terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

SAL, LÁGRIMAS DE SAL, LEMBRANÇA AZEDA...



Sal da vida, mau grado o revés dessa surtida o pessoal não perdeu o ânimo, primeiro os feridos caso fossem eles mais ou menos graves e só depois o descanso e o alívio.

Alcides e Kantia reuniram o pouco sal que lhes sobrara da seca que haviam impingido ao babuíno,* limparam com o braço uma mesa de madeira no centro do barracão que nos servia de caserna e dispuseram em dois pires de barro surripiados na messe o delicioso sal. Fizeram-no em dois montículos pequenos a fim do pessoal confraternizar e se dessedentar com umas Cucas de toda a sede sofrida nas últimas duas semanas.

Por enquanto não havia pressa, primeiro tratar do corpo e da alma, depois analisar a situação, o que correra mal, dissecar o problema a jeito de balanço da operação e de modo a que os erros cometidos, a havê-los, pudessem não ser doravante repetidos e como os evitar.

O descanso da noite era imprescindível, já havia quem dormisse, amanhã a meio da manhã seria convocada a reunião do pessoal para esse efeito e à qual só os feridos graves se poderiam eximir.

…“A zona de perigo fora ficando perdida na retaguarda, a campanha correra-nos mal, perdêramos dois homens, todas as viaturas e muito material, mas salváramos o coiro. Uma batalha não faz uma guerra e nem tudo estava ainda perdido. Cansados e abatidos homens e mulheres espojavam-se na areia fresca da sombra. Apesar do revés o ânimo não se perdera. Eu observava-os … notável, se considerarmos tratar-se de perto de 30 elementos, exaustos e oriundos de várias nacionalidades”…  *

Entretanto o pessoal ia depenicando os grãos de sal e emborcando Cuca atrás de Cuca. Alguns rolavam a garrafa gelada pelas faces fechando os olhos como quem beija uma mulher para depois, num sorvo único, beberem dum trago todo o conteúdo da garrafa num beijo apaixonado a que geralmente punham fim dando um estalo com a língua, libertada bruscamente do palato. Outros tinham adoptado outras modalidades, o Tenente Fernandes por exemplo, e quase podia apostar-se nisso, esvaziada a garrafa erguia o braço segurando-a na mão e, numa saudação calorosa oferecia o brinde:

 - À Luisinha! À Luisinha !!

Ninguém vira nunca a Luisinha, mas fosse ela quem fosse, fosse ela Nossa Senhora ou a Luisinha da Cartuxa, impossível negar que a Luisinha não estivesse sempre presente no seu espírito.

Outros eram mais modestos, à nossa, à minha, à tua, à do batalhão, havendo ainda uma Maria Cristina e uma Joana, mas essas tinham direito a foto junto à cama dos marmelos e eram mais ou menos conhecidas de todos, a Maria Cristina estava noiva do Alfarelos e a Joana era a cabra da mulher do Alferes Madaleno. Não estou a inventar, as palavras, os epítetos e adjectivos assim como outros mimos com que vulgarmente a brindava eram dele, o que muita confusão fazia ao Germano, um pexito de Sesimbra para quem uma tal Zezinha era sagrada e a quem ele não deixava cair no chão.

Grão a grão enche a galinha o papo, e grão a grão os montículos de sal desapareciam na razão directa com que apareciam  espalhadas ao acaso pela mesa ou pelo chão, em pé ou tombadas, as garrafas de cerveja que naquela noite animaram o pessoal.

No dia seguinte o balanço da operação não foi menos animado, porém não espelharia alegria no rosto de ninguém tendo despoletado acesas discussões e idêntico número de dissensões. A primeira conclusão a que se chegou foi ter havido da nossa parte excesso de confiança, depois de observado o inimigo e gizado o plano de ataque demorámos demasiado a concretizá-lo, a concretizar o ataque. No entretanto o inimigo recebera reforços ou porque previstos, ou porque andassem em missão no exterior e tivessem regressado. De qualquer modo, a ter havido demora da nossa parte, e houvera, aconselhavam os manuais e o bom senso que um segundo grupo de batedores tivesse efectuado nova surtida de avaliação às forças inimigas, o que teria evitado irmos a contar com uma coisa e tivéssemos esbarrado com outra. É a tal situação em que se vai à lã e se volta tosquiado.

Eu era extremamente jovem, não mais de vinte ou vinte e um anos, julgava-me Che Guevara e trabalhava para o mérito como qualquer caixeiro-viajante trabalha para os objectivos e as comissões. O sucesso que me perseguia cegara-me.

Um outro factor não menos despiciendo foi, para além do excesso de confiança a precipitação, partíramos para a missão em mangas de camisa, isto é, puséramos em marcha uma força ligeira e ligeiramente armada, nem um canhão, quando a artilharia nos teria sido muito útil, nem sequer metralhadoras pesadas leváramos. Não partíramos desprevenidos, a nossa táctica do toca e foge exigia leveza, o problema fora o tempo perdido a concretizar o planeado e o facto de, devido a isso nos vermos confrontados com uma força muito superior à esperada.

Tivesse havido uma segunda observação pelos batedores e não teríamos avançado para o que se tornou uma verdadeira ratoeira, verificado está que o excesso de confiança e a precipitação, duas variáveis comummente ligadas nos conduziram ao desastre, para além de termos esquecido quem éramos uma força de intervenção especial, rápida, ligeira, com muita mobilidade, aconselhada para golpes pontuais, ataques de surpresa, flagelação do inimigo, emboscadas, acossar o inimigo, e especializada, repito especializada, a qual nunca devia armar-se no exército que não era ou enfrentar o grosso de forças inimigas, mas sim enfraquecê-lo, desmoralizá-lo, desorganizá-lo, desmotivá-lo, esvaí-lo, o contrário do que aconteceu, com o nefasto resultado que agora lamentamos e choramos.

Conhece-te a ti próprio implica que te conheças, que saibas do que és capaz e até onde consegues ir ou suportar, mas implica também que cada grupo se conheça, saiba para o que está capacitado e quais os limites e pontos fracos e fortes da sua operacionalidade. Tácticas base do manual foram esquecidas, o protocolo foi esquecido, que cada um pense e assuma as suas responsabilidades, eu assumo as minhas, são culpa minha as baixas que chorámos.

Quem vai à guerra dá e leva, mas há normas e procedimentos adoptados, há resultados e responsabilidades, não me furtarei às minhas, comunicarei as baixas sofridas, assumi-las-ei, o comando terá a palavra final e dirá de sua Justiça.

 À vontade podem dispersar !

Entretanto veio 25 de Abril, com a desorganização e dissolução das cadeias de comando, relatórios e balanços perderam-se para a história, não há almoços grátis e o tenente Fernandes continuara a sua missão depois da independência de Angola em novos moldes e debaixo do chapéu-de-chuva de protocolos entre estados.


Se é certo que a experiência o capacitou para salvar vidas não é menos certo que algumas lhe terão pesado ou pesam ainda na consciência, mas quem se mete nelas sabe ao que está sujeito, valeu-lhe o facto de no cômputo geral a sua ação ter sido nitidamente gratificante, positiva, e devido a ela ter sido objecto de honras e louvores, em África evitara-se um novo Vietname.

Anexo ao relatório para o comando seguiu uma lista com a identificação de todos os elementos que tinham participado naquela operação, femininos e masculinos, podendo todos eles ser chamados a testemunhar a veracidade dos factos e do relatório.

Quando referi normas e procedimentos estava a apontar para tudo que dizem, aconselham ou impõem os manuais de táctica e estratégia militar, naturalmente não menciono mas não olvidei os procedimentos da Convenção de Genebra, a tal que regulamenta a guerra e os seus actos, aspectos que nunca por mim foram transgredidos, ainda que por todo o mundo o seu atropelo seja infelizmente uma constante.

Perder uma batalha não é perder uma guerra e se aceito que esta operação foi um fiasco e das poucas que sob o meu comando registaram baixas, devo também dizer em meu abono ter sido o meu pelotão aquele que, no género de ações que lhe estavam atribuídas, dos que apresentara o rácio mais baixo entre o número de sortidas ou embates contra o inimigo e as baixas registadas. Mau grado alguns dissabores o nosso objectivo específico, evitar o incêndio da África austral e que ela se tivesse transformado num novo Vietname foi atingido, apesar da dura guerra civil que posteriormente à minha saída das forças armadas deflagrou em Angola, e da inaudita violência e duração de que se viria a revestir a batalha de Cuíto Cuanavale.

A esta distância posso afirmar ter sido o nosso esforço meritório, do equador para baixo, com maior ou menor violência as fronteiras dos diversos países, emergentes ou não, foram consolidadas e o alastrar generalizado da guerra que tanto se temia foi miraculosamente contido, apesar das ingerências estrangeiras, inclusive de blocos cuja supremacia no mundo tendia a condicionar os resultados aos seus exclusivos desejos.

Tal não aconteceu ali e, quer todos nós quer a ONU, que então não trabalhava com o à-vontade com que hoje o faz, incluo neste âmbito as missões militares em países terceiros, podemos dizer estar de parabéns, ela ONU e o mundo. Hoje dominam e predominam os capacetes azuis e as missões humanitárias, há quarenta anos fora a vez do secretismo, das forças fantasma, das operações encapotados, dos segredos de estado e militar, dos mártires e heróis anónimos ou incógnitos.

… “Na hora da morte só desejávamos que fosse breve, e que não nos complicasse a vida, muito menos a dos outros. Nunca abandonáramos um moribundo, mas felizmente também nunca tivéramos que carregar com nenhum. Certa vez um deles para não nos atrasar a marcha em dias e dias metera o cano da arma na boca e solucionara o problema, resolvera a questão, há homens assim, práticos, pragmáticos, uma padiola é do pior que pode haver para qualquer ferido grave, é uma forca, uma sentença de morte, um mau feitiço atirado para cima de um homem. Viver é fácil, difícil é morrer, exige-nos toda a coragem “ … *

Pois é meus amigos quando se lembrarem dos treze anos de luta em Angola, lembrem-se também que em Angola foi precisamente onde menos lutas tiveram lugar ou foram travadas. Choro essas duas baixas com sinceridade e cuja morte me pesará sempre na consciência, é-me impossível contabilizar quantas vidas foram poupadas ao ter sido evitado qualquer cenário bem pior naquela África em ebulição e onde nós, quais bombeiros de serviço acudíamos derramando água sobre a cada foco acendido ou que se reacendia.

Tal e qual, bombeiros de serviço, assim nos chamaria.