terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

178 - O HOMEM DO VIOLINO............


Quase esbarrei com ele, verdade que eu ia distraído no meio da turbamulta dos turistas e dos indígenas que aquela hora demandavam o castelo, mas ele, sentado a meio do percurso, favorecia os recontros se é que não os procurava.

A seu lado uma peanha/tripé de pauta musical suportava as fotocópias que à laia de cartão de visita ia distribuindo pela direita e pela esquerda, esquerda de onde lhe caía um braço cuja inércia denunciava problemas agravados de saúde.

Adivinhei-lhe os olhos por trás das lentes verde escuras de uns Ray Ban com mais de cinquenta anos, o seu ar sisudo, os manguitos que vestia, mais que impedir-me concitaram em mim o desejo, e a curiosidade, de lhe desvendar os segredos.

Esbocei um sorriso, estendi-lhe o braço e aceitei o papel que me estendia, abrandei o passo e fui lendo o que dizia:

“ À tua consideração.
Por favor, abre e lê, desejo apenas um pequeno momento teu, uma moeda, talvez duas, uma esmola.

Olhas-me espantado/a ?

Até 2013 eu era felizardo, talvez como tu.

Depois acreditei na promessa feita aos funcionários públicos e reformei-me para amparar os últimos dias daquela ao lado de quem fui feliz tantos anos.

Mas os cortes na pensão deitaram-me abaixo, devo ao banco ainda três prestações do mesmo T1 onde sempre vivi e que sob ameaça de despejo as reclama, e às finanças o IMI deste e do ano passado.

Já não toco violino, um pequeno AVC, seis meses depois de Deus me levar a alma gémea, deixou-me o lado esquerdo paralisado.

Nem tenho cão, mas espera-me em casa uma gatinha, agora a minha única e fiel companheira.

Nunca lhe falho com o veterinário, já de mim, até os remédios só quando e se tu fores generoso /a.

Não, não se deve à proeminência esta barriga, deve-se à fome que tenho e à vergonha que sinto.

De qualquer modo obrigado, olha, não deites para o chão este papel, entrega-o a outro passante, e o Senhor te dê em dobro o que sempre quis para mim, longa vida e saúde, o que eu mais invejo e lamento não ter.

Obrigado. “

A seus pés, num boné coçado metido dentro do estojo de um violino algumas moedas brilhavam com o sol, do violino nem o cheiro, somente o arco jazia deitado ao comprido na caixa envelhecida.

Um pequeno gravador destilava repetidamente as notas de uma sonata para violino, “ Caprice em Lá menor, de Niccolò Paganini “, o homem que tocava violino magistralmente...