sábado, 9 de fevereiro de 2019

578 - MUNDO VIRTUAL, by Maria Luísa Baião * ...


Entrei apressada e com fome no restaurante. Escolhi uma mesa bem afastada do bulício, pois queria aproveitar os poucos minutos de que dispunha naquele dia atribulado, para comer e ler alguns mails que acumulara, além de pretender planear a minha próxima viagem de férias, coisa que há tempos ando para fazer. Pedi um filé de salmão com batatas a murro em molho de manteiga, uma salada e um sumo de laranja, afinal de contas fome é fome, mas regime é regime não é ? E dieta é dieta não ?

Abri o meu caderno de apontamentos e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:

- Tia, dá-me uns trocos ?

 - Não tenho, menino.

- Só uma moedinha para comprar um pão.

- Está bem, eu compro-te um pão.

Para variar as páginas de e-mails eram mais que muitas. Fico distraída lendo-as; poesias, fotos lindas, soltando gargalhadas com as piadas malucas. Ai aquelas imagens de Londres e boas lembranças de outros tempos e de outras viagens. Calhava bem ir até lá, não conheço.

- Tia, pede para colocarem margarina e queijo também.

Percebi que o menino tinha ficado ali.

- Ok. Vou pedir, mas depois deixa-me trabalhar, estou muito ocupada, está bem ?

Chega a minha refeição e juntamente com ela o meu constrangimento. Faço o pedido para o menino e o empregado pergunta-me se quero que mande o garoto embora. Os meus resquícios de consciência impedem-me de aprovar tal. Digo que está tudo bem. Que o deixe ficar. Que traga o pão e mais uma refeição decente para ele. Sentou-se então à minha frente e perguntou:

- Tia o que está fazendo ?

- Estou lendo uns e-mails.

             - O que são e-mails ?

 - São mensagens electrónicas mandadas por pessoas via Internet (sabia que ele não ia entender nada), mas, a título de livrar-me de maiores interrogatórios ainda acrescentei:

- É como se fosse uma carta, só que via Internet.

- Tia você tem Internet?

-Tenho sim, é essencial ao mundo de hoje.

- O que é Internet ? (volveu ele).

- É um meio através do computador, através do qual podemos ver, ler e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Há de tudo no mundo virtual.

- E o que é o virtual ?

Resolvo dar-lhe uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e me vai deixar em paz para comer a minha refeição sem culpas.

- Virtual é um local que imaginamos, algo em que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer e fazemos. Criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.

 – Boa tia, dessa Gostei !

- Menino, entendeste o que é o virtual ?

- Sim, também vivo nesse mundo virtual.

- Tu tens computador ?

- Não, mas o meu mundo também é desse jeito... Virtual. A minha mãe fica fora todo o dia, só chega muito tarde, quase não a vejo, eu fico cuidando do meu irmão pequeno que vive chorando de fome e eu dou-lhe água para ele pensar que é sopa, a minha irmã mais velha sai o dia todo, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, pois ela volta sempre com o mesmo corpo, o meu pai está na cadeia há muito tempo, mas sempre imagino a nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos, de natal, e eu indo ao colégio para um dia ser médico.

- Isso é virtual não é tia ?

Fechei o meu caderno e o portátil, não sem que antes as lágrimas caíssem sobre os papéis. Esperei que o menino terminasse de, literalmente "devorar" o prato dele, paguei a conta e dei-lhe o troco que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um:

- Obrigado tia você é boa pessoa !

Ali, naquela instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos !

Menino Chorando, pintura de Giovanni Bragolin, 1940


* By Maria Luísa Baião,‎ ‎escrita quarta-feira, ‎15‎ de ‎Março‎ de ‎2006, pelas ‏‎16:40h e provavelmente publicado no Diário do Sul, rubrica "KOTA DE MULHER" nos dias seguintes. A escrita deste texto foi motivada por troca de conversa cibernáutica 
com o meu amigo Carlos Magalhães.