terça-feira, 10 de dezembro de 2019

ALCÁÇOVAS, DIA DE DOÇARIA, O DESASTRE…



Este domingo podia ter sido bem melhor passado, não tivessem sido aqueles grandes camelos, mas nem o problema foi de monta nem deixei que gente tonta me estragasse o dia.

 A coisa teve porém a sua graça pela ignorância que demonstra e põe à vista, e não somente ignorância como falta de visão, falta de mundo, de viagens, quando nem teria sido necessário ir a Paris, Roma, Londres ou Madrid, bastava ter dado um salto a Arraiolos, Montemor-o-Novo ou Portel, falo pelo que vi e vivi.

O quid pro quo conta-se em poucas penadas e menos palavras ainda, pois quisera o destino que eu visitasse mas não visse a Mostra de Doçaria das Alcáçovas, doçaria que aliás abunda por todo o Alentejo e por todo o país, mas que ali funcionará como chamariz para a paróquia, ou para a Freguesia, sendo que a ideia até não está mal pensada. Estará até melhor idealizada que a especulação com os misteriosos e duvidosos Segredos do Endovélico ou o mirabolante aproveitamento de colocar à noitinha os pategos todos olhando para o céu mirando as estrelinhas como se faz na minha terra.

Doces ao menos alegram-nos a alma e confortam-nos o estômago, não é por aí que o gato vai às filhoses, mas foi, para mim aquilo não passou duma louvável iniciativa parcamente pensada e porca mente organizada. Curiosamente já vai na 20ª edição, longa vida lhe desejo, mas por mim evitarei passar pelas Alcáçovas nos próximos 50 anos ou mais, pelo menos enquanto lembrar os jograis medievais que pensaram e deram corpo à iniciativa. Tirando isso, os doces, a comezaina, que mais tem as Alcáçovas para oferecer a quem lá vá ?

Chocalhos, mas já lá iremos.

Organizara o meu passeio de modo a aproveitar bem o domingo, visitar a Mostra de Doçarias, comprar algumas iguarias, almoçar e regressar a Évora a tempo de terminar a jorna como a tinha premeditado porém, há sempre um porém, um todavia, um contudo, a Mostra só abriria nesse dia, não de manhã mas pelas duas da tarde.

No problem, invertem-se os termos, almoça-se primeiro e visita-se a Mostra depois, qual o problema ?

Absolutamente nenhum. Vamos ao almoço.

E foi aí que começou o todavia. O pessoal era mais que muito, os restaurantes nem eram assim tantos, e com uma soberba estranha para meio tão modesto corriam com quem não tivesse mesa marcada pois os comensais eram mais que as encomendas.

Não somente eu e a minha Fátima corremos tudo como tudo nos fechava as portas, a nós e a muitos outros, a todos, num deles a quase totalidade das mesas estava reservada à Câmara Municipal de Viana do Alentejo.


Nada contra, a câmara lá há-de ter os seus colaboradores, afilhados, boys, tios, sobrinhos e outros multicores a quem agradecer, a quem homenagear, a quem honrar, a quem pagar, a quem engraxar etc etc e tal, ninguém leva a mal, estamos em Portugal e mais tarde ou mais cedo, mais hora menos hora a câmara há-de pagar e é entidade que não se pode hostilizar.

Brinco é certo, mas não lhes nego o direito, nem à câmara nem ao restaurante, embora ache que a vida não são dois dias nem o Carnaval três, o ano tem mais 362 ou 363 dias em que há que pensar e sobreviver.

Triste, faminto, esfomeado, revoltado, regressei a Évora onde também se come bem ou melhor ainda, também Évora é digna dos melhores doces. Voltei pois á minha terra, virei as costas às Alcáçovas onde jurei nunca mais meter os pés nem para mijar, jurei eu e juraram provavelmente mais umas largas dezenas ou centenas de visitantes.

As últimas semanas têm sido um corrupio, fui á Mostra Gastronómica de Arraiolos, exemplarmente organizada e onde ninguém ficou sem almoçar, aliás almoçou-se num espaço digno, capaz, acolhedor, depois passei pelo Festival de Sopas de Montemor-o-Novo onde igualmente e num espaço idêntico, e de idêntica forma os restaurantes da zona estavam representados, tinham o seu lugar reservado e próprio, tal como as sopas, doces e vinhos, ninguém ficou em pé, ninguém ficou sem almoçar nem ninguém teve que andar correndo e saltando procurando onde o fazer e toda a gente certamente terá jurado voltar. Lá, não às Alcáçovas.

No fim-de-semana passado calhara-me a Feira do Montado em Portel e também aí, numa tenda enorme foram acolhidos os restaurantes da terra e dos arredores, que encheram a barriga aos visitantes com maravilhas e doces, não tendo dado por ninguém se queixar, todos almoçaram, todos visitaram a Mostra e todos saíram fartos e contentes.


Contudo em Viana e nas Alcáçovas optou-se, por ignorância, desconhecimento, incompetência, falta de originalidade e de visão por correr a pontapé os visitantes famintos, e eram muitos. Ora não havia nexexidade. Como diria o padre do Herman, o diácono Remédios.

Se em vez de passarem a vida na terrinha os organizadores da Mostra de Doçarias dessem de vez em quando uma voltinha pelas paróquias vizinhas só teriam a ganhar e nem gastariam muita gasolina. Nem todos na Junta de Freguesia de Alcáçovas ou na Câmara Municipal de Viana do Alentejo serão culpados, mas aos que o são deviam pendurar ao pescoço de cada um deles um chocalho bem pesado e bem lustroso, para que todos nós soubéssemos quem eram as alimárias e luminárias cuja cabecinha não merece nem de perto nem de longe o pecúlio que nós, contribuintes, lhes pagamos mensalmente. E sempre era dada à freguesia uma outra e original oportunidade de as Alcáçovas mostrarem os seus famosos chocalhos.

E eu que tão empenhado tenho andado em mostrar à minha Fatinha as belezas e as maravilhas do Alentejo, vi-me naturalmente compungido e comprometido, pelo que só me restou pegar nela e levá-la dali daquele pesadelo quanto mais depressa melhor, o que fiz enquanto fui rabujando e praguejando;

Perdoa-lhes Fatinha que não sabem o que fazem… Fazem uns belos chocalhos p’ra vacas, bestas, cavalgaduras, mas faltam-lhes polimento, etiqueta, modos, formação, educação, consideração pelos forasteiros e boas maneiras…