, mas já sei o que a casa gasta e não estou para aí virado, siam vinte cães atirados a um osso, viria de lá sem canelas. Já tive experiencias com eles, prefiro deixá-los a falar sozinhos, gostam de se ouvir...  Nem é medo ou receio, não quero ser mal entendido, mas aqueles “democratas” não me dizem nada, são o tipo de democratas com quem nem perco tempo...