segunda-feira, 4 de outubro de 2021

O CHEGA ACABOU, IMPLODIU, PIM PAM PUM !

             

  

      732 -   O CHEGA ACABOU, IMPLODIU, PIM PAM PUM ! 


Depois do grande trambolhão nas eleições autárquicas o Chega abriu a boca de espanto, bocejou, estendeu os braços e coçou o cocuruto. Num gesto muito seu levou quase uma semana nesta manobra, tudo ali se mexe muito devagar, tão devagar que nem há, nunca houve tempo para pensar. AV também não pensa e, por onde passa passa correndo, sem olhar, e sem ver.

 Há que fazer qualquer coisa lembraram-se então os experts de núcleos e núcleozinhos depois dos lagartos engolidos e de cuspirem as espinhas atravessadas na garganta. Muito antes, e olhando para aquele exército de maltrapilhos de espirito, já eu vaticinara o trambolhão. É ver os textos anteriores a este, cujos links para vossa satisfação e meu gáudio colocarei no final deste texto.

 Com a pressa de chegar alto o Chega caiu mesmo lá de cima mas não caiu em si, pau que nasce torto tarde ou nunca se endireita diz o bom povo, e com razão. Labregos de todo o tipo e lugar sem saber ler nem escrever, sem saber estar, estiveram há bem pouco no III Congresso e saíram de lá armados cavaleiros, perdão, cavalheiros, bolas, de novo perdão, nomeados conselheiros !  Com tropa daquela a gritar conselhos por todos os concelhos  a coisa vai mesmo dar para o torto.

 Estive por dentro do Chega, vi ouvi e li, pasmei como um partido, aliás o único de todos os nossos partidos que não cuidou do seu crescimento, aliás não cuidou do que quer que fosse. Bajular o mestre da seita, demonstrar a toda a hora e em qualquer lugar um seguidismo militante tornou-se a norma, e agora veio a ver-se que a norma não cabe no padrão. Um caso bicudo de estupidez voluntária nunca antes visto neste reino à beira mar plantado.




Surpreendentemente o Dr. AV veio agora demonstrar-nos e comprovar-nos ser um homem inexperiente e certamente um homem, se não cheio de insegurança, pelo menos cheíssimo de contradições. Em politica há que respeitar pelo menos os adversários (internos ainda por cima) pois este nunca será um pormenor de somenos importância mas do qual se esqueceu. É dos livros que ao diminuir esses adversários está a diminuir-se a si mesmo e à sua provavel vitória na disputa para a presidência do partido e à qual ele parece escusar submeter-se caso haja outros candidatos disputando o que parece pertencer-lhe por direito… Direito divino ?

Com a ameaça final de expulsão dos vencidos AV diz-nos claramente não ser somente um mau perdedor mas igualmente um politico intolerante, estando com esta sua atitude diminuindo tudo e todos no Chega. Para além da crítica/oposição interna ser saudável, quaisquer partidos devem fomentá-la e permitir que outras figuras se preparem, se qualifiquem e emirjam quando necessário p’ra dar continuidade ao projecto e o projecto é o partido, os seus estatutos, o seu objecto/objectivo, o povo, a nação. 

  Se AV fosse inteligente, ele e todos os que o assessoram, nesta fase conturbada de que ele e só ele é o culpado visível, deveriam resguardar a sua figura, pois gente com bom senso nunca acreditará que o culpado do estado a que chegou o CHEGA seja capaz de ser o seu redentor. Mais, deveria deixar a outrem a dura tarefa de “endireitar” o partido, de o reorganizar, livrando-se das dores que tal reforma sempre acarretará. Se fosse inteligente apareceria depois, nas próximas eleições, redimido, e não duvido que após a travessia do deserto apareceria impoluto aos olhos de muitos e eleito de novo o chefe vitorioso, clarividente e mobilizador que já foi em tempos…. Já foi, mas algo o cegou … já foi mas não é neste momento.

Se alguém espera que o Chega recupere do espalhanço o melhor é ir tirando o cavalinho da chuva. Já vimos como o chefe, intolerante e assoberbado pela dimensão que o descontrole atingiu, reagiu emocional e negativamente ao período que atravessa. Nestas ocasiões é que a razão e o cérebro, nosso, quero dizer dele, e dos assessores e conselheiros deveriam impor-se. Tristemente razão e cérebro parece ser coisa que ninguém por lá tem, ou tem mas muito atrofiado.


O grande problema do Chega é que se rodeou de tal modo de inúteis, incompetentes e incapazes que agora não há uma alminha que lhe possa deitar a mão … O primeiro link que vos deixo é respeitante ao arrebatador discurso do Dr. Rodrigo Alves Taxa, assessor do Chega nem sei para o quê, penso ser o Presidente do Conselho Nacional de Jurisdição e naturalmente membro que acima de tudo se deveria manter isento, pautando a sua acção e intervenção pela cordialidade, pelo consenso. imparcialidade e isenção, porém ao invés, e sobretudo sendo jurista, é de bradar aos céus pelo modo como descarrila…

Li o seu discurso e não pude deixar de pensar estar perante um perfeito idiota, ouvindo, digo lendo o discurso de um homem vil, mesquinho, seguidista, tachista, culambista, com medo de perder o lugar e, quem melhor o conheça não deixará de concordar, a julgar pelas suas atitudes e práticas, tratar-se de una persona falsa que nem uma cobra... 

Observem bem o discurso e as suas contradições, diz que não diz mas diz, diz que não faz mas faz, diz que sim, mas não... Fala em democracia mas todo o discurso é de intolerância... Com gente desta o CHEGA a ir a algum lado só irá para o fundo... Todo o capital politico e o carisma que AV trouxe para o Chega foi e está sendo delapidado pelas próprias estruturas, pelos próprios membros e militantes. AV só tem que se queixar de si mesmo, como diria António Variações foi um “Gelado de Verão” durou enquanto durou, até acabar lambido …

Desengane-se quem ainda esperar alguma coisa do Chega, o partido abrigou no seu seio gente de tal modo mal formada que não vejo por onde se lhe possa pegar para o resgatar do trambolhão que deu nas autárquicas, partiu as duas pernas, teima caminhar de joelhos, mas não irá longe, aliás quer-me parecer que nunca mais irá a lado algum, o seu ponto alto foi nas presidenciais, doravante e por culpa sua será sempre a descer…

R. I. P.